Se você está pensando em ter um aplicativo próprio de delivery para seu restaurante, mas está com dúvidas sobre como incentivar o cliente a pedir por ele, ou migrar os clientes de marketplaces, este artigo é para você!
O Delivery Online
O delivery online é um setor em expansão. A possibilidade de pedir comida com segurança e sem sair do conforto de casa, é uma combinação que favorece o crescimento da adesão dos apps de delivery no mundo todo. Em um período em que o distanciamento social se mostrou indispensável, essa tendência se fortaleceu.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares revelou que apenas 25% dos negócios estavam presentes em aplicativos de delivery. Hoje, esse número é de 72%.
E para fugir das altas taxas cobradas pelos marketplaces e ainda promover sua marca, saindo à frente da concorrência, uma das principais tendências no delivery online é ter seu próprio aplicativo de delivery!
Por que incentivar o cliente a comprar pelo seu aplicativo próprio
- Segurança durante a Pandemia: Infelizmente, a pandemia ainda não acabou. Assim, a prioridade dos restaurantes é vender oferecendo a maior segurança possível. Nesse momento, usar o aplicativo de delivery para vender é a maneira mais segura para você e os seus clientes. E, além disso, o delivery online continuará uma tendência forte no pós-pandemia.
- Mais Lucro para o seu Restaurante: Os marketplaces cobram até 30% de taxa sobre os pedidos além da assinatura mensal. Já com app próprio você não paga comissões sobre as suas vendas!
- Mais Agilidade nos Pedidos: Receber seus pedidos com o aplicativo próprio, garante mais agilidade nos processos! Já que tudo fica centralizado em um só lugar. Você não terá mais problemas com linhas ocupadas, nem perderá tempo anotando pedidos manualmente.
- Mais Chances de Fidelizar os Clientes: Com um app próprio é possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas. A saber, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos.
7 maneiras de incentivar o cliente a pedir pelo seu aplicativo próprio
Confira a seguir como incentivar seus clientes a pedirem em seu aplicativo próprio.
1- Divulgue nas mídias sociais
Seus clientes precisam saber que o seu restaurante agora tem um aplicativo próprio de delivery. Já que, como diria o ditado “o que não é visto, não é lembrado”. Por isso, criar anúncios para o Facebook, Instagram e todas mídias de comunicação do seu negócio divulgando seu app fará toda a diferença! Você também pode divulgar de forma orgânica nas redes sociais.
Quanto mais clientes souberem do aplicativo, mais eles irão escolhê-lo na hora de comprar do seu restaurante.
2- Link do seu app nas Redes Sociais
Não se esqueça de colocar o link para baixar o seu aplicativo em todas as suas redes sociais! Isso facilita para que o cliente baixe o app rapidamente, sem precisar ir à loja do Google play ou Apple store. Além disso, sempre que um visitante entrar nas redes sociais do seu restaurante, ele poderá ver o link para e baixá-lo.
3- Divulgação offline
Direcione o cliente quando ele pedir pelo telefone
Essa é uma estratégia simples, porém muito eficiente, ou seja, toda vez que o cliente ligar para fazer o pedido, faça o possível para direcioná-lo para pedir pelo seu aplicativo, você pode oferecer algum desconto exclusivo por exemplo.
Balcão do restaurante
Crie panfletos informando a promoção do aplicativo e deixe no balcão do seu restaurante, espalhado nas mesas e principalmente na área do caixa, onde as pessoas pagam.
Folder e imã na entrega do delivery
Outra forma de divulgação eficaz é enviar panfletos e imãs de geladeira junto ao produto no delivery. Muitos restaurantes já fazem isso, então é uma ótima forma de divulgar o app. Crie panfletos exclusivos sobre a promoção no app.
Embalagem
Uma dica interessante é fazer sua embalagem personalizada e colocar a imagem do aplicativo ou o ícone do Play Store na embalagem para informar ao seu cliente que agora você tem o aplicativo de delivery próprio. Você pode até usar um QR Code que direciona para seu app!
Parcerias com estabelecimentos de outros segmentos comerciais
Uma outra ideia é a de expor os panfletos promocionais sobre o aplicativo em balcões de estabelecimentos que não sejam concorrentes, como é o caso de salões de beleza, academias, escolas, portarias de prédios entre outros. Claro que é necessário a autorização desses locais.
4- Direcione o cliente quando ele pedir pelo WhatsApp
Crie sua conta no WhatsApp Business e cadastre uma mensagem automática direcionando os clientes para sua loja online.
Como exemplo: “Olá, tudo bem? Agora estamos recebendo pedidos diretamente em nosso site. Isso facilita para você e agiliza o pedido. Clique nesse link e peça online, https://deliverydireto.com.br/seurestaurante”.
5-Cortesia/cupons de desconto na primeira compra
Às vezes, o cliente pode estar indeciso sobre comprar um produto pela primeira vez no aplicativo. Mas se ele tiver um cupom de desconto/cortesia para usar na primeira compra, com certeza não irá pensar duas vezes! É uma estratégia eficiente de curto prazo, já que o cliente precisa baixar o aplicativo para ter acesso à cortesia. Mas você precisa cuidar do pós download, pois os clientes precisam de bons motivos para continuarem comprando no aplicativo.
6-Promoções exclusivas para quem compra no app próprio
Atraia clientes oferecendo promoções exclusivas para quem comprar no aplicativo próprio. Promoções são um grande gatilho! No aplicativo próprio desenvolvido pelo Delivery Direto, você conta com ferramentas de marketing automatizadas para divulgar essas promoções!
E ainda pode utilizar o programa de fidelidade para aumentar a frequência de compra oferecendo incentivos para clientes recorrentes.
7- Crie senso de urgência
Para toda essa divulgação ser eficaz, coloque um prazo para que os clientes possam aproveitar a promoção do app. Nosso cérebro tende a dar mais atenção a oportunidades que estão com prazo para acabar, o que nos leva a agir mais rapidamente. E agir mais rapidamente nesse caso, é baixar o app e fazer o primeiro pedido o quanto antes.
Case de Sucesso: Como o Pin Burger migrou clientes de marketplaces para seu app próprio do Delivery Direto
Diego, do Pin Burger, hamburgueria localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, contou como fez para atrair clientes para seu app próprio do Delivery Direto:
“Em todos os pedidos de delivery, mandei um voucher de R$10 para a primeira compra ao baixar o aplicativo. Coloquei um QR code, que ia para nosso site para o cliente fazer o pedido na plataforma. Só com esse voucher, trouxe 62 pedidos para o aplicativo próprio.”
Sobre o Delivery Direto
Agora que você já sabe como incentivar seus clientes a comprarem pelo app próprio, entre em contato conosco para desenvolver um app próprio para seu negócio!
O Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016, com mais de 5 mil clientes. Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes! Nosso site e app são focados em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Tenha seu site e aplicativo próprio de delivery e aumente seu faturamento. Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e nossos planos.
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