Como conseguir mais e-mails para seu restaurante

Como conseguir mais e-mails para seu restaurante

Você pode achar que o e-mail está morrendo. Porém, a grande verdade é que a maioria das pessoas ainda os abre diariamente. Por isso conseguir mais e-mails é essencial.

Isso é o que diz uma pesquisa da Mckinsey & Company, que descobriu uma taxa de 91% relativa ao número de norte-americanos usando a ferramenta. No Brasil, não é diferente e é por isso que seu restaurante deve estar atento a essas estratégias de marketing.

Se você não sabe como utilizá-las corretamente, não se desespere. Separamos ideias essenciais para conseguir mais e-mails e desenvolver a divulgação de seu estabelecimento.

Trabalhe com o acesso ao Wi-Fi

Com o crescimento da utilização de smartphones, grande parte dos consumidores chega ao restaurante e pergunta pela senha do Wi-Fi. Ter um acesso remoto gratuito é importante e dá ao local uma boa credibilidade.

Entretanto, você não precisa oferecer esse serviço sem nada em troca. Por que não colocar uma página de acesso pedindo dados do cliente? Essa já é uma atividade comum, que vai te ajudar a conseguir mais e-mails para montar listas.

O diferencial está no tipo de informação requisitada. Já que o foco aqui é conseguir mais e-mail, peça exatamente esse endereço eletrônico na hora de liberar o acesso.

Com os e-mails em mãos, você poderá mandar promoções, propagandas de novos pratos e até possibilidade de descontos. Por meio do app do Delivery Direto, você pode mandar propagandas automáticas por e-mail ou por notificações de celular.

Utilize os pop-ups para conseguir mais e-mails

Uma boa ideia é utilizar os mecanismos de marketing dentro do site de seu delivery. A melhor maneira de fazer isso é exatamente por meio desses anúncios pop-up, aqueles que abrem quando o cliente está prestes a sair da página.

Mas o que colocar nessa janela? Você pode, por exemplo, requisitar o e-mail em troca de um cupom de promoção ou um desconto na próxima entrega. Essa oferta é tida como um incentivo para o consumidor.

Lembre-se de que você deve investir em ofertas e recompensas que não geram muitas despesas. Se você for dar um jantar grátis para cada endereço eletrônico, seu restaurante sentirá o desequilíbrio financeiro.

Requisite formulários de inscrição

O cliente que vai fazer pedidos online em seu restaurante deve preencher um formulário básico com dados, como o endereço de entrega e as opções escolhidas. Uma boa estratégia é acrescentar o endereço de e-mail nessa página para conseguir mais contatos.

Essa é uma ideia que costuma funcionar, uma vez que o cliente precisa preencher esse campo antes de prosseguir com o pedido. Uma grande vantagem desse método é a economia: você não precisará conceder descontos nos pratos.

Use as redes sociais

A maioria dos clientes utiliza as redes sociais diariamente. Se você já possui uma página no Facebook, por exemplo, sabe que a divulgação nessa plataforma gera ótimos resultados. Por isso, não perca tempo para conseguir mais e-mails nesses ambientes.

São diversos os modos de fazer isso. Você pode utilizar os serviços de integração de e-mail que já estão nas redes, como é o caso do Facebook, ou promover a participação em uma lista.

Note que, nesse último caso, é necessário convencer o cliente das vantagens de passar o endereço eletrônico. A utilização de call-to-action nas postagens é muito importante nesse processo.

Aproveite para ver algumas dicas nossas sobre o Facebook Ads.

Ofereça outros incentivos

Você deve ter notado que para conseguir mais e-mails, quase sempre é necessário dar incentivos ao consumidor. Por isso, vamos te dar algumas ideias extras que podem ser integradas às demais dicas e trocadas por esses e-mails.

  • Ofereça cupons cumulativos, que dão descontos depois de algumas idas ao restaurante
  • Ofereça uma pequena sobremesa junto ao delivery
  • Ofereça informações de eventos exclusivos
  • Ofereça uma receita do chef
  • Ofereça descontos em aulas e cursos de culinária

Não se esqueça de escolher uma boa ferramenta para gerenciar todos esses métodos de divulgação. O Delivery Direto para pedidos online já tem um CRM embutido com todas informações do cliente. Isso facilitará e tornará mais rápida a busca de e-mails.

Você tem alguma ideia que não foi falada? Escreva nos comentários abaixo! Não se esqueça de passar essas dicas a colegas e amigos por nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *