Com a queda dos casos de Covid-19, as pessoas já estão pensando em viagens que irão realizar entre dezembro e fevereiro, ou seja, no verão. O número de turistas nas principais cidades brasileiras costuma aumentar neste período. E com a reabertura dos salões, a oportunidade de atrair estes turistas para seu restaurante e aumentar suas vendas é excelente! Seu estabelecimento está pronto para a alta temporada? Confira as dicas que separamos!
Cenário atual do Turismo
Embora a pandemia ainda não tenha acabado, o cenário tem se tornado cada vez mais positivo com a queda dos casos de Covid-19. Por isso, bares e restaurantes, ainda seguindo medidas de distanciamento e higiene, voltaram a abrir, assim como cidades turísticas passaram a ter um maior número de visitantes, com previsão de receberem ainda mais no verão e alta temporada.
Uma pesquisa da Opinion Box revelou que do total de pessoas entrevistadas, 86% já pensam em viajar e 35% planejam retomar as viagens assim que forem vacinadas. O que mostra que o setor de turismo deve ser promissor entre o final deste ano e começo de 2022. E para aproveitar a oportunidade de alavancar as vendas, donos de restaurantes e bares precisam se planejar para receber esse volume de turistas.
Para garantir um atendimento diferenciado e encantar os clientes, é fundamental a dedicação de toda a equipe. Pensando nisso, reunimos algumas estratégias importantes para você preparar o seu restaurante para os turistas e, consequentemente, impulsionar suas vendas durante a alta temporada.
Crie uma decoração diferenciada
Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eles não se importam apenas com o produto adquirido, mas também com toda a experiência de compra ou serviço. Por isso, a decoração é uma das peças fundamentais, principalmente para atrair marketing positivo e orgânico nas redes sociais para captar e fidelizar clientes.
Quanto mais interessante é a decoração de um restaurante, mais o cliente terá vontade de permanecer, de tirar fotos e de compartilhar. Através desse compartilhamento entramos no famoso marketing boca a boca: aquele onde clientes em potencial se deparam com essas fotos nas redes e se sentem instigados a visitarem seu estabelecimento.
Elabore um cardápio especial
A maioria dos turistas quer obter a experiência da culinária local, então capriche no cardápio e ofereça opções que divulguem a gastronomia da região. Como estaremos no verão, opções que refrescam as altas temperaturas, como sucos e sorvetes, também são muito bem vindas. Trabalhar com ingredientes sazonais também pode ser uma boa opção. Procure oferecer cardápios em outros idiomas, como o inglês e espanhol, para o conforto de clientes estrangeiros.
Treine seus funcionários
É importante que sua equipe esteja bem preparada não só para lidar com o alto movimento e atender aos clientes com excelência e agilidade, mas também saiba vender os pratos, esclarecer dúvidas e ser proativa para fazer o cliente se sentir especial. Sendo assim, capacite os seus profissionais para que eles possam oferecer qualidade em seu trabalho.
Um diferencial é ter colaboradores que conheçam e estejam familiarizados com os pontos turísticos da cidade, pois os turistas também gostam de pedir conselhos sobre lugares especiais para visitarem. Além de ter funcionários que falem o básico da língua inglesa para possíveis visitantes estrangeiros.
Se houver a necessidade, não hesite em contratar funcionários temporários. Empregos sazonais contribuem para que seus colaboradores não fiquem sobrecarregados, além de permitir que todos os seus clientes sejam bem atendidos.
Fique de olho no estoque e negocie antecipadamente com fornecedores
Com uma demanda maior em alta temporada, o estoque precisa estar abastecido para evitar que os produtos faltem quando os clientes mais buscam o seu negócio. Afinal, seria ruim para sua imagem se determinado prato divulgado em suas redes não estivesse disponível, concorda? Por isso, além de um bom controle do estoque, é necessário estratégias mais eficientes de negociação e compras antecipadas com fornecedores.
Ofereça preços atraentes e faça promoções
Existe uma prática em locais turísticos de aumentar os preços a valores exorbitantes, mas cuidado para não afastar os clientes, que podem perder a vontade de saborear os pratos se acharem os preços muito altos para o que é ofertado. Além disso, você pode investir em promoções para atrair o público, como por exemplo:
- Bebida em dobro em um determinado horário;
- Sobremesa grátis a partir de um valor gasto;
- Combos promocionais;
- Desconto em porções para famílias;
- Upselling;
- Cupom de desconto para próxima compra – isso pode fazer com que o cliente volte ao seu restaurante durante o período em que estiver na cidade.
Mas antes de oferecer promoções, analise seus custos e rendimentos para não sair no prejuízo e acabar vendendo o produto abaixo do preço. Atenção à margem de lucro! Depois da análise financeira, defina quais produtos serão promocionados e qual o valor.
Atenção a divulgação
Para que todas as suas ações e estratégias tenham êxito, tenha uma comunicação bem alinhada, online e off-line. Além de distribuição de panfletos na cidade, é essencial que o seu estabelecimento tenha uma presença forte em redes sociais como Facebook e Instagram. Além de dar mais credibilidade, é possível alcançar um número maior de turistas com essas ferramentas. Por isso:
- Invista organicamente:
Poste nas redes sociais sobre seus produtos e promoções. Tenha em mente que a qualidade das fotos deve ser alta. Uma pesquisa do Sebrae revelou que para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão. Invista em fotos criativas e que tenham o potencial de atrair os clientes e dar água na boca.
- Poste vídeos:
Eles também são uma ótima ferramenta para conquistar turistas. Por que não produzir um contando a história do seu bar ou restaurante? Ou mostrando bastidores da produção dos pratos. A Primis, uma plataforma que otimiza tráfego de vídeos, mostrou um aumento de 20% nas visualizações e um crescimento de 67% no engajamento com esse formato no último ano.
- Invista no tráfego pago:
O Facebook para Negócios permite que você gere anúncios geolocalizados do seu restaurante. Isso significa que você pode direcionar o seu conteúdo para ser visto por determinada localidade — como as proximidades do seu estabelecimento, falando com quem realmente tem grande potencial para comprar de você.
Cadastre-se no Google Meu Negócio
Cadastre-se no Google Meu Negócio e em sites de avaliação, para que as pessoas que estão na cidade, ao buscarem restaurantes locais, possam visualizar o seu estabelecimento. Nos seus perfis de redes sociais não se esqueça de manter atualizados todos os dados do local, como endereço, horário de funcionamento, telefones, facilidades para estacionamento, formas de pagamento, etc.
Faça parcerias
A relação entre o segmento de alimentação e hospedagem é muito próxima, principalmente neste período de férias. Converse com representantes de hotéis, hostels e outras empresas do setor de turismo e proponha parcerias como descontos especiais para os hóspedes. Distribua panfletos, cartões de visita e outros materiais do seu restaurante para que os locais de hospedagem possam recomendá-lo aos turistas.
Uma outra estratégia é a utilização de influenciadores digitais locais. Eles podem publicar vídeos e fotos sobre os seus pratos e contribuir com uma divulgação espontânea. Estas pessoas geralmente são pagas para divulgar um determinado produto ou serviço, interferindo na tomada de decisão das pessoas.
Delivery e retirada no balcão
A pandemia de coronavírus alterou o comportamento dos brasileiros. Um deles foi o hábito de pedir delivery. Os gastos com esse serviço cresceram 149% no último ano, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais.
Em um estudo da Adyen, 63% dos brasileiros entrevistados afirmaram que passaram a usar mais apps de delivery ou retirada de comida (take out) durante a pandemia. E 57% pretendem continuar pedindo delivery mesmo com a reabertura dos restaurantes. E ainda, 39% dizem que devem diminuir a frequência com que visitam bares e restaurantes.
O delivery se tornou sinônimo de conforto e praticidade. Por isso, é importante também investir neste canal de vendas. Isso por que:
- Contar com mais um canal de vendas amplia o alcance da sua marca para o público;
- Depois de um dia cansativo de passeios, nem todos os turistas estão dispostos a ir até o restaurante, preferindo o conforto de pedir a refeição no hotel/pousada;
- Com o delivery, você pode impactar pessoas não só hospedadas próximas ao restaurante, mas também aquelas que estão mais distantes dos centros turísticos.
As principais formas de fazer delivery hoje são: Telefone, WhatsApp, Marketplaces e Aplicativo próprio.
Apesar do crescimento de delivery pelo WhatsApp, depender somente deste canal para receber seus pedidos, não é uma solução eficiente para o restaurante. Ainda que auxilie na demanda, assim como o telefone, se torna necessário anotar tudo manualmente e repassar para a cozinha. Portanto, em horários de pico, isso pode significar:
- Muitas mensagens para responder;
- Erro na anotação de pedidos;
- Perda de pedidos;
- Clientes insatisfeitos com a demora.
Dessa forma, é essencial que você automatize o recebimento de pedidos do seu delivery!
Automatizando seu delivery: marketplaces x aplicativo próprio
A forma mais vantajosa é investir em um aplicativo próprio. Já que, embora a relevância das plataformas de delivery que reúnem vários estabelecimentos da alimentação em um só marketplace, estar presente apenas nessas plataformas não é bom para seu negócio:
- Altas taxas: Marketplaces cobram altas taxas por cada venda realizada, diminuindo seu lucro. Com um app próprio você não paga comissões!
- Zero autonomia: Quando seu estabelecimento participa de uma plataforma controlada por terceiros, ele depende de aprovações para inserir novos pratos, realizar mudanças de preços nas taxas e áreas de entrega, entre outros. As informações podem não ser atualizadas com toda a agilidade necessária. Com um app próprio você tem total autonomia para mudar tudo sozinho!
- Fidelidade: Nos marketplaces, os clientes são da plataforma, e não seus. Com um app próprio é possível criar programas de fidelidade, com benefícios e promoções exclusivas.
Delivery Direto x outras plataformas próprias
Quando se trata de aplicativo próprio, o Delivery Direto é a melhor opção. Somos líder de mercado no desenvolvimento de aplicativo próprio para restaurantes desde 2016. São mais de 3 mil clientes que confiam em nosso produto, como a Cacau Show, Fasano e Grupo Rão. Já saímos em diversas matérias na mídia, como Veja São Paulo, Exame, CNN e PEGN.
Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Confira alguns de nossos diferenciais:
Ferramentas de marketing com divulgação automática
A plataforma própria do Delivery Direto conta com ferramentas de marketing completas para aumentar a frequência de compra de seus clientes e alavancar suas vendas. Possui também a opção de divulgação automática, com campanhas pensadas para engajar seus clientes a comprar e fazer com que se sintam especiais com brindes e descontos escolhidos por você:
- Programa de Fidelidade: Presenteie após um número de pedidos ou valor gasto. Ex: Vale compras, porcentagem em desconto, item do cardápio.
- Cupons de desconto personalizáveis: Percentual, valor fixo em R$, taxa de entrega grátis ou outros prêmios. É ideal para atrair clientes e incentivar a compra.
- Divulgação automática: Essa ferramenta envia e-mails e notificações push com textos já prontos para diferentes tipos de clientes.
Inteligência artificial para recomendação de produtos
A recomendação de produtos baseados em inteligência artificial ajudam a elevar a experiência de compra e ainda aumentar seu ticket médio. Já que, com base nos pedidos anteriores e nos interesses de cada usuário, a inteligência artificial do app próprio do Delivery Direto, sugere opções que melhor se encaixam com o gosto do cliente, recomendando também a compra de mais itens de uma forma sutil, já que é baseado no entendimento do comportamento dos clientes.
Loja otimizada para vendas
O aplicativo próprio do Delivery Direto foi desenvolvido para proporcionar a melhor experiência de uso para você e para seu cliente, além de ser otimizada para conversão com foco em aumento de vendas:
- Aplicativo leve: ocupa menos espaço no celular do seu cliente;
- App Android e IOS;
- Melhor experiência de usuário do mercado;
- É intuitivo, fácil de usar e visualmente mais harmônico e confiável;
- Design customizável;
- Funciona em qualquer tela, se adaptando a todo tipo de dispositivo
- Otimizado para sua loja aparecer nas buscas do Google;
- Integrado ao Pixel do Facebook.
Relatórios Estratégicos
Tenha o controle diário de pedidos, receita por dia ou período e produtos mais vendidos. Entenda o comportamento de compra de seu cliente e trace estratégias mais eficazes para aumentar seu lucro:
- Relatório de vendas com período personalizável;
- Gráfico de receita e pedidos por dia e hora;
- Dados dos clientes com informações dos pedidos no período;
- Relatório de economia de comissões;
- Tempo médio de andamento do pedido;
- Pedidos novos x Pedidos recorrentes;
- Quantidade de pedidos realizados e tentativas por bairro.
Conclusão
As férias são uma ótima oportunidade para atrair turistas para seu restaurante, basta se preparar com nossas dicas e não deixar de investir também no delivery! Trabalhar com vários canais de venda aumenta suas chances de atingir um público maior e vender mais.
E para ter seu próprio app de delivery, ou conhecer mais sobre as funcionalidades entre em contato conosco!