Mais um inverno se inicia, com o frio intenso, é hora de fazer algumas mudanças para que as vendas do seu restaurante não congelem! Confira neste artigo 5 passos para aquecer suas vendas no inverno.
1- Acrescente pratos quentinhos ao seu cardápio
Como já sabemos, quando as temperaturas despencam, a demanda por pratos quentes dispara. Por isso, acrescente opções em seu cardápio como:
- Caldos e sopas
- Fondue;
- Massas com molhos mais pesados;
- Risotos;
- Ensopados;
- Feijoada;
- Escondidinho;
- Bolinho de chuva;
- Chocolate quente;
- Bolos com calda quente;
- Opção de diferentes tipos de café;
- Carta de vinhos.
Vale inclusive apostar em esquema de rodízio, como por exemplo: Rodízio de caldos e fondue.
Uma boa maneira de aquecer suas vendas no inverno é deixar claro em suas comunicações que essa inclusão de novos pratos são apenas para o inverno, assim você criará um senso de urgência e uma motivação a mais para seus clientes os experimentarem.
2-Programe eventos temáticos
O período do inverno é cheio de celebrações, como os festejos tradicionais juninos e julinos. Aproveitando isso, que tal programar um evento temático junino, com pratos e ingredientes típicos inclusos no cardápio?
Vale apostar em um menu com milho, canjica, paçoca, entre outros. Abuse da criatividade e não esqueça de decorar seu restaurante de acordo com a temática para o dia do evento.
3- Prepare o ambiente do restaurante para o frio
Para tornar o ambiente do restaurante mais convidativo e quentinho, você pode investir nos seguintes itens:
- Tapetes;
- Cortinas nas janelas;
- Aquecedores;
- Velas nas mesas;
- Oferecer manta aos clientes.
Com certeza dessa maneira você vai aquecer não só seus clientes neste inverno, como também suas vendas.
4- Invista na divulgação
É importante que você use as redes sociais para divulgar o cardápio de inverno e qualquer promoção ou evento que você irá realizar! Use e abuse da criatividade para se destacar da concorrência.
Não se esqueça também de investir em anúncios pagos para alcançar um número maior de pessoas. Vale memes, fotos com cenário típico, vídeos, enfim, o que se encaixar melhor com seu público.
5-Intensifique o serviço de delivery
Apesar dos esforços para atrair o público para seu salão, o inverno ainda sim é uma época em que muitas pessoas preferem ficar em casa e pedir mais delivery ao invés de ir até o restaurante. A demanda pelo serviço chega a aumentar entre 20% a 50% em relação ao verão.
Por isso, para aquecer as vendas do seu restaurante neste inverno, invista pesado no delivery! Aqui vão algumas dicas:
5.1 Aposte em embalagens adequadas
A embalagem é um dos pontos mais importantes do delivery. De nada adianta a refeição ser preparada da melhor forma possível, com os melhores ingredientes, se a comida não chegar com boa apresentação ao cliente.
No inverno, em especial, é essencial que ela chegue em uma temperatura quente. Embalagens que retenham o calor, perfeitamente lacradas são ideias para os dias mais frios. As de isopor e papel alumínio são ótimas para garantir que o alimento chegue quentinho na casa do seu cliente.
Além disso, é preciso estar atento à sacola que envolverá a embalagem e também o lacre da mesma. Para pratos mais líquidos, como sopas e molhos, a tolerância para vazamentos deve ser zero. Um estudo da Galunion e Qualibest revelou que 51% dos clientes já deixaram de comprar em um delivery por problemas na embalagem.
Apostar em embalagens temáticas instagramáveis de inverno também pode ser uma boa opção.
5.2 De olho em sua equipe de entrega e organização das rotas
Depois de encontrar a embalagem perfeita para armazenar o alimento, você precisa garantir que a entrega do restaurante seja eficiente. O ideal é que o prato seja enviado para o cliente assim que ficar pronto, quanto mais rápido, melhor.
É importante ter planejamento para agrupar as entregas em locais próximos. Isso faz com que o trajeto seja otimizado e consequentemente, que a entrega seja mais rápida e que o produto chegue em boa temperatura.
Com uma demanda em alta, é provável que você precise contratar motoboys temporários ou apostar em entrega terceirizada.
5.3 Invista em uma plataforma própria
De nada adianta você se preparar para aumentar sua demanda de pedidos se você não tiver um bom canal de vendas.
Isso significa que:
- Sua operação de vendas deve ser automatizada, para que você não perca pedidos de WhatsApp e Redes sociais, além de evitar erros de anotação manual;
- Você não deve pagar comissão por venda, assim pode economizar e ter mais lucro;
- É bom contar com ferramentas de marketing para divulgar promoções e oferecer cupons de desconto e programas de fidelidade;
- É importante que este canal de vendas seja intuitivo, fácil de usar e com boa estabilidade.
E tudo isso você encontra no Delivery Direto! Além das vantagens citadas acima, com o site e app próprio do Delivery Direto você contará com:
- Integração com WhatsApp e Redes Sociais;
- Inteligência artificial para recomendação de produtos;
- Gestão completa da área de entrega;
- Cupons de desconto personalizáveis e email marketing;
- Relatórios Estratégicos de vendas;
- Melhor experiência de compra do mercado;
- Site e App otimizados para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Design customizável;
- Integração com Pixel do Facebook;
- Integração com empresas de logística;
E muito mais! Sem pagar comissão por pedido.
O Delivery Direto
Somos líder de mercado no desenvolvimento de site e aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 5 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Bobs, Grupo Rão. Temos 3 diferentes planos para atender qualquer tipo e tamanho de negócio.
Veja o depoimento de um de nossos clientes que aumentou as vendas no inverno através das ferramentas da plataforma:
Gabriel: “O Delivery Direto foi muito importante no inverno. Ele me ajudou a impulsionar as vendas em dias de frio ou chuva. Quando o movimento estava ruim eu ia lá na plataforma e criava uma promoção, um cupom de desconto, ou reforçava sobre o programa fidelidade e aí as pessoas esqueciam da chuva, do frio e compravam. Também fazia frete grátis, mas apenas dentro de um determinado horário. Então com essas ferramentas eu conseguia ir de um dia fraco com R$150 em vendas e terminar a noite com mais de R$1000. ”
Para não deixar suas vendas congelarem neste inverno, siga nossas dicas e entre em contato conosco para saber mais sobre como o Delivery Direto pode te ajudar!