Noções básicas de SEO para donos de restaurantes

Noções básicas de SEO para donos de restaurantes

Ter conhecimentos sobre SEO pode fazer a diferença para donos de restaurantes e para o site de um estabelecimento. Todos sabemos que, hoje em dia, ter uma boa presença online é o primeiro passo para conseguir clientes e melhorar o contato com o público.

Por meio da internet, você pode atrair consumidores que não conheciam o estabelecimento, e que obtiveram informações online.

Mais do que isso, você pode construir uma imagem baseada no conteúdo do site. Ela com certeza fará a diferença na relação do cliente com seus serviços.

É por esse motivo, e por tantos outros, que saber usar o SEO é uma excelente ideia para donos de restaurantes. Se isso é verdade, por que não são todos os sites que trabalham com essa técnica?

Na verdade, muitos  donos e gestores de restaurantes não estão familiarizados com as técnicas de utilização de SEO e por isso perdem muitas chances de tornar seu negócio mais conhecido e influente no mercado.

Se esse é seu caso, ou se você apenas quer melhorar seu aprendizado, nós podemos te ajudar!

Aqui, nós selecionamos tudo que você precisa saber para começar a usar essas estratégias em seu negócio e vencer a concorrência no meio digital.

Entendendo SEO como dono de restaurante

O primeiro passo para quem não conhece essa técnica, é simplesmente entender do que ela se trata. Se você estava perdido até agora, esse é o momento de tirar suas dúvidas mais básicas.

Quando um cliente em potencial faz uma pesquisa sobre restaurantes no Google, é esperado que muitos nomes apareçam na tela. Mas qual deles ganhará mais destaque? Qual aparecerá primeiro?

Essas são coisas definidas pelas otimizações de SEO. Elas vão te ajudar a planejar suas postagens e a estrutura de seu site para que você sempre apareça entre os primeiros resultados da página de busca.

Esse pode ser um excelente passo para ganhar mais visibilidade online. As pessoas naturalmente darão mais atenção aos primeiros resultados de suas buscas. É fácil ver como isso pode resultar em lucro e popularidade para seu negócio.

O significado prático disso é mais ou menos o mesmo que dizer que quando eu pesquisar  “hambúrguer delivery”, uma das primeiras referências da pesquisa será a Hamburgueria da Maria, por exemplo. Quando isso acontece, qualquer pessoa que faça uma busca como essa, terá a Hamburgueria da Maria como referência em delivery de hambúrgueres. Consequentemente, mais clientes vão conhecer esse negócio e entender por que ele é o melhor no seu ramo.

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Otimização por palavras-chave

O que é a palavra-chave?

Quando pensamos em técnicas de SEO para donos de restaurantes, estamos considerando um ramo específico do mercado. Isso é importante para que as palavras-chave usadas em sua estratégia sejam definidas com clareza.

Você deve associar apenas as palavras relevantes de acordo com o seu estabelecimento. Se você é dono de uma lanchonete, por exemplo, não adianta querer chegar ao topo das buscas com termos como macarrão, salada.

Você deve optar por palavras que expressem o que você produz e oferece ao público. Nesse caso, hambúrguer, sanduíche seriam boas palavras para atrair seu público. Mais indicado ainda, é o uso de expressões maiores, como delivery hambúrguer.

É por causa dessa relação de produtos e termos que você deve escolher boas palavras-chave para utilizar, antes de se aprofundar nas técnicas de SEO para donos de restaurantes.

Dica: faça uma planilha com todas as suas escolhas e possibilidades de uso; isso te ajudará a enriquecer a sua página cada vez mais.

Como colocar esses termos no conteúdo escrito?

Agora que você já escolheu os melhores termos, podemos passar para o objetivo real das técnicas de SEO para donos de restaurantes: chegar até potenciais clientes através da publicação de conteúdo.

Uma excelente forma de fazer isso é por textos de blog. Eles devem ser trabalhados de modo a buscar uma boa posição na página do Google. Você deve pensar nos possíveis termos usados na pesquisa de um restaurante como o seu.

Por isso, é muito importante que você coloque todas as palavras-chave em postagens de maneira coerente e informativa. Desse modo, você conseguirá usar as páginas de pesquisa a seu favor.

Imagine o consumidor moderno: ele não quer propagandas que atrapalhem o seu dia-a-dia para tentar vender algo. Isso significa que ele se relaciona melhor com o chamado marketing de conteúdo.

Esse é um dos critérios principais do SEO: se o seu conteúdo é útil ou não para a maioria dos seus visitantes. O mais importante é que a sua página responda as dúvidas de quem chega até ela.

Evite fazer propagandas vazias de informações e opte por postagens mais criativas e interessantes. Contribuir para o cotidiano do público deve ser um dos objetivos principais da sua página.

Dica extra:  Tenha como principal objetivo a qualidade e não apenas o tamanho do seu texto. Há pesquisas que apontam para a preferência do Google por textos mais longos (com cerca de 500 palavras), mas o seu foco deve ser a relevância do conteúdo. 

Quais cuidados tomar?

Para encerrar essa discussão, as precauções na hora de empregar o SEO para donos de restaurantes devem ser muito bem estudadas. São elas que vão evitar que uma estratégia gere resultados insatisfatórios na hora da divulgação.

A estrutura texto

Primeiramente, você deve dar muita atenção aos erros de gramática e à falta de coerência em seus textos. Se encontrados, esses fatores podem acabar com as suas chances de ficar entre os primeiros sites das buscas, além de abalar sua credibilidade com o público.

Você ainda deve adicionar imagens e vídeos ao seu conteúdo. Uma página apenas de textos não gera um engajamento efetivo por parte da maioria dos clientes.

A combinação dos textos com outros tipos de mídia ajuda a tornar a sua página mais dinâmica e de maior interação. Vale destacar que o Google costuma dar mais mérito às postagens que são de fácil engajamento.

Por fim, lembre-se de produzir textos concisos e de linguagem direta. Isso possibilitará uma leitura mais dinâmica por parte do público.

Divulgação do seu conteúdo

Promova as postagens que empregam técnicas de SEO. A visibilidade é um dos fatores mais decisivos para melhores posições nas buscas do Google.

É claro que aparecer nos primeiros lugares pode ter uma relação íntima com a escolha das palavras-chave e a estrutura do texto, como nós já te mostramos. Porém, nada disso adianta se você não encorajar o acesso por parte das pessoas. Para isso, nada melhor que uma conhecida técnica de divulgação: o compartilhamento em massa.

Ranqueie seu conteúdo compartilhando postagens em todas as redes sociais e em listas de e-mail, as chamadas newsletters. Mas aqui um cuidado é essencial: CONSTRUA a sua lista de e-mails a partir do interesse dos seus visitantes; não deixe que seu e-mail marketing vire uma pilha de spam.

 

Você já tentou usar alguma dessas técnicas? Não se esqueça de deixar seu comentário em nosso blog! Queremos saber mais sobre as suas experiências e se as técnicas SEO já te ajudaram no seu negócio.

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