Você sabe o que é um programa de fidelidade para restaurantes e como ele pode te ajudar?
O programa de fidelidade nada mais é do que um programa de recompensas ou descontos, oferecido aos clientes fiéis. Esta simples ação costuma fazer bastante sucesso e é amplamente adotada no ramo da alimentação.
Por que você deve investir em um programa de fidelidade?
O programa de fidelidade para restaurantes demanda baixo custo, pois geralmente o brinde costuma ser o próprio alimento já oferecido pelo estabelecimento, assim não é preciso nenhum grande investimento para recompensar um bom cliente.
Só por isso já seria um bom motivo para investir nisso, não é mesmo? Mas tem mais.
Os clientes costumam voltar ao estabelecimento
O mais interessante disso tudo é que, com base em um estudo realizado pelo Delivery Direto, após o cliente completar o primeiro cartão fidelidade, a sua frequência de retorno ao estabelecimento aumenta em 30%.
Por se tratar do ramo da alimentação, onde a frequência de retorno é maior do que em outros segmentos, o programa de fidelização de restaurantes mostra-se como uma poderosa ferramenta de engajamento do cliente e consequentemente de lucro para empresa.
Vantagem competitiva
Vale lembrar também que um programa de fidelização de restaurante é também uma ótima maneira de sair na frente dos concorrentes. Se você possui um bom produto e atendimento impecável, o programa de fidelidade é a “cereja do bolo” para que seu negócio seja um sucesso.
É importante ressaltar a importância desse serviço em um negócio de delivery, já que na internet existem milhares de opções. Diante de muitas ofertas semelhantes, o cliente que vê um benefício como o programa de fidelidade em um restaurante tende a optar por ele, pois apresenta-se diferenciado dos demais.
Qual programa devo adotar?
Engana-se o proprietário que prefere optar por programas difíceis, daqueles que exigem 10 ou mais compras, por visar maior lucro ao restaurante.
Uma boa sugestão para estimular o cliente a aderir ao seu programa de fidelidade e retornar cada vez mais ao seu restaurante é fazer uma média de 5 compras para cada recompensa.
Um programa de fidelização que é fácil e tangível estimula ainda mais o retorno do cliente ao estabelecimento, pois ele se anima ao saber que não é complicado “atingir a meta” estipulada.
Os números dizem tudo
Ainda não está convencido de que você deve adotar um programa de fidelidade para o seu restaurante? Então aqui vai mais uma prova de que os números não mentem!
Você sabia que clientes fidelizados gastam até 10 vezes mais que os clientes comuns? Sendo que, a longo prazo, com um acréscimo de 5% na retenção dos clientes, os lucros do seu restaurante podem registrar aumentos que variam de 25% a 95%.
É ou não é uma oportunidade incrível?
Como ter um programa de fidelidade de sucesso
Para que você implemente um programa de fidelidade de sucesso é preciso se atentar para alguns detalhes.
O primeiro passo é se planejar. Você deve traçar um plano no qual o retorno seja maior do que o seu investimento.
O segundo passo é que os clientes precisam se sentir de fato recompensados. Imagina criar um programa no qual é necessário comprar 20 refeições e só na 21ª você tem direito a uma sobremesa. Desanimador, não? O cliente vai entender que não ganha “nada” com isso e não vai querer participar.
É sempre interessante pensar em uma relação de ganha-ganha, onde a balança fica equilibrada.
É sempre importante também que você tenha o conhecimento aprofundado das atividades, já tendo traçado os custos operacionais e número de clientes do restaurante, para poder implementar uma estratégia de sucesso.
Contratando o Delivery Direto, você poderá organizar seus programas de fidelidade de uma forma mais prática e segura.
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