Como abrir franquia de restaurante com sucesso

Como abrir franquia de restaurante com sucesso

Abrir franquia de restaurante requer planejamento, dedicação e paciência. É uma ação extremamente recomendada para estabelecimentos que estão crescendo no mercado, e você não pode ficar fora dessa.

Mas o que seria uma franquia? A resposta é simples: ao abrir franquia de restaurante, você concede o direito de comercializar um produto a outro dono, o franqueado.

Dessa maneira, você não precisa arcar com todas as responsabilidades da marca. As tarefas podem ser divididas e o mercado pode entrar em expansão de maneira mais rápida.

Pelo que mostramos, você já entendeu que ter uma franquia do seu restaurante é vantajoso. Aqui no Delivery Direto, você aprende tudo sobre o processo para abertura. Tire suas dúvidas com as nossas dicas.

Estruture o negócio

Para começar a abrir franquia de restaurante, você deve estruturar o negócio. Dessa maneira, você evita alguns erros comuns mais adiante.

Pense em uma franquia como um produto de alto valor de sua empresa. Você precisa fazer a apresentação desse elemento ao cliente antes de começar a vender.

Um bom ponto de início é a apresentação da missão do novo estabelecimento: em quais pilares o seu restaurante está fundado? Quais deles você gostaria de manter na franquia? Quais são os objetivos da abertura?

Não se esqueça de contar mais sobre o estabelecimento original de sua marca. E lembre-se de que para abrir uma franquia de restaurante, é essencial ter o negócio pioneiro em excelente estado.

Escreva um contrato

Depois de fazer essa breve apresentação, você deve formalizar todo o acordo com o franqueado. Essa etapa é obrigatória para não gerar desentendimentos com a lei.

Nesse contrato inicial, você deve detalhar todos os elementos constituintes da sua marca. A situação financeira e a situação legal do seu restaurante são essenciais.

Não se esqueça de mencionar os requisitos para ser um franqueado. Se a sua marca ainda está se estabelecendo no mercado, você pode precisar de alguns investimentos extras na franquia. O comprador deve concordar com o gasto antes de continuar.

A área de comércio vai demandar alguns detalhes mais específicos para a criação de um contrato. Geralmente, eles não são muito complicados, mas em caso de dúvidas é sempre interessante trabalhar com um profissional.

Elabore um treinamento

Você pode até apresentar o seu negócio por completo, mas abrir franquia de restaurante é uma atividade que requer prática. Afinal, o seu franqueado não tem como saber o modo de trabalhar do seu estabelecimento apenas pelo contrato.

Para começar, você pode auxiliar no fechamento de um local para estabelecer a franquia. Depois dessa etapa, é interessante utilizar um treinamento para gerenciar o restaurante.

Na realidade, você vai decidir as prioridades da franquia em termos de treinamento. Ficou confuso? Nos acompanhe abaixo.

Vamos fazer um exercício de imaginação: digamos que o seu restaurante inicial é famoso por fazer a comida de maneira rápida. Ninguém precisa esperar, e os clientes geralmente estão com pressa. Essa é uma marca que não pode ser perdida na franquia.

Nesse caso, você precisará de um treinamento de rapidez e agilidade na manipulação dos alimentos. Assim, você consegue abrir franquia de restaurante com mais resultados.

Venda a sua franquia

Você já elaborou um contrato e um treinamento e já estruturou a sua franquia ideal. Agora, chegou a hora de vender o seu produto e a sua marca. E isso não acontecerá sem alguns esforços.

Você deve começar a abrir franquia de restaurante com um anúncio. Ele pode ser feito por uma campanha física ou online. Basta procurar pela sua demanda e achar o melhor canal de comunicação com o público.

Pense que todo empreendedor precisa começar a procurar um negócio para aplicar o seu dinheiro. Por isso, é normal entrar em contato com muitas possibilidades ao elaborar um bom anúncio.

Não se esqueça de pensar em uma campanha de sucesso. Você precisa trabalhar na venda de uma franquia como trabalha na venda de produtos em geral. Isso significa que combater a concorrência é uma grande necessidade.

Dica extra: por que não usar softwares?

Se você está com dificuldades em achar um franqueado de qualidade, pode tentar usar um software em sua oferta. Esse é um serviço oferecido por uma parcela crescente dos negócios.

Digamos que o seu restaurante original tem um serviço de delivery. Você pode elaborar uma plataforma para ser vendida com a franquia de forma exclusiva. Para se dar bem nessa tarefa, não deixe de checar o site do Delivery Direto. Aqui, nós criamos uma plataforma completa com a sua cara!

E aí, achou mais fácil abrir franquia de restaurante? Já possui alguma franquia de sucesso? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *