O mercado de gastronomia é tão competitivo que apenas ter uma boa comida e um bom atendimento não é mais suficiente para que o restaurante sobreviva. Promoções se tornaram algo obrigatório, mas como criar promoções bacanas e criativas para se diferenciar dos concorrentes? Nós do Delivery Direto vamos te dar 13 ideias:

1) Programa de fidelidade

Um dos mais populares e eficientes de todos. Esse tipo de promoção é excelente pois incentiva a fidelização dos seus clientes. IMPORTANTE: Ele deve ser usado sempre em conjunto a uma promoção de atração de novos clientes como por exemplo, um desconto para primeira compra.

2) Cupom de desconto para aniversariantes

Bem popular também. A grande vantagem é que geralmente essa promoção vem acompanhada de uma compra maior, ou seja, sempre que o aniversariante for fazer o pedido, ele sempre vai convidar amigos ou colegas de trabalho para fazer o pedido junto.

Nesse caso é bacana criar uma promoção que dê para ser compartilhada entre amigos como por exemplo um desconto de 10% no total da conta ou uma sobremesa grátis.

O desafio dessa promoção é que o cliente tem que ter conhecimento dela no período do aniversário. É necessário usar ferramentas como o Delivery Direto que automatiza a divulgação desses cupons próximo a data de aniversário do cliente.

3) Programa de indicação

Esse tipo de promoção tem se tornado cada vez mais comuns com a popularização dos smartphones e aplicativos de celular.

A dinâmica é simples: seu cliente indica um amigo e se esse amigo comprar, os dois ganham algum brinde. Funciona como um vírus em que as pessoas vão convidando amigos de forma exponêncial.

O desafio é tecnológico. É quase impossível gerenciar esse tipo de promoção sem uma ferramenta tecnológica por trás. O Delivery Direto tem essa ferramenta em seu sistema e também pode ajudar.

4) Entrega grátis a partir de X reais

A reclamação mais comum no mercado de delivery é o custo da entrega. Os olhos dos clientes brilham quando descobrem esse tipo de promoção.

Duas coisas que você precisa saber antes:
1) qual é seu custo do motoboy
2) qual a sua margem por pedido feito

Baseado nisso, você deve calcular a partir de que valor do pedido, a sua margem cobre o custo do motoboy.

Parece algo difícil de fazer, mas a efetividade dessa promoção é muito alta. Principalmente por que ela aumenta muito o valor médio dos pedidos dado que seus clientes vão adicionar bebidas e sobremesas e também vão convidar seus colegas de trabalho para pedir junto. Vira um boca a boca fantástico pois mais pessoas vão conhecer seu restaurante.

5) Sobremesa grátis a partir de X reais

A estratégia é a mesma da entrega grátis. Ela é menos efetiva mas se você ainda não estiver seguro com a entrega grátis, dar uma sobremesa pode ser o primeiro passo para sentir essa promoção.


6) Um brinde na sua próxima compra

Um brinde simples (desde uma bebida até um presente tipo chaveiro) pode ser aquele empurrãozinho para incentivar a fidelização de seu cliente. Assim como o programa de fidelidades um brinde na próxima compra tem o mesmo objetivo.

Apesar dela ser menos efetiva do que o programa de fidelidade, ela é muito simples! Um vale-brinde anexado no pedido de delivery já é suficiente para divulgar essa promoção

7) Promoções sazonais

Promoções de dia das mães, dia dos namorados, dia do hamburger, dia da pizza são uma estratégia bacana para dar um aumento pontual no faturamento do mês. O foco desse tipo de promoção é gerar buzz e relacionamento com seu cliente. Não espere um aumento de fidelização grande ou atração de novos clientes.

Cuidados necessários para essa promoção:

1) é preciso ter constância. Não adianta fazer 1x no ano, você precisa ter um calendário de promoções

2) por ser uma promoção sazonal, você vai precisar se preocupar com a divulgação dela e acertar o timing. Se errar no momento e no canal de divulgação, provavelmente será um desperdício de tempo e dinheiro.

8) Segundo prato por 50% ou 2 bebidas pelo preço de 1

A ideia desse tipo de promoção é fomentar o boca a boca do seu restaurante. Provavelmente sua margem vai cair ao fazer essa promoção mas o ponto positivo é que ela só funciona se seu cliente convidar um amigo para fazer o pedido junto.

Uma sugestão eficiente é obrigar que o segundo prato seja o mesmo do primeiro. Dessa maneira você mantem a eficiência operacional e sua margem não cai tanto

9) Refrigerante de 2 litros por R$2

Muito similar a estratégia acima, o objetivo aqui é fomentar o boca a boca. Ninguém pede um refri de 2 litros para beber sozinho! Essa promoção vai incentivar que seu cliente convide amigos para pedir junto.

10) X de desconto toda a segunda feira

Esse tipo de promoção tem dois objetivos: gerar movimento nos dias mais fracos e aumentar a recorrência de seu cliente.

Se seu dia mais fraco for domingo, então distribuia panfletos juntos com seus pedidos ou mande mensagens para seus clientes atuais convidando eles para fazer um novo pedido no dia de menor movimento.

11) X de desconto para pedidos feitos antes das 11:30

Um dos grandes desafios de ser dono de um restaurante é que a maioria dos pedidos se concentram das 12:00 até as 13:30. Qualquer erro na operação nesse período é um prejuízo tremendo.

Diminuir a sua margem mas incentivar seus clientes a pedirem em horário alternativos é uma boa troca e evita atrasos, clientes reclamando, etc.

12) X de desconto para pedidos depois das 14:00

A mesma estratégia a cima somada ainda que você evita desperdício de comida!

13) Combo com bebida + precificação inteligente

Combos são de longe uma das mais efetivas estratégias. A mágica está em como montar um combo que mantém seu lucro e atrai clientes.

Um conceito importante para os combos é o DECOY, esse texto vai te ajudar muito a montar seus combos: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/decoy-marketing-preco-e-as-vendas/

EXTRAS: Algumas dicas importantes!

Não faça promoções muito agressivas na esperança de que vai ganhar dinheiro na recorrência do seu cliente. Você não pode ter prejuízo ao realizar uma promoção. Você pode sim reduzir a sua margem e compensar essa perda com o aumento no número de pedidos, mas prejuízo é algo que você deve evitar! Lembra a época das compras coletivas? Muitos restaurantes tiveram problemas pois acreditaram que a recorrência dos clientes viria, mas no fim atraiu apenas os “caçadores de promoção” e não clientes fiéis.

Dê preferencia para promoções que valorizem a fidelidade do seu cliente ou o aumento do ticket médio. Espante os clientes “promoçeiros” que vão atrás só dos restaurante que dão o maior desconto.

Um outro aspecto importante é a constância dessas promoções. É bacana sempre ter algo disponível para seu cliente. Ou você cria um calendário de promoções ou cria promoções vitalícias como, por exemplo, o programa fidelidade.

Também se preocupe em como divulgar essas promoções nos canais certos. Não adianta divulgar um programa de fidelidade para clientes que não conhecem seu restaurante, para esse tipo de campanha, você precisa reforçar a divulgação para sua base de clientes atuais, por exemplo, mandando um panfleto grampeado no pacote de delivery de todos os pedidos.