O setor de food service é um dos que mais sofreu com a pandemia do novo coronavírus. Bares, restaurantes e lanchonetes tiveram que fechar suas portas durante o período de isolamento social. Pouco a pouco, em alguns estados brasileiros, essa situação está mudando. Decretos já autorizam estabelecimentos a funcionarem, tomando medidas de segurança. Mas além dessas medidas, você sabia que há outros fatores que devem ser levados em consideração para que você tenha sucesso na reabertura de seu restaurante?
Então confira o que separamos para te ajudar.
Planejamento
Além das medidas de segurança, fazer um planejamento da retomada é fundamental:
- Gestão financeira
- Análise de concorrência
- Adaptação de menu pós pandemia
Ajustes Financeiros
A pandemia do novo coronavírus tem feito empreendedores repensarem suas prioridades e recalcular custos. Os cortes são importantes, mas eles precisam ser bem calculados e planejados, para não abrir mão de itens essenciais para a sobrevivência do negócio.
Para decidir o que pode ser cortado do seu orçamento, é essencial ter seus gastos organizados e registrados para uma avaliação mais precisa, além de saber calcular os custos mensais do negócio, pois isso permite realizar projeções e entender como cortar gastos menos importantes para manter uma boa operação.
Análise competitiva
Neste segundo passo, não se trata em copiar o que os concorrentes estão fazendo. Trata-se de ter uma ideia daquilo que outros restaurantes estão planejando e fazer diferente, inovar.
Logo, faça pesquisas em sites, revistas e jornais especializados e conheça as tendências ajustadas ao comportamento do consumidor de hoje.
Mesmo que sua cozinha seja exclusiva, é válido pesquisar os seus concorrentes e tirar ideias para se diferenciar e agradar o cliente.
Adaptação de menu
Identifique qual o prato mais vendido e aquele mais lucrativo. Além disso, saiba quais itens os clientes mais desejam e quais itens recebem mais reclamações. Faça também um bom gerenciamento do seu estoque e identifique produtos que estão saindo com maior e menor frequência.
Isso te guiará a tomar decisões inteligentes para satisfação do cliente, otimizar a eficiência operacional, e, é claro, a lucratividade.
Para adaptar o menu pós pandemia e atender a “nova normalidade” é preciso equilíbrio entre o velho e o novo.
Divulgação
O segundo fator para o sucesso na reabertura de seu restaurante é a divulgação da retomada.
A fim de atrair o cliente nesse processo, invista em divulgação nas redes sociais.
Em primeiro lugar, divulgue a retomada de seu restaurante, e como você está tomando todas as medidas de segurança.
Informe também seus novos horários de atendimento e as novas regras de funcionamento estabelecidas.
E não se esqueça de criar um conteúdo atrativo, mantendo suas páginas sempre atualizadas e com conteúdos novos. Sendo assim, tire fotos criativas de seus pratos e produtos. Mostre o que você tem a oferecer.
Além disso, mantenha um relacionamento virtual saudável com seus clientes, esteja sempre disposto a atender as dúvidas e mantenha-os informados sobre o funcionamento do restaurante.
Em um primeiro momento, você também pode investir em promoções em determinados dias da semana para incentivar ainda mais seu cliente a frequentar seu restaurante.
Cardápio Digital por QR Code
Para atender com segurança os clientes no estabelecimento, a melhor opção é o cardápio digital por QR Code. Com o próprio celular, o cliente faz a leitura do QR Code, que fica em um display na mesa, e terá acesso ao cardápio digital.
O Delivery Direto desenvolve aplicativo próprio de delivery e oferece para os donos de restaurante, a possibilidade de criação de um QR Code em sua plataforma, sem a necessidade de os clientes baixarem aplicativo para acessar o cardápio digital.
O cardápio digital é parte fundamental das adaptações que você precisa fazer para garantir a segurança de seus clientes na sua operação de salão no novo normal.
Continuar investindo no Delivery
O último fator para o sucesso na reabertura e um dos mais importantes é continuar investindo em seu delivery.
Mesmo com o seu restaurante reabrindo, o público terá de ser reduzido no salão e muitas pessoas ainda vão optar por ficar em casa, com receio do novo coronavírus.
Por isso, não deixe de lado seu serviço de delivery, só porque está reabrindo. Nesse momento, as vendas por delivery ainda serão maiores do que as presenciais do restaurante. O atendimento presencial não elimina o atendimento online! Pelo contrário, eles se complementam.
Por esse motivo, deixe claro que mesmo com a retomada, seu sistema de delivery continua.
Se seu estabelecimento ainda não possui uma operação de delivery eficiente, entre em contato com o Delivery Direto. Nós desenvolvemos aplicativo próprio de delivery totalmente personalizado para seu estabelecimento e sem comissões por pedido!
Tudo pronto para o sucesso na reabertura de seu restaurante?