Dicas de como contratar um chef para meu delivery

Dicas de como contratar um chef para meu delivery

Para quem tem um restaurante, uma das coisas mais importantes é a equipe de trabalho. Se você não souber como contratar um chef, os pratos podem nunca satisfazer os clientes a ponto de recomendarem o estabelecimento.

Um chef com experiência e comprometimento pode bolar novas receitas, aumentar os lucros do restaurante e até tomar decisões de mercado compatíveis com as suas demandas.

Muitas pessoas não sabem como contratar um chef, e isso fica ainda mais evidente nos serviços de delivery. Quando se trata de entregas, você não deve pensar apenas na preparação do prato. Existem uma etapa de transporte que é essencial.

Aqui, nós vamos te ensinar tudo que você precisa saber para nunca errar na contratação. Fique com nossas dicas.

Entenda a demanda dos seus clientes  

Cada estabelecimento possui necessidades únicas, controladas pelas demandas de clientes.

Você precisa de um chef que inove nos pratos, ou que apenas sigas as receitas padrão? O processo precisa ser mais rápido ou mais elaborado? Pense nesse tipo de questão quando for decidir.

Depois, você deve analisar com cuidado o currículo e a experiência profissional dos candidatos, para escolher um chef que proporcione segurança ao estabelecimento.

Considere o ramo do seu negócio

Existem muitas diferenças, principalmente quando tratamos de serviços de delivery entre um restaurante japonês e uma pizzaria, por exemplo.

Por isso, saber como contratar um chef depende muito dos pratos que você comercializa. Se o seu delivery for de sushi, a procura deve ser por um sushiman com experiência.

Ele ainda deve saber qual embalagem utilizar no caso dos temakis, que podem ficar com a alga murcha se ficarem por muito tempo em locais impróprios. Esse é um exemplo de habilidades que apenas um profissional de qualidade possui.

No caso de uma pizzaria, você precisará de um pizzaiolo que consiga trabalhar com agilidade, uma vez que as demandas desse serviço de delivery são maiores.

Da mesma forma que no ramo anterior, saber embalar o prato direito pode evitar que a pizza esfrie ou endureça.  

Se você for dono de um restaurante de comida saudável, alguns detalhes, como contratar um chef, merecem maior atenção.

Você deve analisar a necessidade de receitas especiais para o público vegetariano ou para quem tem uma dieta restrita. Uma boa dica é contratar também um nutricionista que acompanhe o chef nas idealizações dos pratos .

Atenção às habilidades adicionais dos seus candidatos

Entender como contratar um chef vai além de considerar as habilidades na cozinha, que claramente todos os candidatos devem possuir. Veja a seguir algumas qualidades valorizadas:

  • Temperamento calmo: isso pode ajudar nos momentos em que receitas dão errado e todos estão nervosos. O chef deve se manter calmo e planejar uma saída adequada.
  • Habilidades com computação: elas permitem que seu chef realize várias outras tarefas. Cálculos de gastos de ingredientes, tabelas de consumo de pratos ou medições de taxas de lucros são apenas algumas delas.
  • Vontade de inovar: ter um chef criativo que realize receitas nunca vistas ou adicionar um toque especial no prato são traços importantes na hora de tomar decisões como contratar um chef. 
  • Entendimentos de marketing: essa é uma habilidade menos procurada, mas ela pode te ajudar. Contratar um chefe com estas noções pode facilitar a produção de campanhas criativas e inteligentes, ele direcionará a produção de pratos pensando em possíveis conteúdos que ajudem sua estratégia de marketing.

Saiba onde procurar

Qual a melhor maneira de achar um candidato que possui essas qualificações e que se encaixe nos padrões do seu restaurante? Essa com certeza não é uma tarefa fácil.

Você deve procurar principalmente em agências especializadas nesse tipo de serviço. Como alternativa, considere colocar alguns anúncios em sites de recrutamento, eles são mais seguros e mais direcionados para o perfil que você procura. 

Já sabe como contratar um chef quando precisar? Onde você costuma procurar candidatos? Nos conte sua experiência aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *