O início do ano tem grande potencial para ser uma época de boas oportunidades para aumentar as vendas do restaurante. O período de férias é uma chance perfeita para explorar as possibilidades de divulgação do seu negócio. Nesse sentido, ter ferramentas para facilitar a sua operação, como um app próprio, é uma ótima ideia.
É muito importante ter em mente a necessidade de criar alternativas para já começar o ano captando mais clientes. E também não se pode esquecer da importância de uma estratégia eficiente para fazer os clientes novos aproveitarem esse momento para consumir.
As férias dos clientes são o momento perfeito para realizar boas ações de divulgação e incentivo para o consumo. Eles certamente vão começar o ano querendo comer fora de casa, sem se preocupar em cozinhar. Além disso, muitos deles veem essa época como uma desculpa perfeita para gastar um pouco mais com comida.
Vamos, então, falar aqui de algumas estratégias ligadas ao app próprio que podem ajudar a aumentar as vendas do restaurante. São possibilidades oferecidas pela ferramenta, que podem ser ajustadas e potencializadas pela necessidade de cada negócio.
Notificações por push
É uma ótima ideia aproveitar o tema de início de ano para atrair os clientes para comprar de você. Isso fica mais fácil se você tem a possibilidade de usar notificações por push para chamar a atenção deles. Devido à agitação de início de ano, o investimento no serviço de delivery pode trazer muitos benefícios para o seu restaurante.
Faça a divulgação do seu delivery para aqueles que já são seus clientes. Eles podem estar indecisos em relação ao restaurante do qual vão comprar. Se você chegar desejando um feliz ano novo, já terão um motivo a mais para pedir do seu restaurante.
Ganhe a confiança deles pela atenção e pelo bom serviço. Quando você os chama para pedir no delivery através do app próprio, pode dedicar mais tempo para a qualidade do seu produto e atendimento. Sem precisar despender tanto tempo e trabalho para receber os pedidos, você pode focar mais na agilidade da sua produção.
Semanas especiais
Faça com que as primeiras semanas do ano sejam muito especiais para os seus clientes. Crie um cardápio de verão, por exemplo, ou coloque preços especiais em pratos específicos. Eles vão gostar da possibilidade de ter algo diferente durante um período pré-determinado.
Aproveite também esse momento para oferecer brindes que tenham tudo a ver com o perfil dos seus clientes e com as promoções da época. Uma boa estratégia é dar opções de brindes dentre os quais os clientes possam escolher. Isso mostrará como eles são realmente importantes para a sua marca.
Dessa forma você está criando uma conexão mais forte entre o cliente e o seu restaurante. Esse é um bom momento para fixar o nome da sua empresa e o bom serviço dela na cabeça do seu cliente. Isso contribuirá para o fortalecimento de um relacionamento que durará o ano inteiro. Por isso você deve apostar em estratégias que vão além da expectativa do cliente. Faça algo diferente, prestando atenção no que falta para a concorrência e chamando a atenção dos clientes.
Aposte na recorrência
E por falar em durabilidade do relacionamento com o cliente, por que não iniciar ações que pressuponham a volta dele? Algo que pode ser interessante nesse sentido é a criação de promoções como os descontos progressivos. A ideia aqui é incentivar os clientes a continuarem voltando pelo aumento do desconto a cada nova compra. Isso certamente vai aumentar as vendas do restaurante no longo e curto prazos.
Essa promoção se assemelha um pouco àquela que tem como ponto de partida o aumento de desconto dependendo do valor gasto na compra. Mas se o seu objetivo é apostar na recorrência dos clientes, é bom avaliar qual é o principal objetivo da sua estratégia. O desconto baseado no valor da compra aumentará seu ticket médio, enquanto aquele que parte da volta do cliente vai aumentar a recorrência do seu cliente.
Explorar o potencial dos programas de fidelidade é uma ótima alternativa para o seu negócio. Se os clientes estiverem dispostos a comprar do seu restaurante várias vezes seguidas, é uma boa chance de melhorar as circunstâncias para que ele o continue fazendo. Um programa de fidelidade tem o potencial de dar início a uma série de compras, que podem seguir durante o ano todo. E a facilidade do app próprio para o gerenciamento dele é um aspecto muito importante.
Conclusão
Não há estratégias certas ou erradas para cada época do ano; o que importa é entender o ânimo dos clientes e usar isso a seu favor para aumentar as vendas do restaurante. Chamar a atenção dos consumidores e dar incetivos especiais sempre é uma tática interessante para vender mais e conquistar bons clientes.