Atualmente, a tendência de dominação do celular como meio de compra se mostra cada vez mais evidente. Sobretudo quando se fala do mercado de delivery, que ganha espaço crescente. Mas você sabe se seu restaurante já está preparado para se posicionar de vez nesse cenário em que a presença mobile é tão importante?
São diversos os aspectos que mostram os efeitos positivos em relação a um uso inteligente da interação pelo celular com os clientes. Pensando nos próximos passos para quem quer ter sucesso no delivery, é fundamental entender quais são os diversos ganhos de usar o celular como meio de vendas.
Para você entender melhor como funciona essa dinâmica, é importante ter em mente quais são as estratégias possíveis para potencializar o seu trabalho mobile. Isso quer dizer ter mais alternativas para criar meios de contato com seu cliente onde ele estiver.
Vendas online vs. telefone
Não é nenhuma novidade que as vendas online fazem muito sucesso entre os clientes. E mais do que isso. As vendas online vêm superando cada vez mais os volumes das vendas por telefone. O que quer dizer que apenas fazer delivery não é mais o suficiente. É necessário usar os meios certos para isso e conhecer as melhores formas de chegar aos seus clientes.
Dentro do meio de vendas online, há diversos canais para escolher. Encontrar a melhor opção é importante e deve ser uma decisão bem planejada, levando em conta as necessidades do seu negócio e dos seus clientes. O que pode ser estabelecido previamente é a importância de ter uma forma de contatar seu cliente da maneira mais direta possível.
Isso já mostra a grande popularidade dos aplicativos próprios. Eles são especialmente procurados para o mercado de delivery, e não é à toa. São muitos os elementos que fazem os clientes manterem os aplicativos dos seus restaurantes favoritos no celular.
Estratégias específicas
Antes de qualquer coisa, é fundamental entender que não basta ter uma página mobile que seja apenas uma cópia da sua página de desktop. A usabilidade é um dos aspectos que vão guiar a sua decisão sobre qual modelo seguir para chegar ao seu público.
Além disso, não é toda estratégia que funciona da mesma forma para desktop e mobile. Quando seu cliente estiver usando o celular, vai querer ter mais praticidade. Consequentemente, as interações dele devem ser mais rápidas, sem tantos passos ou intermediadores.
Para que seu cliente seja realmente impactado pelas suas ações, é importante que ele tenha uma sensação de maior proximidade do seu negócio. O que isso quer dizer é que quanto mais instantânea a relação com o seu cliente, melhor suas estratégias funcionarão.
Demanda
Os consumidores de hoje buscam cada vez mais personalização e querem alternativas viáveis para um maior controle sobre suas compras. O mais importante para eles é ter um espaço de compras direto, fácil e benéfico.
Os aplicativos próprios resolvem mais problemas para o cliente do que a compra de produtos. E é necessário ter isso em mente em relação à forma como seus clientes se relacionam com o seu produto e com a experiência a ele relacionada. Ou seja, entenda quais aspectos do seu produto podem ser melhorados com uma boa experiência do cliente.
Essa noção será fundamental sobretudo para a geração dos Millennials, que possuem expectativas bem definidas em relação às marcas de que consomem. Quanto mais alinhada a sua oferta estiver dessa expectativa, mais interesse seu cliente terá. E mais disposto à fidelização ele estará.
Estatísticas de vendas
Conforme seu negócio vai crescendo,seu volume de vendas aumenta. E, consequentemente, torna-se mais importante ter um acompanhamento das suas estatísticas de vendas. Quanto mais fácil esse processo puder ser, melhor. Nesse sentido é que será importante ter um sistema com o qual você pode fazer isso.
A ideia é ter uma forma simples de manter o controle sobre as suas vendas. Por isso o ideal é ter acesso imediato às estatísticas de venda, no mesmo lugar em que elas acontecem. Dessa maneira, todo o acompanhamento de vendas fica muito mais simples.
Conclusão
As mudanças que ocorreram com a criação dos aplicativos de delivery já mostram ser valiosas há algum tempo. A questão é que elas prometem ser determinantes para os modelos de consumo do futuro. Tanto dos que são conhecidos hoje quanto dos que ainda surgirão.
Essa é uma ferramenta importante por ser de grande valor para clientes e restaurantes. Então, o mais importante é unir necessidades e desejos dos clientes com maior autonomia e eficiência para o restaurante. A ideia é justamente que com as ferramentas mobile fica muito mais fácil atribuir benefícios tanto aos consumidores quanto aos donos de restaurante.