Você, dono de delivery, conseguiria prever quanto em vendas será capaz de gerar até o final do mês em seu negócio ou quanto conseguirá lucrar durante determinado período do ano? Ou ainda, quais são exatamente seus momentos de alto e baixo movimento? Se as respostas não estiverem na ponta da língua, ou baseadas em um “achismo” significa que você não está fazendo um bom controle de previsão de vendas, o que pode gerar desperdícios no estoque, mão de obra ociosa e consequentemente, prejuízo no faturamento. Confira nesse artigo: o que é previsibilidade de vendas, qual sua importância no delivery e o que é preciso para uma boa previsão de vendas. 

O que é previsibilidade de vendas

A previsão de vendas, também conhecida como forecast de vendas, é o cálculo aproximado de vendas e do faturamento que se deseja obter em certo período de tempo. É uma projeção que pode ser feita de modo mensal, trimestral, semestral ou anual para se ter noção de quais investimentos fazer e resultados que é capaz de alcançar.

Construída a partir de vendas realizadas em períodos anteriores, essa projeção também deve levar em consideração fatores externos e internos como as tendências do mercado de atuação, investimentos em marketing e a época do ano. Com o resultado desta previsão, é possível fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo mais certeiro. Ou seja, fica claro que é uma ferramenta de gestão que acaba com os “achismos” e coloca os números em uma visão concreta de futuro.

Por que a previsão de vendas é importante para para otimizar resultados no delivery

Quem empreende sabe que essa é uma atividade em que riscos sempre estão presentes, em maior ou menor medida. Por isso, sai na frente quem se antecipa a eles e consegue oferecer respostas para a maior parte dos problemas que possam surgir.

Ter uma previsão das suas vendas durante todo o ano, permite saber quais são os períodos de alto, médio e baixo movimento –  o que ajuda a traçar um planejamento antecipado para tentar reverter os momentos de baixa venda e a ter um melhor controle de estoque nos de alta venda. Sendo assim, a previsibilidade de vendas no delivery é importante pois:

  • Permite avaliar a necessidade de contratações de funcionários ou da realização de treinamentos;
  • Possibilita desenvolver uma estratégia que esteja de acordo com as necessidades dos clientes, já que, no processo, o negócio conhece melhor o seu público-alvo;
  • Compara número de novos clientes x antigos;
  • Torna possível se preparar para as variações do mercado, como a sazonalidade e o crescimento da concorrência;
  • Ajuda o negócio a ajustar o seu orçamento conforme a receita que será trazida pelas vendas no delivery;
  • Facilita o controle de estoque;
  • Viabiliza a elaboração mais eficiente de campanhas de marketing.

Como ter previsibilidade de vendas no delivery

“O que não é medido, não é gerenciado”, já dizia William Edwards Deming, notável estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano.

Em suma, isso quer dizer que se não olharmos para dados e estatísticas, e analisá-los, não podemos identificar pontos de acerto e de melhorias, nem traçar estratégias mais assertivas baseadas em dados concretos. Veja a seguir como ter uma melhor previsibilidade de vendas em seu delivery.

1-Acompanhe o fluxo de vendas e analise as sazonalidades

previsibilidade vendas deliveryNo segmento de restaurantes é comum identificar dias com maior ou menor fluxo de pedidos de delivery. Por esse motivo, quando falamos da previsibilidade de vendas para o food service é fundamental pensar nesta previsão.

Procure identificar as datas de sazonalidade que aumentam sua demanda, quais os dias de maior movimentação e os horários que possuem maior concentração de pedidos. A sazonalidade é um fator imprescindível de ser analisado durante uma previsão de vendas, especialmente em um delivery. Uma vez que fins de semana e feriados, como o Dia dos Namorados ou das Mães, tendem a movimentar de maneira diferenciada negócios desse tipo, é preciso estar preparado.

Ao efetuar previsões mensais e cruzá-las com os mesmos meses dos anos anteriores é possível estabelecer alguns padrões e utilizá-los como norte de seu cálculo. Com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante em mãos, busque desenvolver promoções atrativas para os dias de menor movimentação, atraindo clientes, otimizando a sua mão de obra e aumentando a lucratividade.

2-Escolha o recorte de tempo adequado

A ideia do forecast é prever o comportamento de vendas a partir de um histórico anterior que apresente alguma característica semelhante e que já tenha sido concluído, como mencionamos anteriormente. Ainda assim, é importante lembrar que as vendas também podem sofrer impacto de fatores externos, e portanto, são sempre muito dinâmicas.

Algo que, há seis meses, poderia sugerir um bom potencial de vendas, talvez já não indique o mesmo no presente. Por isso, a dica é utilizar um histórico de dados que seja renovado periodicamente. Certos métodos de previsão de vendas podem funcionar melhor com dados dos últimos três meses, enquanto outros talvez comportem recortes maiores ou, até mesmo, menores.

Por exemplo, depois do crescimento do delivery desde 2020, você não poderá prever um comportamento de compra exato ao comparar um dia de vendas dos dias dos pais de um ano sem pandemia, para um ano pós pandemia. Por isso, não existe regra, e você precisa estar atento ao que funciona melhor para seu negócio e ao que está acontecendo no mercado.

3-Tenha uma base dados

BASES DE DADOS previsibilidade vendas delivery

A base de dados é uma solução essencial para qualquer negócio. Ela processa informações provenientes de diversas fontes e ajuda a avaliar o cenário atual da empresa, assim como as possibilidades e tendências futuras. O objetivo é proporcionar condições do delivery operar com inteligência, precisão e qualidade, sempre com decisões baseadas em dados.

Como ela funciona e por que é importante?

A base de dados funciona a partir da coleta de um grande volume de informações dos processos internos e externos da empresa. Esses dados são reunidos, processados e analisados, com o objetivo de ampliar a visão sobre o negócio e estruturar estratégias de vendas mais certeiras no delivery. Esses registros podem vir das interações com clientes, de procedimentos internos e até de interações com o mercado externo.

É uma ferramenta essencial para ter sucesso no delivery. Ela instrumentaliza os gestores e colaboradores com os conhecimentos necessários para entender melhor o perfil do consumidor, para criar estratégias de marketing mais efetivas e direcionar a equipe. Além disso, ajuda no lançamento de produtos e na identificação de tendências.

Por exemplo, se você conta com um sistema para processar as informações, é possível saber qual prato vende mais e criar promoções com esse artigo. Consultando a base de dados você também saberá qual o prato mais pedido por um consumidor específico, preferências que o cliente tem em relação a ingredientes e diversas outras informações. Isso ajuda a personalizar a venda, promovendo a fidelização.

Portanto, para as dicas anteriores, se você não possuir uma base de dados e histórico de vendas, dificilmente conseguirá ter uma previsibilidade de vendas correta no delivery.

Será a base de dados e o histórico de vendas que te ajudará a identificar padrões que permitam traçar projeções mais confiáveis. Para muitos empreendimentos, a dificuldade começa justamente aí: capturar e gerenciar esses dados. Esse é um problema comum para quem utiliza apenas planilhas para o controle da operação. Nessas situações, é fácil observar inconsistências no registro dos dados ou, pior: a falta deles. É justamente nesse tipo de cenário que um CRM pode se tornar especialmente útil. Mas o que é CRM?

O CRM na previsão de vendas

O CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, em português quer dizer Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Trata-se de um software que auxilia os restaurantes a terem um completo cadastro de seus clientes, bem como opções de se relacionar com eles.

Através do CRM, você pode identificar quais clientes compram mais e são mais recorrentes, os que compram pouco, mas regularmente e os que compraram apenas uma vez.  Para ter uma estratégia efetiva de CRM, você precisará coletar dados de todos os pedidos que são feitos em seu delivery, separá-los em grupos ou fazer um cruzamento de dados. Recomenda-se também que todo tipo de comunicação ou interação realizada com um determinado cliente seja lançada em seu perfil no CRM. Informações coletadas em trocas de e-mail, conversas por telefone ou via aplicativo de troca de mensagens.

Com essas informações é possível traçar uma previsão de vendas para determinado período e ainda planejar ações diferenciadas para cada público a fim de atraí-los e torná-los clientes fiéis.

4-Invista em um canal próprio de delivery

Se seu delivery usa marketplaces, você já deve saber que eles não fornecem os dados dos clientes e além disso, a regra do “jogo” fica a comando deles, já que eles podem não mostrar sua loja em determinado momento e a previsão de vendas que você fez para aquele dia e o seu faturamento, são prejudicados.

Já o popular aplicativo de mensagens, o WhatsApp, pode causar problemas operacionais, erros no controle de dados e falta de assertividade no marketing. Por isso, investir em um canal próprio de delivery, como o Delivery Direto, com certeza vai te ajudar na previsibilidade de vendas do seu delivery. Isso por que a plataforma conta com:

1-CRM

O Delivery Direto oferece um módulo em que você pode fazer sua captação de dados e gestão do CRM de uma forma rápida e eficaz.

2-Painel de relatórios 

Imagine uma ferramenta que te ajuda no controle diário de pedidos, receita por dia, ou por período, e produtos mais vendidos. A ferramenta de estatísticas coleta, organiza e interpreta dados. É uma coleção de informações que te auxiliam na tomada de decisões, para que você possa resolver diversas questões:

– Controle seu dia a dia: Tenha acesso a receita do seu delivery e número de pedidos por dia e por horário. Tais informações, detalhadas por dia e hora, permitem visualizar graficamente os “picos” de movimento. 

– Saiba o que mais vendeu em um período: Tenha controle dos produtos que mais vendeu e prepare seu estoque. 

– Entenda o comportamento de seu cliente: É possível obter relatórios a respeito do comportamento de compra dos clientes, se os clientes do período, em sua maioria, são “novos clientes” ou se já fazem parte da clientela do restaurante; se a preferência de compra é através dos apps, desktop ou mobile; e quais as formas de pagamento mais utilizadas. 

– Faça projeções com seus dados: Ter dados a mão para planejar o futuro do seu delivery é essencial. Comparar por períodos o número de pedidos te ajuda a entender como funciona seu fluxo de caixa.

3- Cupons de desconto personalizáveis e notificações push 

São excelentes ferramentas para utilizar em momentos de baixo fluxo de pedidos para incentivar as vendas.

Conclusão

Não resta dúvidas que para ter uma previsibilidade de vendas do seu delivery de forma certeira, você precisa captar e gerenciar dados.  Seguindo todos as estratégias anteriores, você fica no comando do seu negócio, sem achismos e sem sofrer surpresas com altas e baixas nas vendas por conta de fatores externos.

Sobre o Delivery Direto

O Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016, com mais de 5 mil clientes. Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes! Nosso site e app são focados em conversão de vendas, com facilidades para você e para seu cliente. Para conhecer todos os planos e funcionalidades da plataforma e saber mais sobre como podemos ajudar seu delivery, é só solicitar contato com nossos especialistas.