Atualmente, 2 bilhões de usuários em todo o mundo usam o WhatsApp para troca de mensagens. Destes, 120 milhões são brasileiros. A média de uso diário é de mais de 4 horas e o Brasil já ocupa a 6ª posição mundial para a métrica, segundo a Global Digital Insights. Com o crescimento do delivery devido a pandemia, pedir comida por esse aplicativo se tornou algo cômodo e prático para os consumidores, já que é uma forma ágil de interagir com os estabelecimentos.
Entretanto, para o restaurante, esse processo de atendimento de clientes pelo Whatsapp pode não ser muito prático, principalmente nos horários de pico. Logo, para melhorar esse cenário e ainda aumentar as vendas do seu delivery, hoje vamos falar como automatizar os pedidos realizados pelo WhatsApp.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar vendas e manter o relacionamento com o público. Segundo um levantamento do mesmo, mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que ajuda na comunicação com os clientes e com o crescimento dos negócios.
O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui recursos que permitem a comunicação de forma mais efetiva. Com o WhatsApp Business você pode automatizar o processo do primeiro contato com as mensagens automáticas.
Algumas funcionalidades úteis para restaurantes são:
- Configurar horário de atendimento:
- Cadastro de contatos (e-mail, site, endereço)
- Respostas automáticas
- Mensagem de Ausência
- Mensagem de Saudação
- Respostas Rápidas
Assim, é possível deixar registrado informações padrões que solucionem dúvidas comuns dos clientes. Mas, mesmo assim, o Whatsapp Business isoladamente, não é o aplicativo ideal para pedidos delivery e pode deixar a desejar em diversos aspectos. Apesar da opção auxiliar na demanda de pedidos, ainda se torna necessário anotar tudo e repassar para a cozinha. Portanto, em horários de pico, isso pode significar:
- Muitas mensagens para responder;
- Erro na anotação de pedidos;
- Retrabalho;
- Funcionário sobrecarregado;
- Perda de pedidos;
- Clientes insatisfeitos com a demora;
- Prejuízo financeiro.
Os obstáculos envolvem o tempo que leva para finalizar um pedido, a quantidade e o risco de errar na hora de registrá-lo. Afinal, imagine uma única pessoa atendendo e tendo que registrar todos os pedidos em um horário de alta demanda!
Automatizando seus pedidos de delivery no WhatsApp
Lidar com pedidos de delivery pelo app de mensagens sem uma plataforma de delivery, acaba se tornando inviável! Por isso, o aplicativo próprio desenvolvido pelo Delivery Direto é a solução para receber pedidos. Com ele seu restaurante tem um site próprio para exibir o seu cardápio e vender online.
Seu cliente recebe uma mensagem automática com um link para acessar a loja do seu restaurante, escolhe os produtos, informa o endereço e a forma de pagamento e confirma. O pedido aparece instantaneamente na sua fila de pedidos e com um clique você já envia para produção. Sem fila de espera no atendimento, sem erros e sem perder vendas. Usando o Delivery Direto você desafoga o seu WhatsApp.
Benefícios do WhatsApp Automatizado + Delivery Direto
- Elimina erros e retrabalho;
- Reduz número de atendentes e custo operacional;
- Possibilita operar em grande escala suportando o crescimento da sua empresa, sem que o atendimento seja um gargalo;
- Aumento das vendas.
Benefícios de um site e aplicativo próprio de delivery
1- Além de não pagar taxas por venda e poder economizar até 30% em comissões, você conta com um meio de contato direto com o cliente. Isso facilita a comunicação e fortalece sua relação com ele.
2- É possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos. E é por isso que a fidelização é tão importante.
3- Autonomia: Você terá mais controle sobre o próprio negócio, já que não dependerá de terceiros para ter acesso a informações importantes que o auxiliam nas estratégias de vendas de seu delivery.
Agilizando os pedidos de delivery no WhatsApp
Agora que você já conhece as vantagens do WhatsApp Business e do Delivery Direto, veja como implementar essas ferramentas para aprimorar o seu atendimento.
1- Instale o Whatsapp Business
Para começar, instale o aplicativo pelo Google Play ou IOS. Depois de instalado, abra o aplicativo. Então, siga as instruções na tela para configurar seu número de telefone. Se você já estiver utilizando o WhatsApp ele irá sugerir a migração dos dados para o WhatsApp Business.
2- Tenha um aplicativo próprio de delivery
Entre em contato com nossos especialistas para ter seu site e aplicativo próprio de delivery!
3- Defina sua resposta automática
Abra o WhatsApp Business, toque no menu (no canto superior direito), vá em Configurações da Empresa e depois em Mensagem de Saudação.
Nessa tela, habilite a opção “Enviar Mensagem de Saudação” e escreva sua mensagem no campo. Por exemplo: “Olá! Bem-vindo ao Meu Restaurante! Para fazer o seu pedido, acesso o link: www.deliverydireto.com.br/meurestaurante”.
No final, toque em Salvar no canto superior direito. Depois disso, toda vez que o seu restaurante receber uma mensagem pelo WhatsApp, o cliente receberá uma resposta automática com o link para o seu site delivery. Instantaneamente e sem intervenção humana.
Conclusão
Vender pelo WhatsApp é uma obrigação no seu restaurante, combinando o uso do WhatsApp Business e o Delivery Direto, você consegue vender mais, com menos trabalho. Baixe o WhatsApp Business e tenha seu próprio site e aplicativo de delivery para aproveitar essa facilidade!