A Confeitaria da Luana, especializada em uma grande variedade de doces personalizados para eventos sociais e corporativos, começou sua história com cupcakes, lá em 2007. O que eram apenas 4 encomendas por mês em 2008, viraram 4 a cada 4 minutos. Hoje são centenas de doces produzidos todos os dias. Conheça a história desta confeitaria de sucesso!
A História
Luana Davidsohn – fundadora da Confeitaria da Luana – cansada do mundo corporativo, decidiu que era hora de tentar algo novo. Por isso, entre 2006 e 2007, realizou cursos de culinária, panificação e confeitaria na Itália, EUA e França.
De volta a São Paulo, os primeiros cupcakes saíram do forno em 2007 em sua própria casa. Com o crescimento do negócio, surgiu a necessidade de ir para um lugar maior.
Em 2010, Luana alugou um imóvel na região de Pinheiros (São Paulo), com cozinha e um espaço para a loja na parte da frente.
Enxergando potencial na confeitaria, suas filhas se juntaram ao negócio. Marina, que trabalhava em uma agência de publicidade, ficou responsável pela divulgação. Julia, que já tinha feito cursos de culinária, ajudou a mãe na produção.
O negócio começou a atrair cada vez mais clientes e a família, percebendo a necessidade de aumentar a variedade de produtos, começou a fabricar bolos, brownies e cheesecakes, mas com uma proposta mais temática e criativa.
O sucesso foi tanto que a Confeitaria da Luana chegou a ter duas lojas em shoppings centers e em 2020 se mudou para uma fábrica com muito mais espaço – cerca de 350m² – ainda em Pinheiros.
A Pandemia e o impacto no negócio
A Confeitaria da Luana já fazia delivery, desde 2017, através de marketplaces. Mas em 2020, com a pandemia, tudo mudou.
“Ela afetou a gente drasticamente. Fazíamos doces e bolos para festas e eventos, estávamos com várias encomendas até dia 17 de março, e do dia para a noite, todo mundo pediu o dinheiro de volta, adiou encomendas ou parou de fazer novos pedidos. Um negócio que estava super dinâmico, simplesmente parou”, conta Marina.
Após 2 semanas de reflexão, Marina enxergou na comemoração da Páscoa, uma oportunidade para seguirem em frente.
“Fomos para a fábrica eu, minha irmã e três funcionários que vieram de carro e conseguimos fazer uma Páscoa gigantesca com muitas entregas.”
No período da pandemia, a reinvenção foi a palavra escolhida de acordo com Marina.
“Tivemos que nos reinventar. Como os eventos e festas pararam, começamos a fazer duas coisas. Uma era o delivery, que cresceu absurdamente, e outra era produzir para empresas que queriam entregar presentes nas casas dos funcionários, uma coisa que não existia antes.”
A decisão de usar uma plataforma própria de delivery
Percebendo que estavam perdendo muito tempo com atendimento, Marina foi atrás de uma plataforma própria de delivery.
“Estava procurando uma plataforma própria para agilizar meu atendimento. Eu via que tinha clientes que pediam sempre a mesma coisa, ligavam pedindo o mesmo produto, ou seja, pedidos muito fáceis de fazer e a gente estava perdendo tempo com uma equipe de atendimento para falar com essas pessoas, que poderiam comprar diretamente na loja online.”
Depois de algumas pesquisas, Marina encontrou o Delivery Direto e iniciou com sua plataforma própria em abril de 2020.
“Eu já estava de olho no Delivery Direto há algum tempo. Vi algumas outras plataformas antes, mas nenhuma delas me parecia muito confiável. Senti que o Delivery Direto tinha uma plataforma mais robusta, mais confiável, a que tinha melhores relatórios e com uma estrutura fácil de cadastro de produtos. Dia 28 de abril a Confeitaria da Luana já estava com a loja online funcionando. Foi super rápido, uma decisão muito boa. A parceria com o Delivery Direto para mim, é a melhor que pode ter, funciona tudo super bem.”
A migração dos clientes para a plataforma própria
Acostumados a receber pedidos por telefone, WhatsApp e marketplaces, Marina explica como foi a migração dos clientes da Confeitaria da Luana para a plataforma própria da marca:
“ A migração foi muito natural e simples, não tive trabalho nenhum de explicar. Isso que faz uma boa plataforma, a migração é rápida. A pessoa entende rápido, vê que funciona, já enxerga o que quer comprar, é fácil dela comprar. Então quando funciona tudo sempre fácil, o cliente migra rápido. É só indicar a plataforma pra eles e eles não tem dificuldade nenhuma.”
As funcionalidades da plataforma própria que impactaram nos resultados
Com mais de R$370 mil em faturamento e uma economia de quase R$19 mil em comissões de marketplaces, desde que iniciou com o Delivery Direto, Marina cita as principais funcionalidades da plataforma própria que impactaram neste incrível resultado:
“Eu gosto bastante da pesquisa de satisfação automática, a possibilidade rápida da geração de cupom personalizado, ter o domínio próprio e acho que a parte de cadastro de produtos e variações é muito prática e fácil. Também gosto da plataforma ser responsiva para celular, funciona super bem e a geração de link da loja para eu poder mandar para os meus clientes que pedem pelo WhatsApp, agiliza muito pra gente.”
A mensagem
Marina, além de sócia da Confeitaria da Luana, também oferece mentoria, junto de sua irmã Júlia, para confeitarias e docerias – o Ideia Confeitarias de Sucesso – e aproveita para deixar um recado para quem está começando:
“Todo mundo começa pequeno e pode chegar aonde deseja chegar. Fique muito atento ao encontro entre os doces que você deseja produzir e aquilo que o cliente quer comprar. Quem encontra essa boa mistura, vai longe!”.
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. Nossa plataforma é focada em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente. Atendemos qualquer tipo e tamanho de restaurante. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos planos.