O ditado é antigo, mas a máxima continua valendo, pois quem tem um negócio e se preocupa com a divulgação sabe, ou deveria saber, que: a propaganda é realmente a alma do negócio.

Se você tem um restaurante, provavelmente já deve colocar em prática algumas ideias de divulgação. Mas será que elas estão dando resultado que você espera? Se você está em dúvida ou acha que é sempre possível melhorar, então esse artigo é para você!

Confira as 15 ideias de divulgação do seu restaurante e também do seu delivery que elaboramos e que você pode colocar em prática a partir de hoje.

1) Fotos de comida

Se você já entrou no Instagram, você deve saber que as fotos de comida fazem sucesso e não é para menos. Afinal, antes de tudo comemos a comida com os olhos, não?

Então, provavelmente, uma das melhores maneiras de promover o seu restaurante online é com fotos de comida de boa qualidade. O conteúdo visual está em alta demanda online hoje em dia e ter fotos deliciosas em seu site e em várias mídias sociais é essencial para atrair clientes.

2) Programas de fidelidade

Programas de fidelidade para restaurantes demandam baixo custo, já que o brinde costuma ser o próprio alimento oferecido pelo estabelecimento, assim não é preciso nenhum grande investimento para recompensar um bom cliente. O mais interessante disso tudo é que, com base em um estudo realizado pelo Delivery Direto, após o cliente completar o primeiro desafio do programa de fidelidade, a sua frequência de retorno ao estabelecimento aumenta em 30%.

3) Ter uma conta do seu restaurante no Google+

Configurar a conta do seu estabelecimento no Google+ é muito importante – de verdade! Quando você procura um negócio dentro do Google, o Knowledge Graph do Google fornece os detalhes da empresa na barra lateral. Este gráfico do Google reúne um grande número de suas informações do Google+ e as disponibiliza na hora em que alguém faz uma pesquisa, permitindo que mais pessoas o encontrem.

4) Anúncios de geolocalização

Para a maioria dos restaurantes, a localização é algo estratégico e que define muita coisa. A maioria das pessoas está à procura de bons restaurantes perto de casa e você obterá o máximo valor de seus esforços de marketing online investindo principalmente em anúncios com segmentação geográfica.

Os anúncios de segmentação geográfica ajudam você a economizar dinheiro, garantindo que apenas usuários em determinadas cidades ou dentro de um raio específico vejam seus anúncios (eliminando cliques não relevantes, que podem custar-lhe grandes quantias de dinheiro desperdiçado).

Muitos serviços de publicidade online, do Google AdWords, Facebook e Twitter, oferecem opções de anúncios de segmentação geográfica (sem custo adicional). Certifique-se de tirar proveito desses recursos de segmentação úteis para obter seus melhores anúncios na frente de seus melhores clientes.

5) Esteja no Instagram

Ter uma forte presença de Instagram é outra dica de marketing de restaurante semi-óbvia mas que muitas pessoas ainda ignoram. Use o Instagram para promover o melhor conteúdo visual de sua empresa.

Use com moderação todas as ferramentas disponíveis do instagram. Além de postar fotos, procure também utilizar o Instagram Stories para mostrar seus produtos e o dia a dia de seu restaurante.


6) Mande newsletters mensais

Lembre-se, as newsletters do seu restaurante não precisam ser semanais, na verdade, os usuários provavelmente apreciarão uma caixa de entrada menos inundada se você simplesmente enviar uma newsletter a cada mês, por exemplo. Encare sua newsletter como uma chance de compartilhar seu sucesso, discutir novos itens de menu ou enviar descontos especiais.

7) Tenha uma presença forte nas redes sociais

As estratégias de marketing de mídia social são uma força inegável atualmente. Panfletos e folders estão ultrapassados e são descartados com a mesma rapidez em que são distribuídos. Restaurantes com uma forte presença de mídia social costumam ter retornos melhores.

8) Compartilhar uma impressão positiva

Outra grande dica para ter uma boa divulgação é compartilhar os elogios que o seu estabelecimento recebe – quando você é mencionado em um site de notícias ou revista, certifique-se de mostrar sua boa publicidade em seu site e através de mídias sociais. Os fãs espalharão o elogio, e os recém-chegados serão encorajados a visitar pessoalmente quando veem fontes confiáveis avaliando seu restaurante.

9) Começar um blog

Iniciar seu próprio blog é uma ótima maneira de construir a comunidade e se envolver com seus clientes. Os blogs oferecem a chance de experimentar a voz e a personalidade do seu restaurante. Compartilhe seus sucessos e lutas, histórias engraçadas, receitas e qualquer outra coisa que você acredite interessar os seus clientes.

10) Configurar alertas do Google

Os alertas do Google notificam você quando o nome da sua empresa (ou outro termo de palavra-chave designado) aparecer em um novo conteúdo na web! Isso facilita o controle de quem está falando sobre você e seus elogios.

11) Cupom de aniversário

Todo mundo gosta de se sentir mimado de vez quando, ainda mais no aniversário, não é? Com o Delivery Direto, os clientes aniversariantes recebem automaticamente, por e-mail ou através de notificação de celular, um cupom especial de aniversário. Assim, você tem mais chances de fidelizá-lo.

12) Relembrar clientes

Quem usa o Delivery Direto também conta com um super lembrete que é enviado automaticamente para os clientes que não efetuam pedidos há 7 dias.

Dessa maneira o estabelecimento acaba se fazendo presente e tem mais chances de ser lembrado na hora em que o cliente decidir fazer a compra.

13) Fazer cupom de desconto em feriados

Outra excelente oportunidade de divulgação é através de datas comemorativas. Quem tem Delivery Direto consegue enviar um cupom com código específico (por exemplo: #promopascoa) e tem acesso na plataforma para que consiga medir quantas pessoas retiraram o cupom promocional.

14) Construir a identidade de marca do seu restaurante

Construir a identidade da marca do seu restaurante pode ter um grande impacto na performance da sua mídia social. Seu objetivo deve ser construir sua identidade de restaurante em torno de seu público-alvo.

O seu alimento guia os clientes que preferem comer saudável? Ou o seu restaurante tem mais inclinação para cerveja e carnes? Compreenda quem é seu público-alvo e, em seguida, construa sua marca em torno do que eles estão interessados. Reflita esses interesses em suas plataformas de mídia social e em seu material promocional.

15) Divulgação de seus produtos com influenciadores digitais

Eles estão por todo canto da web, estão nos blogs, Facebook, Instagram, YouTube e em muitas outras redes sociais. Os influenciadores digitais estão sendo procurados cada vez para divulgação de marcas, já que eles são capazes de alavancar sucesso em uma campanha por construir uma audiência específica criada a partir de conteúdo produzido, afinidade e interesse.

Identifique quem são os influenciadores do seu segmento e acompanhe-os, convide-os para almoçar ou jantar em seu restaurante, invista em propaganda pelos canais usados pelos influenciadores digitais para se comunicar com seu público. Essa estratégia fará com que mais pessoas se interessem em conhecer seu restaurante.

O que você achou das dicas? Quais você aplica? Quais você pensa em implementar em seu restaurante? Comente aqui embaixo!