Como motivar funcionários temporários em seu delivery

Como motivar funcionários temporários em seu delivery

Você sabia que os restaurantes e os hotéis foram os segmentos que mais cresceram no ano passado? A informação é do portal G1, que afirmou que esses setores cresceram 7,8%, enquanto o país passa por uma época de muito desemprego e recessão. Com essa crescente, é sempre importante saber como motivar funcionários temporários, além dos fixos, para que todo time esteja alinhado.

Se o ramo está crescendo, significa que muitas pessoas são contratadas para trabalhar nos restaurantes em geral. O motivo é simples: existe uma rotatividade muito alta de funcionários nesses locais.

Pense, por exemplo, na época do Natal. O número de clientes aumenta e você tem que contratar algumas pessoas por pouco tempo, como ocorre nos empregos de férias. Mas isso pode ser difícil.

Como fazer para motivar funcionários temporários, que não têm perspectiva de crescer de cargo? Aqui, nós te mostramos todos os passos para não errar na hora de dar um incentivo para essa equipe.

Demonstre estar interessado e agradecido pelo trabalho

É comum que a equipe não se sinta valorizada, especialmente quando é contratada por períodos determinados. Você não pode deixar que isso aconteça.

Nunca se esqueça de motivar funcionários temporários com sua atenção sempre que necessário. Se mostre agradecido sempre que um deles se destacar, é dessa maneira que um trabalhador se sentirá valorizado.

Tenha certeza de que você está ouvindo as sugestões e possíveis reclamações desse tipo de funcionário também. Ele deve se sentir valorizado como parte do estabelecimento.

Não separe sua equipe

Lembre-se: sua equipe é uma só, e ela pode incluir os funcionários de longo e de curto prazo. Separar as categorias pode até parecer mais prático em alguns casos, mas essa é uma maneira de estabelecer hierarquia e deve ser evitada.

Uma boa ideia é criar uma dupla que ajude a motivar funcionários temporários: coloque cada um deles para trabalhar em conjunto com algum membro permanente do restaurante.

Além de ser uma boa maneira de igualar os cargos, um trabalhador mais antigo pode guiar e treinar alguém que acabou de chegar. Assim, você também estará evitando problemas com o atendimento e com as entregas em geral.

Não esqueça de incluir os funcionários temporários nas suas ações nas redes sociais, afinal, ele também é parte do time.

Crie uma atmosfera mais social

Uma ótima maneira de motivar funcionários temporários é criar um clima de sociabilidade para que a equipe se conheça melhor. É claro que não precisa ser nada muito extravagante.

Você pode combinar uma saída depois do expediente ou um encontro de funcionários ali mesmo, no estabelecimento. Isso irá melhorar a relação de todos com o ambiente.

Sempre podemos sugerir, também, que a equipe faça algum tipo de curso relacionado ao ramo. Dar incentivos ajuda muito nesses casos, como veremos a seguir.

Lembre-se dos incentivos

Para essa dinâmica funcionar, você não precisa gastar muito, ao contrário do que é pensado. Oferecer algum tipo de recompensa pode ser uma ótima alternativa para motivar seus funcionários temporários e, via de regra, costuma dar muito certo.

Por exemplo: você pode optar por uma refeição grátis no seu restaurante, descontos no delivery ou até premiações mais elaboradas para os funcionários que se saírem bem no trabalho.

A decisão do incentivo, no final, vai depender de quanta verba você está disposto a usar, mas independente de qual seja, certamente será vista com bons olhos.

Utilize a comunicação da melhor maneira possível

É necessário que você sempre mantenha um contato próximo com toda a equipe para motivar funcionários temporários e permanentes. Mas é nesse tipo de contrato de curto período que você deve dar mais atenção a isso.

Pense que muitos poderão buscar em seu restaurante uma maneira de ganhar um pouco de dinheiro e sair. É sua tarefa evitar que eles pensem assim.

Para isso, mostre a toda a equipe como o trabalho de cada um pode contribuir para melhorar o estabelecimento como um todo. Esclareça que todos têm a responsabilidade de providenciar um atendimento excelente e que esse é o padrão do local.

Você ainda pode apresentar os valores e ideais de seu negócio antes de empregar efetivamente seus funcionários de curto prazo.

Agora que você já sabe como motivar funcionários temporários, basta aplicar as regras e conseguir o maior sucesso possível nas vendas.

Não se esqueça de alguns detalhes, como dar um treinamento igualitário para todos e contratar apenas quem realmente estará disponível até a totalidade do período. Estudantes são um público muito comum.

Você já colocou em prática algo parecido? Conte suas experiências aqui, é só comentar no nosso blog!

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