Se você pensa em ter uma plataforma própria, uma das suas principais preocupações deve estar em como divulgar seu app. Isso é uma situação bastante comum, já que em muitos dos casos os donos de restaurante estão acostumados a ter apenas a divulgação feita pelos marketplaces.
Assim, há uma preocupação com o sucesso da divulgação e com a conquista de novos clientes após a criação do aplicativo próprio. Mas mesmo que os marketplaces representem uma oportunidade de vender mais, não há nada que garanta a qualidade da clientela que vem deles. Isso porque clientes novos não necessariamente significam fidelização.
Vamos explicar aqui formas através das quais você pode ganhar mais independência também fazendo sua própria divulgação. Essa prática pode ser muito benéfica para a sua estratégia, então vale prestar atenção.
Você não controla a divulgação nos marketplaces
Você pode até ver valor na divulgação feita pelos marketplaces, mas ela está longe de significar autonomia para seu restaurante. Assim, saber como divulgar seu app sozinho é um aprendizado muito valioso e que promete trazer resultados benéficos.
Ter mais formas de divulgar o seu negócio é de extrema importância, não apenas por ampliar o alcance da sua marca, mas também por oferecer mais autonomia para o restaurante. Desse modo, você pode ter mais controle sobre ações que terão bom impacto sobre o seu resultado de vendas.
Conhecer sua própria divulgação
Um contato mais direcionado com os seus clientes é fundamental para que você possa divulgar o que importa da forma que achar mais interessante. Ter mais controle sobre ações de divulgação significa também saber o melhores meios de circulação delas.
Isso quer dizer que você pode usar os meios que achar mais interessantes para divulgar seu app. Assim, você escolhe com mais propriedade quais são seus objetivos de divulgação. Sem entender exatamente como os marketplaces divulgam seu restaurante, você não sabe o que melhorar ao fazer sua divulgação sozinho.
Com pontos de divulgação online e offline, por canais diretos do restaurante, você consegue ter controle sobre o contato dos seus clientes com a existência e as vantagens de baixar o app próprio. As redes sociais e os materiais impressos são os artifícios mais úteis para você nesse momento.
Usar materiais como panfletos ou displays de mesa é uma ótima alternativa para incentivar os clientes a pedirem pelo app próprio. Lembre-se de deixar claro que ele terá vantagens ao fazer o pedido diretamente por lá. Assim eles já têm um primeiro contato positivo com o seu app próprio.
Falar diretamente com os clientes
Você pode usar já a sua própria plataforma como forma de divulgação. Esse processo é bastante simples e você certamente não terá nenhum tipo de dificuldade em colocar essa estratégia em prática.
Pensando na manutenção do contato efetivo com o cliente, é importante pensar em meios de divulgar seu app ao mesmo tempo em que trabalha o interesse do cliente pela sua marca. Pensar na volta recorrente do cliente é um passo que não pode ser deixado de lado em nenhum momento.
Justamente esse aspecto fica tão difícil de controlar quando você não tem contato direto com a divulgação dos seus restaurante. Principalmente se você pensar que apenas com o marketplace é muito difícil que seu cliente seja um real defensor da sua marca.
Conclusão
Com o oferecimentos de cupons para os clientes, o restaurante consegue chamar a atenção deles com mais eficiência. Através do app próprio, seu cliente consegue indicar os amigos dele e criar um relacionamento mais forte com a sua marca.
Você já acompanha de perto a divulgação do seu delivery? Conte sua experiência nos comentários!