Por que ter um meio de contato direto com os clientes?

Uma das questões que envolvem o trabalho do aplicativo próprio de delivery é a importância de manter o contato com os clientes. Muitas vezes o dono de restaurante não entende qual é a relevância dessa ação e desperdiçam uma boa chance.

A ideia central aqui não é falar exatamente do contato em si, mas do essencial para que ele aconteça: o meio de contato com os clientes. Qual é o valor dele para os marketplaces? E mais ainda: o que você está perdendo? 

Isso não tem nada a ver com spam, mensagens desagradáveis, nem nada do tipo. Se seus clientes compram através do marketplace, as informações dele ficam muito longe de você. Isso quer dizer que se você não correr sozinho atrás deles, eles não serão seus clientes realmente.

O que significa ter um meio de contato com os clientes?

Sabe aquelas informações que seu cliente fornece na hora em que se cadastra para realizar a compra? Pois então, é isso que vai ter da um meio de contato com ele. É claro que você não vai usar informações confidenciais dos seus clientes de modo indevido. Você vai usar dados como e-mail e telefone, de uma maneira que será benéfica para seus clientes. 

Não há absolutamente nada de invasivo em usar os dados cadastrais fornecidos pelos clientes para trabalhar a fidelização deles. Eles forneceram as informações, e seu papel será oferecer-lhes boas condições.  E-mails e SMS são os principais canais usados pelos marketplaces para chamar os clientes para comprar.

Aproximação aparente

Tendo uma maneira de se aproximar diretamente dos clientes, você não fica refém de terceiros. Além disso, consegue ter mais controle sobre o alcance das suas ações e conhece melhor o perfil do seu público.

O relacionamento estabelecido pelo marketplace parece ser o suficiente, mas a realidade não é essa. O contato mantido com os clientes pelo marketplace não é assim tão efetivo. O que parece ser a única divulgação que o seu restaurante precisa, poderia ser trabalhado melhor com um contato direto.

A sensação de que há alguém fazendo o contato necessário com os clientes faz com que o restaurante se torne cada vez mais dependente. Você pode achar que é muito prático deixar  o contato nas mãos do marketplace. A questão, contudo, está na possibilidade de seu cliente decidir ir a um restaurante novo durante o caminho até o seu. 

Perda de oportunidades

Você sabia que 80% dos clientes escolhem um restaurante novo exclusivamente pela oferta de promoções? Dessa maneira, há grandes probabilidades de um cliente escolher um restaurante antes de chegar ao seu, devido a preços mais atraentes.

Assim, você está perdendo a chance de dar a oferta certa para o seu cliente e chamar a atenção dele. Ao falar diretamente com seus clientes, você os surpreende positivamente e cria ainda mais possibilidade de volta. 

É impossível nivelar as condições oferecidas aos clientes através das estratégias dos concorrentes. É importante que você tenha artifícios para gerar mais engajamento dos clientes e melhorar a conversão das suas ações.

Fidelização de longo prazo

Mesmo que seu cliente não use todas as oportunidades que você oferecer, apenas o contato terá grande valor no longo prazo. A fidelização dos clientes não vai acontecer sem um trabalho contínuo, sem um meio de contato direto com eles. O trabalho do restaurante não está exclusivamente em oferecer uma boa comida aos clientes, mas sim num conjunto de fatores, que os colocam em primeiro plano.

Conhecer seus clientes é a tarefa fundamental para ter boas estratégias de venda e, consequentemente, de fidelização. Sem um contato que seja direto, a eficiência será reduzida e seus clientes ficarão longe demais de você. Dependendo de ações feitas por marketplaces, os restaurante perdem o controle do trabalho com os clientes, que poderia ser muito mais eficiente e duradouro.

Muitos aspectos importantes ficam de lado quando não há uma preocupação com a forma com que o cliente é chamado para o restaurante. Você precisa de estratégias para levá-los a continuar comprando de você, não chamadas para seguidas compras pontuais.

No final, algo tão simples quanto enviar mensagens que tenham a ver com a necessidade particular do seu público será fundamental. Além de manter uma base de clientes mais extensa, que vai crescendo com o tempo, você trabalha a relação desses clientes com o seu negócio.

Estar no meio de diversos outros restaurantes contribui para que o cliente conheça seu nome, mas não trabalha para o seu sucesso a longo prazo. Por isso é essencial ter uma plataforma só sua, na qual estão os clientes que compram sempre de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *