Um dos maiores desafios para quem possui seu próprio negócio é estabelecer valores competitivos frente ao mercado atual. O momento para aumentar preços deve ser pensado com cautela, uma vez que eles compõem uma dos critérios de escolha dos clientes em busca de um produto de qualidade.
Além disso, já existem diversos aplicativos para pesquisas rápidas de valores, como o paranaense “Menor Preço”. Esse fato proporciona maior importância na escolha de cobranças.
Mas como decidir se é a hora correta de aumentar preços de atividades como o delivery? Como equilibrar as cobranças dos pratos, das taxas e dos demais serviços? Separamos 5 dicas essenciais para não cometer erros e aumentar preços com segurança.
1) Fidelize seus clientes
Esse talvez seja o passo mais básico para começar a pensar sobre acréscimos. Você deve ter a certeza de que já possui clientes fiéis e interessados em seu produto, que não deixariam de comprá-lo caso houvesse um aumento nos preços.
Manter um público constante, além de reduzir gastos, pode representar a maior parte do sustento de seu restaurante caso sejam cobrados percentuais maiores nos serviços. Para fidelizar clientes, não há segredo ou fórmula. Entretanto, existem alguns passos indispensáveis nessa tarefa:
- Programas de benefício ao público: um bom investimento são as promoções de fidelidade. Você pode, por exemplo, oferecer um produto gratuito após 10 compras realizadas. Desse modo, o restaurante estabelece um contato mais direto com o consumidor. O estabelecimento ainda fica com uma imagem de dedicação e cuidado com o público.
- Atenção aos comentários: um feedback é sempre necessário no caso de reclamações e sugestões de clientes. Certifique-se de que as respostas sejam dadas com seriedade e flexibilidade, demonstrando profissionalismo. Você ainda pode utilizar esses comentários para corrigir falhas.
2) Entenda as cobranças realizadas no menu
Se você já precisou estipular os preços de suas mercadorias, deve ter em mente que o valor integral do produto não corresponde apenas à mão de obra empregada em seu preparo ou ao valor da matéria prima.
Se levarmos em consideração que em um prato são empregadas várias especiarias, é fácil ver que a taxa cobrada pelos ingredientes não é única. Por isso, se você pretende aumentar preços de serviços como o delivery, tenha certeza de que não existem altas taxas inclusas na mercadoria.
Lembre-se também de checar se há a possibilidade de retirar cobranças excessivas ou desnecessárias. Desse modo, o impacto do aumento não será sentido com tanta intensidade pelo comprador.
3) Antes de aumentar preços, observe a concorrência
Para determinar exatamente o período ideal para acréscimos, a melhor orientação é analisar os demais serviços de seu segmento. Principalmente no ramo alimentício, a concorrência é alta. Existem diversos tipos de restaurantes, com os mais variados produtos.
Um erro muito comum por parte dos donos de estabelecimentos é modificar custos apenas com base no desenvolvimento interno do local. Essa atitude pode colocar seu negócio em uma posição pouco competitiva. Eventualmente, os clientes optarão por serviços mais baratos e você não conseguirá cobrir os gastos.
Por isso, analise as cobranças em serviços de entrega de restaurantes de sua cidade, entenda como é feito o cálculo para cada distância e modifique seu preço conforme essa pesquisa.
4) Entenda as demandas do consumidor
Para que você consiga aumentar valores com seguranças, outro ótimo passo é analisar as demandas dos clientes. Geralmente, serviços de delivery possuem lacunas específicas, como a ausência de entregas em determinadas regiões. É comum conhecermos alguém que mora longe do centro comercial e reclama da falta de opções de entregas em sua área.
Alcançar mercados que a concorrência não alcança pode criar a oportunidade perfeita para adicionar alguns custos. Se você nota que seu estabelecimento está presente onde os demais não chegam, esse pode ser um excelente momento para acréscimos, pois existe um público dependente de seu serviço e disposto a pagar por isso.
5) Tenha um serviço de qualidade
O toque final para um ajuste eficiente é garantir que seu delivery esteja operando com qualidade. Você está recebendo feedbacks positivos? Seu motoboy recebeu um treinamento de qualidade antes de atuar na função? A entrega está chegando ainda quente e sem estragos na embalagem?
Caso as respostas para essas perguntas sejam positivas, você pode modificar os preços com mais tranquilidade, pois as cobranças serão compatíveis com um bom serviço. O cliente, desse modo, não se sentirá injustiçado ou desvalorizado no processo. Ter uma justificativa plausível para o acréscimo é essencial.
Se você já está seguro de que essa é uma boa hora para modificar os preços de seu delivery, fique atento a uma última orientação importante: não se esqueça de escolher uma plataforma eficiente para promover sua atividade de entrega.
No Delivery Direto, você pode aumentar preços em tempo real, sem perder oportunidades. Além de facilitar o contato do consumidor, seu restaurante é monitorado com mais segurança e facilidade.