Quer vender mais no WhatsApp do seu delivery, mas sem problemas no atendimento e sem perder vendas? Confira como conseguir isso neste artigo.

O WhatsApp hoje

Atualmente, mais de 2,5 bilhões de usuários em todo o mundo utilizam o WhatsApp para a troca de mensagens. No Brasil, esse número ultrapassa os 150 milhões de usuários. A média de uso diário é de mais de 4 horas por usuário, consolidando o Brasil como um dos principais mercados para o aplicativo.

Com o crescimento do setor de delivery, impulsionado pela pandemia, solicitar comida por meio deste aplicativo tornou-se algo extremamente conveniente e prático para os consumidores, dada a agilidade proporcionada na interação com os estabelecimentos.

Entretanto, para os restaurantes, especialmente durante os horários de pico, lidar com o atendimento aos clientes pelo WhatsApp pode ser um desafio que vai desde clientes sem resposta, pedidos anotados errado e perda de vendas. 

E sabe quais as consequências disso?

  • Clientes insatisfeitos com a demora, que acabam indo pedir no seu concorrente;
  • Perda de pedidos;
  • Retrabalho com erros de pedidos anotados manualmente;
  • Prejuízo financeiro

Neste artigo, vamos te mostrar como vender mais no WhatsApp sem problemas no atendimento e sem perder vendas!

1. Anuncie que você está vendendo pelo WhatsApp

Já dizia o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Divulgue em suas redes sociais e em panfletos que você atende por WhatsApp. 

Com isso, as pessoas que forem alcançadas por suas publicações nas redes sociais ou cruzam com você na hora da panfletagem, podem ficar interessadas pelos seus pratos e conseguem achar seu delivery facilmente! Além disso, conseguem entrar em contato com você muito mais rapidamente, para fazerem o seu primeiro pedido. 

2. Automatize o atendimento do WhatsApp 

Nada pior do que uma sexta-feira à noite, vários pedidos chegando ao mesmo tempo e você não conseguindo dar atenção a todas as mensagens recebidas, perdendo assim pedidos e clientes. E o que era pra ser uma noite de lucro, vira um pesadelo.

Por isso, é importante que você automatize seu atendimento, para que ele fique o menos manual possível. Aqui vão algumas formas de fazer isso: 

2.1 Crie respostas automáticas para seu atendimento

vender mais whatsapp deliveryVocê pode criar várias respostas automáticas no WhatsApp do seu restaurante para atender às perguntas mais comuns dos clientes e melhorar a eficiência e o tempo do atendimento. Aqui estão algumas ideias de respostas automáticas que você pode considerar:

  • 2.1.1 Mensagem de boas-vindas: Uma mensagem de boas-vindas automática que é enviada assim que um cliente entra em contato com o seu restaurante no WhatsApp. Pode incluir uma saudação amigável e informações básicas sobre o restaurante, como horário de funcionamento  da entrega e contato.
  • 2.1.2 Cardápio: Envie o cardápio do restaurante para que os clientes possam ver as opções disponíveis e explique o processo de como fazer o pedido e etapas a serem seguidas.
  • 2.1.3 Opções de Pagamento: Forneça informações sobre as opções de pagamento disponíveis, como cartão de crédito, débito ou pagamento em dinheiro na entrega.
  • 2.1.4 Promoções e Ofertas: Envie automaticamente informações sobre promoções especiais em andamento, descontos sazonais ou ofertas do dia.

2.2 Tenha um site próprio do seu delivery

Lidar com os pedidos de WhatsApp, somente com um cardápio PDF ainda pode dar muita dor de cabeça no atendimento. Você precisará anotar o pedido, falar o frete, perguntar a forma de pagamento e muitas outras etapas que podem te fazer perder esse e outros atendimentos por conta da demora. E enviar o link da sua loja em marketplaces também não é vantajoso, já que você perde todo seu lucro nas altas comissões cobradas por eles.

Por isso, o ideal para você vender mais no WhatsApp é que você tenha um site próprio do seu delivery e envie esse link na mensagem automática do WhatsApp, informando que para realizar o pedido é só o cliente entrar no site da sua loja. Assim, todo o processo de pedido é feito automaticamente, sem a necessidade de ter um atendente anotando e respondendo tudo. 

Benefícios:

  • Elimina erros e retrabalho;
  • Reduz número de atendentes e custo operacional;
  • Possibilita operar em grande escala suportando o crescimento da sua empresa, sem que o atendimento seja um gargalo;
  • Aumenta as vendas;
  • E sem pagar comissão por pedido.

3. Faça divulgação de promoções

O envio de promoções no WhatsApp é uma estratégia eficaz para aumentar as vendas do seu delivery. As promoções podem atrair a atenção dos clientes, incentivando-os a comprar.  

Mas atente-se, o envio massivo de mensagens pode ter o efeito contrário, fazendo com que o cliente se afaste do seu estabelecimento. Então, cuidado com o exagero.

Aqui vão algumas dicas:

  • Personalize suas mensagens promocionais sempre que possível. Use o nome do cliente e inclua detalhes específicos, como “Olá, [nome do cliente], temos uma promoção especial para você hoje!”
  • Promoções podem ser uma ótima maneira de destacar itens populares do seu cardápio. Ofereça descontos ou combos em pratos que os clientes já gostam.
  • Use frases que criem um senso de urgência, como “Oferta válida somente hoje” ou “Estoque limitado”. Isso pode incentivar os clientes a agir imediatamente.
  • Inclua imagens de alta qualidade dos pratos em promoção. Imagens atraentes podem estimular o apetite e tornar a promoção mais irresistível.

Você também pode usar o status do WhatsApp para colocar a promoção do dia. 

4. Crie listas de transmissão e um cronograma de mensagens

Um ponto importante de como vender mais pelo WhatsApp efetivamente é a organização. Como a sua lista deve ter milhares de contatos, uma medida eficiente é agrupar as pessoas de acordo com a sua estratégia.

As listas são mais práticas porque você consegue enviar uma mesma mensagem para vários usuários, em vez de encaminhar a um por um.

Suas listas de transmissão terão clientes em diferentes estágios, desde os novos até os consumidores fiéis do seu negócio. Depois de criá-las, programe-se para abordar cada grupo de pessoas de uma forma específica.

Não encaminhe as mesmas ofertas para todos. Pensar em ofertas e conteúdos customizados para as diversas listas é uma boa maneira de entregar mais valor e relevância para o cliente enquanto ele caminha em sua jornada de compras.

5. Escolha o site e robô de atendimento do Delivery Direto

Como já dito anteriormente, a melhor forma de automatizar seu delivery para que um cliente realize o pedido via WhatsApp, é contar com site próprio para enviar o link na mensagem automática, para que o consumidor faça todo o processo de pedido sozinho, sem que você tenha que se preocupar com atendimento. 

vender mais whtsapp deliveryE o Delivery Direto é tudo o que você precisa!

Somos desde 2016 líder de mercado no desenvolvimento de site e aplicativo próprio de delivery e nasceu com o propósito de ajudar restaurantes a prosperarem e terem sucesso através da tecnologia.

Nossa solução possui diversas funcionalidades como:

  • Ferramentas de marketing com divulgação automática;
  • Inteligência artificial para recomendação de produtos;
  • Programa de fidelidade;
  • Gestão de Redes Sociais;
  • Relatórios Estratégicos de vendas.

Além disso, lançamos nosso próprio robô de WhatsApp. Com essa funcionalidade você vai automatizar sua operação  e não perder mais vendas.

 Você recebe os pedidos e imprime direto na cozinha e seus clientes vão recebendo via mensagem, todo o status do pedido.

 E aqui vão algumas diferenças entre nosso robô e outros do mercado:

  • Somos os únicos a usar a API (integração) oficial do WhatsApp: Isso significa que você não corre risco de ter seu número banido e pode fazer disparos em massa, sem medo.
  • Temos recuperador de pedidos: Nossa automação de marketing envia promoções e mensagens para seus clientes que não completaram a compra.
  • O cliente tem a possibilidade de falar com o atendente, caso necessário
  • Estabilidade.

E muito mais!

Se você quer vender mais no WhatsApp, mas sem problemas no atendimento e sem perder vendas, o Delivery Direto é a solução para você! Temos 3 planos para atender qualquer tipo e tamanho de restaurante. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais.