As margens de lucro de negócios de vendas online podem ser mínimas, principalmente quando tratamos de restaurantes com unidades físicas. Os itens adicionais do cardápio podem te salvar do pior. Vamos entender mais a seguir.
É importante encontrar técnicas para aumentar o lucro das plataformas online. Cada vez mais pessoas estão comprando pelo delivery na internet, e esse pode ser considerado o futuro dos serviços de alimentação.
Sua tarefa é estar à frente de todo o processo de adaptação da concorrência. Quando o delivery online começar a ser um negócio principal, você já deve ter estruturado campanhas e técnicas para maximizar os lucros.
Agora que você já entendeu, brevemente, a importância de impulsionar vendas, vamos saber como fazer isso. Na verdade, não há muitas regras para lucrar. O processo deve estar de acordo com as leis, claro, e ser bem recebido pelo cliente.
Técnicas conhecidas para impulsionar vendas
Uma das maneiras mais comuns de atingir esse objetivo é por meio das promoções. Já vimos inúmeras vezes os restaurantes criarem promoções relacionadas a diferentes itens.
É comum que restaurantes cortem as taxas de frete para algumas áreas. Essas localidades são estudadas profundamente por uma análise de mercado para que não haja desperdício monetário.
As promoções relacionadas a datas comemorativas também são técnicas usadas. Quantas vezes não vimos promoções de Natal? Os restaurantes amam aproveitar essas datas, e não estão errados.
Você pode se questionar: se são técnicas conhecidas, significa que não devo investir nelas? Não é isso que estamos dizendo.
Você pode sim investir nas promoções de um modo geral, mas não pode parar aí. Quanto menos você se limitar, melhor para as suas vendas.
O investimento em itens adicionais
Um dos modos atuais de impulsionar as vendas é por meio do investimento em itens adicionais. Essa é uma técnica muito aceita por parte dos clientes, que garantem mais pratos por pequenos preços.
Como essa é uma técnica relativamente nova, é comum que os donos de restaurantes não tenham muita prática. Como consequência, surgem algumas dúvidas.
Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de como acrescentar itens adicionais. Confira a seguir.
Garanta o bom funcionamento da plataforma
Para que o consumidor tenha mais contato com o seu sistema de delivery, é essencial que seu site funcione bem. A plataforma deve ser fácil de navegar e o processo de compra deve ser simples.
É interessante que você saiba posicionar o conteúdo. O seu cardápio deve estar em um local visível da primeira página. É importante disponibilizar uma aba de contato com o estabelecimento, por meio do número de telefone e endereço.
Não se esqueça dos preços dos pratos e dos itens adicionais. Se você oferecer algum item gratuito, isso deve estar claro para o consumidor.
Apresente os itens de maneira clara
Se você quer que o seu cliente tenha contato com itens adicionais, é importante saber posicioná-los. Vamos supor que o seu restaurante oferece doces, e a seção de bolos está com itens novos.
Você não deverá colocar esses elementos em qualquer lugar, ou eles não serão vistos. Isso pode gerar até reclamações por parte do público, que perdeu a oportunidade de acrescentar produtos.
No momento que o cliente clicar no bolo, os itens adicionais já precisam estar disponíveis. Não se esqueça de colocar preços em tudo que você oferecer.
Procure disponibilizar alimentos para todos os gostos
Sabemos que o seu restaurante possui um público-alvo, que foi estudado e melhor compreendido antes da criação do site. Porém, você deve entender que a colocação de itens adicionais te dá a oportunidade de expansão.
Você poderá conquistar um mercado que não fazia parte do seu público anterior apenas por meio de uma escolha inteligente. Para tornar o processo mais simples, aqui estão alguns mercados nos quais você pode investir:
- Comidas saudáveis: procure disponibilizar itens saudáveis para conquistar esse mercado. Você pode escolher uma fruta, saladas ou algum item de origem vegetariana. Se você quiser, pode transformar as suas bebidas em shakes nutritivos, algo adorado por esse público.
- Mistura de sabores: você pode transformar um prato se adicionar itens diferentes. Se o prato for salgado, por quê não optar por uma fruta, como o abacate ou a banana?
- Ingredientes culturais: uma boa pedida é tematizar um pouco os seus pratos com temperos típicos. Com a cultura globalizada, as pessoas tendem a ter uma boa aceitação desses itens. Alguns são até adorados, como as pimentas mexicanas ou algumas pastas, originárias de pratos árabes. A mistura, aqui, é a regra.
Ofereça complementos
Uma boa técnica para impulsionar as vendas é oferecer complementos que combinam. Agora, a perspectiva é diferente do tópico anterior.
Já ensinamos que você deve investir nas misturas. Porém, é igualmente importante valorizar as combinações conhecidas. O cliente pode se sentir inclinado a comprar itens adicionais se eles forem oferecidos pela equipe do restaurante.
Você deve tomar cuidado apenas para não se tornar insistente. Saber o momento e as circunstâncias nas quais você deve oferecer esses ingredientes é essencial.
Se o cliente selecionou um item que não possui boas combinações, não ofereça nada. Você pode estar perdendo uma oportunidade? Talvez, mas não há coerência nesse ato e seu consumidor pode se sentir incomodado.
Por outro lado, suponha que você trabalha com queijos. Essa é uma boa oportunidade para oferecer a complementação de um vinho. Todos sabem que vinho com queijo é uma excelente combinação.
Não se preocupe, pois todos os tipos de restaurante possuem alguma maneira de complementar seus pratos. Você só precisa achar o item correto e posicioná-lo em um local de interesse.
Qual a sua combinação favorita no cardápio de seu restaurante? Como você escolhe itens adicionais? Nos conte a seguir nos comentários!