Você já pensou na importância de ver a chamada Geração Z como um público em potencial? Essa geração, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, tem ganhado espaço crescente no consumo de bens. A cada ano esses jovens aumentam seu poder aquisitivo, e com isso é necessário vê-los como grupo consumidor em potencial.
Saber o que funciona para atrair esse público, portanto, é uma ação importante para suas estratégias. Essa é uma preocupação relevante, já que pode ter efeitos na atração de um grupo consumidor valioso para o seu negócio. As preferências da Geração Z são diferentes em muitos aspectos em relação às das gerações anteriores. Essas diferenças vão desde o produto até o tipo de serviço que buscam.
Assim como as tendências de mercado devem ser levada em consideração na hora de melhorar o atendimento no seu negócio, as mudanças relacionadas ao público também são de grande importância. Para te ajudar a ter mais clareza em relação a isso, vamos te mostrar algumas coisas que as gerações mais novas buscam quando consomem.
Perfil de consumo da Geração Z
A Geração Z consome esperando baseado rapidez e preços acessíveis. Também é importante pensar que os jovens dessa faixa etária estão começando a se preocupar com uma alimentação mais saudável e diversificada, tendo interesse em pagar a mais para ter certeza de que estão tendo uma alimentação balanceada.
É comum que eles tenham interesse em consumir alimentos variados, dentro de um planejamento. Os jovens de hoje se mostram abertos para o engajamento através das mídias sociais e pelo relacionamento próximo com as marcas. Por isso, é também fundamental que você preste bastante atenção aos serviços prestados.
Os consumidores da Geração Z têm grande preocupação com o atendimento e com os aspectos gerais dos serviços prestados. Eles querem estar ligados a empresas que sabem por que trabalham, com marcas com as quais possam se identificar.
As gerações mais novas gostam de experimentar comidas novas – e fazem isso de modo consciente. Isso quer dizer que elas gostam de buscar por opções novas de modo ativo, inclusive planejando suas refeições com certa frequência. Isso é um ponto que pode ser visto como positivo, já que torna o público mais aberto a conhecer novos restaurantes.
Preços acessíveis
Muitas empresas novas se posicionam no mercado com o propósito de oferecer oportunidades acessíveis aos seus clientes. As gerações mais novas gostam de buscar sempre por bons negócios. Procuram por produtos de boa qualidade, com preços acessíveis.
O que se nota claramente é a flexibilidade no consumo, visando a condições mais vantajosas. No caso do consumo em restaurantes, por exemplo, nota-se como o público mais jovem está disposto a comprar em horários e por meios alternativos se houver alguma vantagem econômica.
Assim sendo, nota-se como eles se interessam por promoções. Então aproveite para oferecer as boas oportunidades do seu restaurante para eles. Associe suas promoções a eventos do dia a dia, de modo que seus clientes se conectem mais com elas. Isso ainda vai oferecer um potencial maior de compartilhamento com os amigos.
Divulgação – use as redes sociais!
Também a forma de chamar a atenção das novas gerações deve ser repensado. A maioria dos clientes mais jovens está conectada às redes sociais. Por isso, é fundamental que a sua marca saiba onde procurá-los e como criar oportunidades para ter um bom relacionamento com eles. Tenha em mente o fato de que as redes sociais favoritas deles na maioria das vezes são diferentes das de um público mais velho.
Aspectos como a dificuldade de manter a atenção da Geração Z devem ser levados em consideração ao criar ações de impacto para esses potenciais clientes. A geração mais nova quer conteúdo visual, que gere um engajamento rápido e instantâneo.
Um ponto muito positivo da Geração Z para o seu restaurante é a disponibilidade para defender as marcas de que gostam. Isso te dá uma boa margem para trabalhar com o marketing de indicação na sua empresa. É uma boa ideia apostar em ações que incentivem seus clientes a divulgarem sua marca por você.
Hoje em dia a indicação de um amigo tem valor mais forte do que já tinha antes. A defesa de uma marca pelos consumidores carrega uma ideia de espontaneidade e atribui muito mais valor a ela. Pode ter certeza de que essa estratégia trará bons resultados!
Conclusão
A chave para chamar a atenção da Geração Z e fazê-la ir até o seu restaurante é saber como ela cria interesse pelas marcas em geral. Por isso, aposte numa interação mais espontânea, que faça esse público ter uma relação um pouco mais íntima com a sua marca. A atenção a esses aspectos certamente terá efeitos positivos para o seu restaurante.