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Canal próprio de delivery: 6 ferramentas para fidelizar clientes e aumentar a recorrência de pedidos

por Pedro Ewerton | abr 22, 2022 | Dicas para melhoria em delivery, Ferramentas do Delivery Direto | 2 Comentários

fidelizar canal proprio

Veja neste artigo como um canal próprio de delivery vai te ajudar a fidelizar clientes, aumentar a recorrência de pedidos e sua rentabilidade!

Por que a fidelização é importante

O desafio de manter o cliente satisfeito deve ser um dos objetivos principais dos restaurantes, já que segundo o especialista em Marketing e Administração Philip Kotler, o custo de aquisição de um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior do que manter clientes atuais. E ainda, segundo um estudo da Bain and Co., um aumento de 5% no indicador de retenção de clientes fidelizados, pode aumentar em 75% a rentabilidade do negócio!

Nos marketplaces, diversos estabelecimentos compartilham a mesma plataforma e os clientes podem navegar pelo cardápio de dezenas de restaurantes muito facilmente. Isso é bom na hora de obter um novo cliente, mas não para fidelizá-los.

Porém, com um canal próprio de delivery você conta com diversas ferramentas para fidelizar clientes e vender mais! Em média, 70% dos pedidos de delivery são de clientes recorrentes. Comece a fidelizá-los já! Confira a lista de ferramentas.

1-Programa de fidelidade

Essa estratégia é uma das mais simples e efetivas do mercado. Você deve oferecer um programa de fidelidade com um mecanismo que compute os pedidos realizados por seu cliente e que o reconheça por sua frequência de compra. O diferencial está nas ofertas e descontos que você pode oferecer no programa: percentual na próxima compra, pratos gratuitos ou sobremesa.

E com um canal próprio de delivery você não vai ter que usar cartões de papel com carimbos como forma de fidelização, o próprio sistema já conta com um programa de fidelidade automático!

2-Cupons de desconto personalizáveis

Os cupons de desconto estão entre as estratégias mais conhecidas para atrair novos clientes. Entretanto, eles também são capazes de atuar na fidelização, aumentando a recorrência e impactando diretamente no volume de vendas.

Com um canal próprio, você tem à disposição cupons de desconto personalizáveis, que podem ser porcentagem de desconto, frete grátis, aniversário e outros tipos. Os marketplaces, apesar de oferecerem cupons de desconto, são eles que decidem quando disponibilizar, você não tem total controle da ação como em um canal próprio. 

3-Base de dados: CRM 

O CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management, em português CRM quer dizer Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Trata-se de um software que auxilia os restaurantes a terem um completo cadastro de seus clientes, bem como opções de se relacionar com eles e assim aumentar as vendas. Através do CRM, você pode identificar quais clientes compram mais e são mais recorrentes, os que compram pouco, mas regularmente e os que compraram apenas uma vez. Com essas informações é possível planejar ações diferenciadas para cada público a fim de atraí-los e torná-los clientes fiéis.

Diferentemente dos marketplaces que não compartilham as informações dos seus clientes, com um canal próprio você tem acesso a tudo!

4-E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas pelos restaurantes para fidelizar clientes. O envio de e-mails constitui um meio de comunicação direto e coerente com sua base de clientes. Esta vantagem lhe permite criar mais afinidade, oferecer motivos para que continuem a gostar do seu estabelecimento e a pedir no seu delivery. Graças a esta ferramenta, é possível segmentar muito bem o seu público e criar a mensagem e conteúdo adaptados. Um cliente mantém-se fidelizado desde que lhe dê exatamente aquilo que ele deseja!

Se você vende somente por marketplaces, não tem acesso aos e-mails dos clientes e não pode usar esta eficiente estratégia na fidelização. Diferentemente de um canal próprio. 

5-SMS Marketing

O SMS marketing pode ser uma boa estratégia para fidelizar clientes de seu delivery e aumentar a lucratividade. Segundo dados da Sebrae, 98% dos SMS enviados costumam ser abertos, sendo que, em média, 65% destes a abertura é quase que instantânea. Os restaurantes podem aproveitar SMS´s para informar sobre novos pratos adicionados ao cardápio, avisar sobre promoções, praticar estratégias de marketing de relacionamento, enviar cupons de desconto e muito mais.

Com um canal próprio de delivery, você tem acesso ao número do celular do seu cliente e pode enviar mensagens diretamente para ele!

6-Pesquisa de Satisfação automática

No cometas estos errores al implementar programas de fidelizaciónOuvir as sugestões e críticas de seu cliente é uma ótima maneira de mostrar que você se importa com a opinião dele e que está disposto a melhorar sua operação ou produtos para agradá-lo ainda mais. É uma importante estratégia de fidelização e impacta diretamente nas suas vendas. 

E diferente da forma como os marketplaces medem a satisfação dos clientes dos restaurantes, com espaço para comentários públicos, com um canal próprio, o cliente recebe um e-mail com algumas perguntas chave para avaliar seu delivery. As respostas são armazenadas no painel administrativo para a sua análise de maneira privada, possibilitando coleta de feedbacks e pontos de melhoria, sem prejuízos à sua imagem. 

Conclusão

Fidelizar clientes é a melhor forma de aumentar a rentabilidade do seu delivery. E para isso, é importante contar com um canal próprio com ferramentas de fidelização. O Delivery Direto, líder de mercado desde 2016 no desenvolvimento de site e app próprio de delivery, conta com 2 planos com funcionalidades voltadas para a retenção de clientes:

a- Plano Profissional

  • Site próprio de delivery, otimizado para sua loja aparecer no topo das pesquisas Google;
  • Programa de Fidelidade;
  • Cupons personalizáveis;
  • Campanhas de e-mail e sms marketing.

b- Plano Vip

  • Site e app próprio, para Android e IOS;
  • Programa de Fidelidade;
  • Cupons personalizáveis;
  • Campanhas de e-mail e sms marketing;
  • CRM completo;
  • Notificações Push;
  • Pesquisa de Satisfação.

Entenda qual plano se encaixa melhor no seu negócio e comece a fidelizar clientes agora mesmo através do seu canal próprio de delivery! Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

 

2 Comentários

  1. Andre
    Andre no 03/06/2022 a partir do 11:12 am

    Bom dia ! Gostaria de saber mais informações sobre o cardápio digital

    Responder
    • Fernanda Velloso
      Fernanda Velloso no 20/06/2022 a partir do 1:36 pm

      Ola Andre tudo bem? Para saber mais e solicitar contato com nossos especialistas é só clicar em https://bit.ly/39re8gl

      Responder

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