Você acaba de abrir seu restaurante? Seu estabelecimento agora possui um serviço de delivery? Uma dificuldade frequente nesses processos está relacionada à divulgação. Muitas vezes, pequenos erros no marketing para novos deliveries podem causar prejuízos financeiros, além de afetar negativamente a imagem de seu negócio.
Se você é dono de um estabelecimento, deve ter notado que existe uma variedade extensa de estratégias de marketing. Esse quadro se tornou mais amplo com o crescimento do acesso à internet, que inaugurou o chamado marketing digital.
Seja por meio de campanhas online ou físicas, escolher corretamente seus investimentos pode ser o primeiro passo para ganhar a confiança dos clientes. Não há segredo no momento de optar por determinadas estratégias: você deve optar pelo marketing mais integrado ao seu mercado e às plataformas de maior uso atual.
Aqui vão então nossas maiores dicas e ideias valiosas que funcionarão com qualquer tipo de restaurante e com os mais variados modelos de novos deliveries.
1. Tenha perfis nas principais redes sociais
Atualmente, não há como fugir da internet: o cliente moderno está sempre conectado e gera demanda por serviços rápidos e práticos. Felizmente, as redes sociais tornam o processo de divulgação online algo mais dinâmico. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para conquistar novos consumidores.
Para realizar uma campanha virtual bem direcionada, você deve investir nas redes de maior público, como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Snapchat. Cada uma dessas plataformas possui um modo de funcionamento exclusivo. Porém, independentemente de em quantas e quais escolher estar presente, o detalhe é simplesmente marcar sua presença continuamente.
2. Use o Facebook para fazer marketing para novos deliveries
Até o momento, já foram registrados mais de um bilhão de usuários ativos no Facebook. Isso torna a plataforma um excelente meio de investimentos e uma maneira rápida de conquistar novos mercados.
Pensando nisso, profissionais da rede criaram um mecanismo para alavancar as publicações de uma página. Essa é a função dos chamados Facebook Ads. A ferramenta é paga, mas garante uma divulgação completa e eficiente, além de ser de simples criação.
3. Crie postagens de maneira correta no Instagram
O Instagram é uma rede com características muito particulares, principalmente pelo seu enfoque nos conteúdos visuais. Esse pode ser um desafio na divulgação dos serviços de um restaurante, fator que causa desistência por parte de gestores.
Porém, alguns passos essenciais podem garantir uma campanha de sucesso na plataforma e dão uma excelente imagem ao estabelecimento.
- Seja regular: aparecer para os consumidores ao menos uma vez ao dia garante que seu negócio seja constantemente lembrado. Para isso, você pode ter uma rotina de postagens baseada nos períodos do dia de maior engajamento da plataforma. Os seguidores aceitam de formas distintas a frequência e horário das postagens. Por isso é importante fazer testes e acompanhar a repercussão para definir sua melhor estratégia.
- Faça postagens exclusivas: uma das melhores ideias de divulgação por Instagram é utilizar a rede para postar cenas não acessíveis aos clientes normalmente. Alguns exemplos são os bastidores de eventos, a rotina de trabalho e o preparo de refeições. Você pode fazer isso tanto pelo formato padrão de postagem, quanto pelo Instagram Stories.
4. Produza engajamento na internet
Principalmente no caso de negócios que possuem um serviço de delivery, muitas ações podem ser pensadas para elevar o engajamento com o cliente. Por que não oferecer descontos nas entregas se uma localização de seu estabelecimento for colocada em postagens dos clientes?
Mexer com os valores do delivery é mais simples, uma vez que esse é um serviço independente dos preços do menu, por exemplo. Por isso, integre o ambiente virtual com as atividades de entrega.
5. Invista em programas de fidelidade
Uma ideia de marketing para novos deliveries com baixo custo e de grandes retornos é o investimento nos programas de fidelidade. Essas estratégias funcionam como um esquema de recompensas: o cliente realiza uma quantidade de pedidos e recebe um produto gratuito.
Esses programas também podem te ajudar a estar um passo a frente dos concorrentes. No momento da escolha, o consumidor pensará na opção com melhor custo benefício. São exatamente atividades como essa, de fidelização, que combatem os tantos serviços de delivery presentes nos aplicativos e em websites.
6. Ofereça cupons de desconto no delivery
Algo semelhante à dica anterior pode ser aplicado justamente nos serviços de entrega. Oferecer cupons de desconto no delivery no momento da compra na loja física, por exemplo, incentiva não apenas o retorno do público, como também a utilização do mecanismo.
Os descontos podem ser cumulativos e não precisam conter altos valores. A ideia aqui é utilizar o elemento financeiro com cautela, para que não resulte em grandes prejuízos.
Mesmo com taxas baixas de desconto, o cliente já se animará quando houver a necessidade de pedir à distância.
7. Faça marketing por e-mail
Esse é um mecanismo mais antigo e de baixo custo, mas que ainda funciona muito bem, até mesmo para marketing para novos deliveries. Você não deve descartar a utilização do e-mail em nome das demais redes sociais, algo que vem se tornando frequente.
Você pode, por exemplo, colocar um link de inscrição com e-mail em seu site, em seu serviço de delivery online ou em qualquer tipo de formulário, que você já conseguirá uma lista de divulgação. Assim, você pode promover desde eventos, até promoções exclusivas através desta plataforma.
8. Ofereça cursos relacionados ao segmento
Podemos dizer que essa é uma dica mais arriscada, mas que gera resultados excelentes se desempenhada com cuidado.
Primeiramente, você deve realizar uma pesquisa de mercado para saber se existe uma demanda real do público por cursos, aulas abertas e instruções no ramo alimentício.
Você também deve decidir como realizar esse investimento. O curso será gratuito ou pago? Presencial ou online? Qual será o tempo de duração das aulas? Quantos interessados estariam dispostos a pagar por isso? Essas são algumas das perguntas básicas, que devem ser prontamente respondidas no projeto inicial.
Lembre-se que qualquer programa de sucesso que leve o nome de seu estabelecimento trará muitos benefícios em relação ao aumento da procura e à fidelização mais rápida dos clientes.
Conclusão
Se você já entendeu todas as nossas ideias de marketing para novos deliveries, basta começar a colocá-las em prática e esperar pelo crescimento exponencial de seu restaurante e de seus serviços de delivery. A maioria das dicas não demanda muito tempo ou dinheiro, e gera resultados impressionantes.
Se, além dessas ações, você precisar de ajuda com o seu aplicativo delivery, o Delivery Direto é a melhor opção para você. Entre em contato com a gente se tiver qualquer dúvida, será um prazer enorme poder te ajudar.