Sabemos que a abertura de um novo restaurante é cara. Da mesma forma, conservar o serviço também demanda tempo e dinheiro. As ideias de economias estão por toda parte, e uma das melhores é a compra de equipamento de cozinha usado.
Essa é uma das partes mais caras do processo, pois são diversos equipamentos necessários em uma cozinha de qualidade. Além disso, você possivelmente terá que repor alguns deles de maneira periódica.
Comprar equipamentos novos pode ser ótimo para o desenvolvimento de pratos e para a imagem de seu estabelecimento. Porém, você deve medir a necessidade disso quando o objetivo é economizar.
Dificilmente o equipamento de cozinha usado irá piorar a qualidade de seus pratos. O que pode influenciar nisso é a capacidade do equipamento, que pode ser novo ou não.
Se você precisa de um liquidificador potente, por exemplo, não adianta investir em um modelo mais rudimentar. Você pode, entretanto, comprar um modelo usado, mas com a potência necessária.
Uma dúvida muito recorrente é exatamente sobre a aquisição de um equipamento de cozinha usado. Existem restaurantes que estão começando a atuar segundo essa estratégia. Aqui, daremos dicas valiosas na hora de efetuar essa estratégia para economizar.
Procure por comércios de utensílios usados
Você pode começar a sua procura por meio de uma loja especializada. Se o seu negócio está localizado em uma cidade grande, é provável que essas lojas já existam.
São comércios que vendem todos os tipos de equipamento de cozinha usado. Alguns deles podem até não ser de cozinha. Entretanto, se for possível, você deve optar por um serviço para utensílios domésticos ou para restaurantes.
Lembre-se de ir uma vez ao local apenas para analisar os produtos disponíveis. Você deve estar atento à qualidade e ao estado de conservação da peça. Em alguns casos, a compra não compensa.
Negocie com outros restaurantes
Existem muitos restaurantes interessados na venda desse tipo de equipamento. Isso ocorre por dois motivos.
Pode ser que os responsáveis queiram trocar os seus equipamentos. Pode ser, também, que os donos estejam desencorajados, algo muito comum no ramo.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes demonstrou que essa é uma tendência atual. Em 2016, 19% dos empresários do ramo alimentício pretendiam fechar as portas.
Apesar desses números, percebemos que o setor de restaurantes no geral cresce a cada ano. É um ramo instável: muitos estabelecimentos fecham, mas outros abrem. Sua oportunidade está aí.
Isso significa que você deve estar atento ao fechamento de locais estratégicos. Geralmente, os restaurantes em questão estão interessados na venda de equipamento de cozinha usado.
Fique atento a leilões
Esse tipo de comércio é muito comum quando se trata de bens de mais valor, mas podem estar voltados ao ramo alimentício. Muitas vezes, os donos de antigos restaurantes escolhem leiloar todos os tipos de equipamento.
Você deve investir nesse modelo de negócio se estiver interessado em resultados rápidos. A negociação ocorre na hora e você já sai do local com o item adquirido em mãos.
Só fique atento, pois os leilões costumam ser mais caros. É comum que sejam leiloados itens mais valorizados, como geladeiras e fogões para cozinhas de restaurantes. Se esse não é o seu interesse, invista nas outras opções.
Considere vendas de garagem
O modelo de vendas descrito acima está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Se você pesquisar em diversas garagens abertas, com certeza achará algo que pode ser usado.
Uma boa ideia pode ser procurar por equipamentos complementares, ou seja, aqueles que não são diretamente da cozinha. Computadores para o escritório do estabelecimento são excelentes ideias.
Pesquise por equipamentos com defeitos
Esse tipo de venda de equipamento de cozinha usado é, provavelmente, uma das mais baratas no mercado. E você pode encontrar grandes ofertas ali.
Estar com defeitos não significa necessariamente que o equipamento não está funcionando. Frequentemente, a peça está com alguns arranhões e defeitos na superfície.
Se o defeito não comprometer a peça, essa pode ser uma boa oportunidade. Afinal, a aparência de um equipamento de cozinha usado não deve ser de grande importância para quem quer realmente economizar.
Deixe as aparências para os utensílios que entrarão em contato com os consumidores. Esses devem estar em excelente estado.
Procure lojas de revenda
Os revendedores são conhecidos no fornecimento de equipamentos mais completos para a cozinha de seu restaurante. Você pode achar boas ofertas pesquisando no comércio de mãos em mãos.
É comum que alguns negócios, como os hotéis, façam a doação de equipamentos que não são mais necessários. Essas lojas de revenda recebem os itens e revendem por um preço mínimo.
Geralmente, o equipamento de cozinha usado de lojas de revenda está em excelente estado. Mas você deve saber o que procurar: esse tipo de loja é uma boa pedida para quem está interessado em mesas, cadeiras e bancadas.
Para fazer o bom uso de um item, não há segredos. Os equipamentos usados estão em todos os lugares: você só precisa fazer uma boa pesquisa.
É importante fazer uma seleção criteriosa do item. Não é necessário comprar a primeira oferta que aparecer, pois outras virão.
A qualidade do equipamento também é importante. Efetue uma compra que não te dará prejuízos posteriores, que podem ser maiores que o valor da compra. O estado de funcionamento deve estar excelente.
Qual desses lugares é o seu favorito? Comente abaixo e não se esqueça de dar suas dicas de locais.