Os benefícios de um sistema de delivery são imensos no contexto atual. Porém, muitos donos de restaurante não conseguem identificá-los. Foi por causa dessa demanda que surgiu a psicologia para pedidos online.
Essa técnica fornece estratégias eficientes para que você tire o maior número de vantagens desse tipo de atividade. O segredo é o planejamento de cada ação e o entendimento das vontades e limitações dos clientes.
Sabemos que poucas pessoas estão familiarizadas com a psicologia para pedidos online. É por isso que estamos aqui para ajudar. Vamos te auxiliar no processo de entendimento desse assunto e te passar algumas dicas de implementação.
Entendendo a psicologia para pedidos online
Todo assunto referente a psicologia pode ser resumido, basicamente, a análises de diferentes tipos. O que, então, devemos analisar quando se trata de serviços de delivery?
Algumas pessoas podem pensar que não há espaço para análises psicológicas em um restaurante, mas não é bem assim.
Se você parar para pensar, há um intermédio entre você e o cliente. Se há a comunicação com o outro, certamente há espaço para estes tipos de análises.
O cliente é o seu objeto de estudo quando tratamos da psicologia para pedidos online. O método de pedido é o seu segundo tema de estudos. Vamos entender melhor essa afirmação.
Os pedidos por telefone
Você deve começar entendendo a relação do cliente e do estabelecimento com pedidos por telefone.
Uma conversa por telefone desse tipo costuma ser rápida. O cliente já tem em mente o seu pedido, e a função do receptor é anotar essas informações. Sabemos que o consumidor não pretende modificar sua escolha quando liga para o delivery.
É por isso que você não deve questionar o pedido feito. Basta anotar e mandar ao encarregado.
Se você quiser, há a opção de oferecer alimentos adicionais. Uma sobremesa ou bebida são boas opções. O cliente não pensará muito para tomar a decisão, tornando a compra possível.
Os pedidos online
Quando o cliente está em seu espaço físico, os estímulos para escolher o pedido são visuais ou por meio da fala. É comum que o cliente queira entender melhor quais são os ingredientes ou peça algo que viu em outra mesa.
Quando estamos falando da psicologia para pedidos online, devemos considerar esses mesmos estímulos. O cliente ainda prefere escolher por estímulos visuais, e a sua tarefa é garantir que isso seja atendido.
É por isso que você deve colocar imagens em sua galeria. O público deve conseguir ver as imagens do alimento de diferentes ângulos, ler a descrição e saber detalhes adicionais.
Nos sistemas de delivery online, o cliente ainda pode se sentir livre para pedir algo novo. Essa é uma ação que raramente faz parte do cotidiano de pedidos em restaurantes físicos.
É por isso, também, que você deve oferecer um menu completo em seu site. Assim, você dará todas as condições de escolha de novos pratos.
Como tornar pedidos online atrativos?
Agora que já entendemos o básico da psicologia para pedidos online, podemos seguir com as nossas dicas exclusivas. Aqui, você saberá como usar das técnicas de análise para aumentar o fluxo do delivery.
Possibilidade de pedir por mais pratos
Quando trabalhamos com pedidos online, é mais fácil fazer com que o cliente alargue suas opções ao longo do processo. Você deve, nesse sentido, oferecer todas as condições para isso.
Quanto mais atrativas forem as comidas do menu, maior é a chance do consumidor escolher uma sobremesa ou prato adicional. Já falamos que as imagens são essenciais nesse processo.
Outro elemento que pode ajudar é o design do site. Você deve manter as coisas bem separadas em tópicos. O público interessado deve achar a seção de entradas, pratos principais e bebidas rapidamente.
Implementação de add-ons
A psicologia para pedidos online tenta antecipar o que o seu cliente pode querer ao optar por um prato. Isso deve estar presente em seu sistema de delivery. Mas como fazer isso?
É importante complementar o seu menu inicial com os add-ons, ou seja, adicionais que farão o prato ficar mais completo. Dessa maneira, uma pop-up aparecerá no momento que você selecionar uma compra.
Nesse modelo de propaganda, você deve colocar pratos complementares, bebidas e demais itens válidos.
Observar quais complementos seus clientes mais pedem no dia a dia pode te dar boas dicas. Talvez o prato de salmão com salada fique mais atraente com um adicional de seleta de legumes. Repare os hábitos dos seus clientes.
Desse modo, a possibilidade de compra de mais itens aumentará. Às vezes, o cliente nem estava pensando em adquirir o item ofertado. No momento em que você coloca aquela opção, ele perceberá que os pratos se complementam.
Observações finais
Depois de entender como podemos usar a psicologia para pedidos online, você deve estar se pensando: mas essas estratégias não são simples expansões das possibilidades de compra do cliente?
Em termos muito simples, é isso que acontece. Porém, você deve notar que esse tipo de ação gera benefícios para seu estabelecimento, principalmente quando o assunto é o retorno econômico.
Sabemos que há um investimento em melhores imagens, em propagandas e até em análises de mercado. O retorno, entretanto, é praticamente garantido.
Muitos métodos de análise comportamental foram empregados nessas técnicas. Por isso, confie em sua atuação.
O que você está esperando para juntar a psicologia ao seu sistema de pedidos online? Essas técnicas já ajudaram o seu negócio? Queremos saber das suas experiências. Não se esqueça de comentar em nossas redes sociais.