Conforme o delivery vai se consolidando, é importante que o restaurante consiga criar formas novas de falar com os clientes e, principalmente, fortalecer a relação com eles. Para continuar crescendo, é fundamental inovar no delivery constantemente.
São diversas as possibilidades para incorporar inovações no seu plano de trabalho. Por isso, é uma boa identificar quais são as melhores alternativas para o seu público.
Antes de qualquer coisa, é fundamental estar por dentro das tendências que podem ajudar a atender às expectativas dos clientes. Mas há também algumas práticas importantes para que você possa criar estratégias que funcionem para manter o bom trabalho.
Vamos, então, te dar 4 dicas para aproveitar o marketing do seu restaurante para inovar cada vez mais no delivery.
Tenha um tratamento personalizado
Você já deve ter familiaridade com a ideia de que o consumidor atual gosta de personalização. Mas diferente do que se imagina geralmente, não basta que essa personalização esteja no primeiro contato com os clientes.
É fundamental que a personalização continue mesmo depois que o cliente já está fidelizado. Se ela serviu para atraí-lo até seu restaurante, é claro que ele vai esperar que ela permaneça com o tempo.
Para manter a satisfação e fortalecer a boa opinião do consumidor sobre a sua marca, é preciso tratar cada um como único. Não há como fugir da personalização se você deseja ter um relacionamento forte com seus clientes.
Mostre as novidades para os clientes
Um fator extremamente importante é não apenas ter inovações, mas também manter o seu cliente atualizado em relação a elas. Para que suas novidades sejam bem sucedidas, você deve mostrá-las para os clientes. Por isso você precisa ter ações que sejam planejadas em conjunto com o lançamento de um produto.
Uma forma de fazer isso é através do upsell (que inclusive pode ser usado na plataforma própria). Com ele, você pode sugerir um produto novo de modo a fazer uma ligação que faz sentido com a compra do cliente.
Lembre-se de sempre ter a preocupação de relacionar as novidades com algo que tenha a ver com as demandas e experiências dos seus clientes. Tente incorporar elementos que os façam sentir que sua marca está se dirigindo a eles no momento certo. Assim as novidades são notícias boas, que fazem todo o sentido para seu cliente.
Divulgue em cada oportunidade
Há diversas formas de fazer a divulgação do seu restaurante para os clientes que já são recorrentes. Pode ser tanto a divulgação de um produto novo quanto o incentivo da compra de itens que não têm tanta saída.
O uso de panfletos já é quase uma obrigatoriedade para quem quer levar os clientes para o delivery. Mas que tal aproveitar esse espaço para divulgar mais do que uma promoção ou condição especial? Aproveite para mostrar algum item do cardápio ou incentivar seu cliente a interagir com o seu negócio.
Incorpore a linguagem dos seus clientes, use elementos de que eles gostam e dê mais personalidade à sua marca. A ideia é que seus clientes vejam que você se transforma levando nas necessidades deles em conta e que está sempre pensando em incluí-los no seu crescimento.
Comemore seu crescimento com os clientes
Para que seu cliente se sinta mais próximo do seu negócio, uma boa ideia é incluí-lo em cada etapa do crescimento do seu negócio. A ideia é compartilhar suas conquistas e fazer o cliente se sentir parte delas.
Você pode aproveitar para criar condições especiais justamente para comemorar. Outra possibilidade é aproveitar para lançar produtos novos nesses momentos de comemoração. Ao mesmo tempo em que você oferece boas oportunidades para o consumidor, fortalece a imagem da sua marca.
Isso será muito positivo para o relacionamento de longo prazo com o cliente. Incluindo-o em momentos especiais do seu negócio, fica mais fácil manter a constância do seu crescimento.
Conclusão
Inovar no delivery é fundamental para garantir o sucesso do negócio. São diversas as formas pelas quais isso pode ser feito. Se você conseguir conciliar um bom serviço de delivery com uma inovação constante, já vai dar um passo grande em direção a um crescimento saudável.
O mais importante é que você crie estratégias bem pensadas para inovar no delivery ao mesmo tempo em que trabalha o relacionamento com os clientes. Inovação tem a ver com oferecer o que o consumidor espera e também buscar alternativas que sejam melhores para a operação do seu negócio.