Criar incentivos, melhorar o serviço, prestar um atendimento mais personalizado, conhecer os gostos dos clientes, compreender as suas necessidades e satisfazê-las, continuam a ser as ações mais utilizadas para conseguir atingir uma das principais metas da maioria dos restaurantes: fidelizar clientes. Mas, atualmente, estas estratégias não bastam. Para que um estabelecimento tenha sucesso, é necessário ir mais longe. Como? Conheça a técnica do Storytelling.
O que é o Storytelling
Storytelling é a arte de contar histórias. É é uma estratégia de marketing poderosa que consiste na prática de narrar uma história sobre o seu negócio, cativando o cliente e levando-o a valorizar mais a compra ou o consumo de um serviço em sua empresa.
A ideia é captar a sua atenção, provocar sensações fortes, como alegria, prazer, surpresa, e por fim, estabelecer ligações mais próximas para conseguir a fidelização. O conceito é utilizado para definir ações estratégicas que transmitem uma mensagem e criam uma relação entre sua marca e o consumidor final.
Segundo estudo de Jerome Bruner, psicólogo que lecionou na universidade de Harvard (EUA) e foi pioneiro nos estudos da ciência cognitiva, a probabilidade de lembrarmos algo que nos foi contado a partir de uma história é 22 vezes maior do que quando apenas recebemos uma informação genérica, sem nenhum apelo emocional.
No que diz respeito à relação entre contar histórias e vender, James McSill, autor do livro 5 lições de storytelling – Fatos, ficção e fantasia, é enfático: nos dias de hoje, sem encantamento, não há vendas.
Você deve estar se perguntando: Como posso utilizar o storytelling em meu restaurante? Confira a seguir.
Como utilizar
Primeiramente, para ser bem sucedido na aplicação do storytelling, é indispensável traduzir a experiência do cliente em palavras, figuras e outros elementos, que terão como objetivo a criação de um imaginário sobre como será a experiência no seu estabelecimento.
1- Conheça seus clientes
Ainda que o storytelling se baseie nas histórias do restaurante, na prática, os heróis destas histórias são os clientes. É por isso que, para definir a sua história, é fundamental conhecer as motivações dos seus clientes em potencial. Com quem você vai se comunicar? Quem você quer atingir? Desse modo, para apresentar a sua marca é preciso que você tenha em mente sua persona bem definida. Sendo assim, pesquise e reúna dados antes de planejar qualquer ação.
2- Defina sua história
A narrativa do seu restaurante deve responder a estas perguntas:
Como foi criado? Qual foi a motivação para isso? Quem e como são as pessoas que estão por trás do negócio? Quais as histórias mais curiosas, as mais épicas?
Mas não esqueça que sua história também deve ser coerente com as motivações dos seus clientes em potencial. Reúna fatos sobre a sua marca, como surgiu, de onde vem, suas experiências e transmita isso da forma mais verdadeira possível. Histórias emocionam e conectam o seu público com a marca. Seja original.
3- Conte sua história
É possível contar histórias através de vídeos, fotos, textos e experiências.
Exemplos:
No estabelecimento:
- Coloque elementos na ambientação e na decoração que contem a sua história. Frases, ícones etc.
- Faça um folder de apresentação do seu restaurante, contando a história da empresa, personagens que foram essenciais nessa jornada ou, até mesmo, como foi o seu processo para abertura do estabelecimento. Esse tipo de narração chama a atenção de clientes.
- No cardápio conduza o cliente para as experiências gastronômicas que ele terá em seu restaurante. Conte sobre como cada prato foi criado e descreva, em palavras, os sabores dos ingredientes.
- Nos eventos que organizar, garanta que todos os elementos (comida, decoração, material promocional) componham o mesmo storytelling.
- Os garçons e a equipe devem ser os primeiros a contar a história e a filosofia do seu negócio nos diferentes momentos do serviço. Por que as receitas levam esses ingredientes? De onde surgiu a ideia de um prato?
Nos canais digitais:
Conte a sua história através de todos os seus canais digitais: perfis de Facebook, Instagram, Twitter, Blog.
- Crie slogans e frases que representem a sua história e que possa usar em todas as suas comunicações.
- Conte com elementos gráficos que apoiem o seu conceito e que, além de estarem expostos fisicamente no seu local, também apareçam nas suas publicações digitais.
- Crie um vídeo com um roteiro bem planejado, que apresente a experiência do cliente no seu restaurante. Use também vídeos ao vivo nas redes sociais.
Mas atenção, humanize a comunicação! Atrair e fidelizar mais clientes e aumentar a exposição da marca é um dos principais objetivos do storytelling, porém, não pode ser sinónimo de uma comunicação impessoal ou uma abordagem agressiva.
A melhor estratégia é humanizar e personalizar ao máximo a narrativa e evitar uma perspetiva empresarial sobre o restaurante. As pessoas estão à procura de boas experiências e de produtos que carreguem histórias. É preciso conhecer as necessidades específicas e subjetivas dos seus clientes para inserir a história do restaurante no seu dia a dia.
O storytelling é uma boa ferramenta para vender mais. Mas para isso, o mais importante é conhecer e representar a jornada de compra do cliente e não se apoiar somente nas palavras e humanizar a comunicação também são formas de atrair e manter o interesse dos clientes.
Tudo pronto para contar sua história, fidelizar clientes e vender mais?