Ter mais e mais pessoas comprando frequentemente no seu restaurante e ainda fazendo propaganda para os amigos é o cenário perfeito, não é mesmo? Para conseguir esse feito, muitos restaurantes têm implementado o programa de fidelidade de forma mais dinâmica e digital, a fim de fidelizar e atrair novos clientes.
No programa de fidelidade você oferece algum benefício para seu cliente, que pode ser uma sobremesa ou uma refeição extra, em troca da frequência de compra no seu estabelecimento.
Por exemplo: a cada 10 pizzas que são pedidas, a 11ª é por conta do seu restaurante.
Esse tipo de programa tem feito cada vez mais parte da vida dos brasileiros. De acordo com a ABEMF, o número de pessoas que aderiram aos programas de fidelidade saltou de 58,7 milhões em 2014 para 70,7 milhões em 2015.
Essa é a sua chance para também implementar a estratégia no seu restaurante e fidelizar os seus clientes.
Quer saber quais são as maiores vantagens de ter um programa de fidelidade? Então continue lendo:
1 – Aumentar a retenção do cliente
Fidelizar seu cliente significa que a compra dele será recorrente e se você tiver um produto de qualidade, uma boa mecânica de programa de fidelidade e uma recompensa que faça valer a pena, ele irá participar do programa.
O programa pode ser aplicado para os mais diversos tipos de clientes, desde os que já estão fidelizados, a fim de reforçar a ação e se manter presente na vida deles, até os que compram com menos frequência, para que eles passem a comprar mais vezes e se tornem clientes fiéis.
Quanto mais você fideliza novos clientes, melhor é para seu restaurante. Afinal, isso significa baixo investimento de publicidade para alto retorno financeiro.
2 – Promover seus produtos de forma que o cliente passe a experimentá-los
No programa é possível impulsionar a compra de lançamentos ou mesmo oferecê-los como recompensa.
Se você estiver lançando um novo sanduíche, você pode fazer o programa de fidelidade baseado na compra deste produto ou ofertá-lo como recompensa na compra de 5 cheeseburgers, por exemplo.
Mais pessoas conhecerão seu produto, alavancando assim as vendas desse item.
3 – Reduz a probabilidade de seu cliente comprar no concorrente
Se você estiver oferecendo alguma recompensa na compra de um produto de seu restaurante e a sua concorrência não, é muito provável que o consumidor compre no seu restaurante.
Com isso, você atrairá mais clientes que, além de se alimentarem com um produto de qualidade, serão premiados sempre que comprarem no seu restaurante.
4 – O consumidor gosta de ser recompensado
Recompensar seu cliente é uma forma de agradecer por ter optado a comprar no seu restaurante. As pessoas costumam ver com bons olhos este tipo de ação.
É importante que você escolha bem o tipo de premiação que vai dar ao seu cliente. Para isso, você precisa analisar o que o mercado tem feito e o que deu certo.
É necessário também ouvir seus clientes, entender o que eles gostariam de ganhar e cabe no seu orçamento.
Geralmente a premiação oferecida pelos restaurantes demanda um investimento baixo já que, via de regra, é produto do próprio estabelecimento, como bebidas, sobremesas ou refeições extra.
Por exemplo, se você vende comida chinesa, pode fazer com que seu cliente compre 5 vezes e, na 6ª, ganhe um yakissoba ou uma sobremesa especial.
Se a escolha não for vantajosa para o cliente, o programa de fidelidade pode não funcionar.
Presenteie, compense seu cliente de forma justa e seu programa de fidelidade será mais efetivo.
5 – Aumentar seu faturamento
Como a compra tende a ser recorrente, você deverá aumentar seu faturamento ou mantê-lo equilibrado. Os clientes farão compras rotineiramente em seu restaurante.
6 – Indicação de seu cliente fiel para seus amigos
Uma das maiores vantagens de se ter um programa de fidelidade é que a notícia se espalha.
Imagine só se ao comprar 4 pizzas, na 5ª você oferecer uma bebida grátis, enquanto no concorrente não há nenhuma recompensa.
Com certeza esse cliente vai optar pelo seu restaurante e vai espalhar para o familiar e para os amigos, dizendo que na 5ª pizza ele ganha um refrigerante.
Isso significa que mais clientes serão atraídos e, possivelmente, clientes fiéis, que serão recorrentes.
Esses são os melhores clientes que você pode ter porque, além de comprar, indicam o seu restaurante para amigos.
7 – Criar movimento mesmo em dias mais fracos
Dependendo da sua estratégia, você poderá movimentar dias mais fracos como segunda e terça-feira, incentivando o cliente a comprar mais por meio de um programa de fidelidade.
Por exemplo, você pode oferecer um prêmio que só pode ser consumido nos dias estratégicos. Com isso, acaba alavancando novas vendas nestes dias.
8 – Uma nova forma de fazer programa de fidelidade
É muito importante definir a mecânica, ou seja, a maneira que vai funcionar o seu programa de fidelidade.
É muito comum cartõezinhos serem distribuídos cada vez que o cliente faz uma compra. O grande problema é que, além de ser incômodo para o cliente ter que carregar dezenas de cartõezinhos com ele, ele pode perdê-los.
Hoje em dia, cada vez mais os programas de fidelidade vêm tornando-se digitais. Esta forma é muito melhor para ter o controle de quem é o seu cliente e o quanto ele é recorrente.
O Delivery Direto tem um módulo de programas de fidelidade, no qual você pode criar e gerenciar um programa com muita facilidade e praticidade.
O investimento em um programa de fidelidade não precisa ser alto e as vantagens são muitas.
Se seu restaurante ainda não faz algo para fidelizar seu cliente, chegou a hora de considerar essa estratégia para atrair consumidores fiéis.
Entre e contato com o Delivery Direto e revolucione a sua forma de fazer delivery.
Gostei da idéia e dicas
Que bom que você gostou, Clenilda!
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Abs.