Como criar um cupom de desconto de sucesso

Como criar um cupom de desconto de sucesso

Criar um cupom de desconto de sucesso é o sonho de todo dono de restaurante. Afinal, é assim que ele aumenta a recorrência de clientes e fideliza novos consumidores.

Se você quer se dar bem nessa tarefa, precisa saber alguns passos básicos. Assim, você pode fazer um cupom de qualidade e melhorar o acesso do seu público.

Vamos ver como fazer cupom de desconto de sucesso? Acompanhe nosso guia a seguir e tire todas as suas dúvidas!

1. Escolha uma plataforma

 

 

Nosso primeiro passo para fazer um cupom de desconto de sucesso é encontrar uma plataforma adequada. Você não precisa fazer o seu cupom manualmente.

É mais fácil encontrar uma boa opção de design para te ajudar! Existem várias delas no mercado. Você pode, por exemplo, usar o site Canva, um excelente candidato para trabalhos com design. A interface é intuitiva e você fará um trabalho profissional sem muitos entendimentos técnicos.  

Você ainda pode tentar acessar o site VTEX, uma plataforma de descontos, cupons e cobrança de taxas em geral. Se você prefere começar com algo mais básico, sem muitas inovações no design, é interessante conhecer essa opção.

2. Pesquise o cliente

 

 

Para saber como fazer o seu cupom de desconto de sucesso, você deve pesquisar sobre o seu cliente.  É interessante destacar gostos, plataformas mais acessadas, tendências de pesquisa, entre outros dados.

Tudo pode servir para criar o cupom correto. Se o seu cliente acessa muito o Facebook, você pode criar um cupom para ser lançado na plataforma. Se você identificar uma demanda maior no restaurante físico, terá que arcar com custos de impressão. Para saber mais sobre esses detalhes, você deve fazer a pesquisa integral.

Mas por onde começar? Comece fazendo a seguinte pergunta: qual o tipo de cupom que eu devo escolher? Como será o desconto concedido? Aqui no Delivery Direto, temos diversas opções.

Você pode escolher por conceder cortesias após certo número de compras, pode dar descontos genéricos ou individuais ou por valores fixos ou porcentagens. Nossa plataforma está cheia de oportunidades!

3. Faça um plano de cupons

 

 

Fazer um plano para os seus cupons pode ser uma tarefa complicada para quem não tem experiência no assunto. Agora que você já escolheu o tipo e a plataforma de divulgação do desconto, basta organizar tudo.

Muitas pessoas pensam que um plano deve ser detalhado ao máximo. Elas estão certas! Quanto mais você detalhar o seu plano para cupons, melhor o resultado final.

Mas cuidado, pois existem coisas que você não pode prever. Não adianta, por exemplo, colocar uma estratégia como mais lucrativa, se você ainda não realizou testes. É claro que você terá um carro chefe dos cupons, mas sua qualidade só será atestada depois de um contato real com o cliente.

Então o que podemos colocar em um plano? Para te ajudar, separamos alguns tópicos interessantes.

  • Tipos de desconto: comece separando os tipos de desconto que você pretende conceder (desconto por valor fixo, por porcentagem, individual, coletivo, entre outros). Você deve basear essa porção do seu plano na pesquisa anterior para escolher o seu principal cupom.
  • Canais de divulgação: esse também é um tópico que contava na pesquisa. Você só precisará organizar a lista de canais de divulgação em uma planilha. Se necessário, você pode completar com alguns dados numéricos que comprovem a relação dos clientes com o meio escolhido.
  • Cronograma: essa é a parte mais prática da criação de um cupom de desconto de sucesso. Você deve ter um cronograma de divulgação e de concessão dos descontos. Quando, por exemplo, você colocará em circulação o desconto individual? Quando será a vez dos descontos por porcentagem? Tenha bases para tomar essa decisão! Não adianta escolher uma ordem aleatória de divulgação, né?
  • Resultados: essa é uma etapa posterior que deve ser incluída no seu plano. Você precisará avaliar os resultados de cada um dos tipos de desconto, para saber quais deles você pode manter. Se um tipo não está dando frutos, você já pode substituí-lo.

Viu como fazer um plano estratégico para criar seu cupom de desconto de sucesso não é tão difícil assim? Com um pouco de organização e dedicação você chega lá!  

4. Teste um cupom de desconto

 

 

Agora que você já tem um plano estruturado e baseado em dados, chegou a hora de testar o seu cupom de desconto de sucesso. Você não deve sair por aí concedendo descontos sem avaliar os resultados parciais de testes.

Para testar um cupom, basta fazer uma concessão prévia de alguns descontos. Você deve verificar se aquela estratégia funciona, mas não precisa fazer uma grande divulgação para isso.

Comece soltando alguns cupons nos canais de comunicação de mais sucesso. Se os resultados forem satisfatórios, você já pode dar continuidade com os descontos na hora!

Nossa sugestão é: ache uma maneira singular de testar os descontos. Cada tipo de restaurante possui uma plataforma de mais sucesso, e você deve conhecer a interface para bolar bons planos de divulgação.

E aí, achou fácil criar um cupom de desconto de sucesso? Conte mais sobre as suas experiências abaixo! Queremos te conhecer melhor.

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