Ter um restaurante de sucesso é o sonho de todo empreendedor deste nicho. De acordo com a Abrasel, 1 a cada 5 restaurante podem fechar as portas em menos de um ano. A pesquisa aponta ainda que 34% dos bares, restaurantes e lanchonetes operam no vermelho no momento.
Diante desse cenário, é necessário se atentar a alguns detalhes de seu restaurante que talvez não estejam recebendo a devida atenção. Corrigir problemas estruturais e operacionais e ter um diferencial que chame a atenção da clientela é importante para que você sobreviva nesse mercado tão competitivo que é o setor alimentício.
Atente-se às dicas a seguir e realmente coloque-as em prática, para ver seu negócio seguir de vento em popa.
A seguir 11 itens importantes para se ter um restaurante de sucesso:
1 – Escolha bem o ponto de venda
Seu restaurante tem um cardápio irresistível, os funcionários estão satisfeitos, a decoração é arrojada, os preços são ótimos, mas ainda assim o seu restaurante não está dando o resultado esperado? Talvez o problema esteja com a escolha do ponto de venda.
Observe o bairro, o comércio espalhado por ele e quanto o seu concorrente no mesmo bairro cobra. Isso te ajudará a avaliar se aquele determinado ponto de venda vale ou não o seu investimento.
2 – Treine seus funcionários
Tão importante quanto escolher, é treinar seus colaboradores de forma apropriada para atender a demanda do seu restaurante e receber seus clientes com respeito e atenção. Assim como no caso dos clientes, é preciso ouvir a opinião de seus funcionários, analisar as críticas e procurar aproveitá-las de forma construtiva.
Invista em treinamentos!
3 – Equilibre as despesas
Desde o início de um projeto de restaurante é necessário fazer os cálculos do quanto entra e do quanto sai para que você tenha as suas despesas equilibradas. Para isso, há diversos programas focados no segmento gastronômico que auxiliam nesta demanda, além de cursos, ou mesmo profissionais que prestam serviços contábeis.
Não se esqueça de considerar em seu orçamento as formas de pagamento aceitas em seu restaurante. O pagamento feito com o cartão de crédito, por exemplo, demora até 30 dias para cair na conta.
Neste artigo aqui explicamos mais sobre esse assunto. Ele com certeza ajudará a ter um restaurante de sucesso.
4 – Conheça seu público
Conhecer o seu público é fundamental para as principais tomadas de decisões em relação ao seu negócio. A melhor forma de conhecê-lo é por meio de pesquisas que devem ser aplicadas periodicamente ou continuamente a fim de melhorar a experiência de compra, entendendo preferências e comportamentos.
Procure ouvir as reclamações e elogios para usá-las a seu favor e evoluir.
5 – Analise a concorrência
Quer ter um restaurante de sucesso? Acompanhe o que a sua concorrência têm feito tanto no ponto de venda como na internet.
É necessário ter esse tipo de informação para entender como anda o mercado. Se seu concorrente fez alguma ação que deu certo, tente aplicar algo similar no seu negócio. Se alguma das ações não funcionou, aproveite o caso para você aplicar corrigindo pequenos erros cometidos durante execução ou não aplicando a mesma estratégia em seu restaurante.
A análise de concorrência o ajudará a ficar mais por dentro do que acontece no seu nicho de mercado, quais as maiores dificuldades e os grandes desafios. Com maior conhecimento, você conseguirá tomar melhores decisões.
6 – Preocupe-se com o ambiente
Um bom ambiente pode influenciar bastante para você ter ou não um restaurante de sucesso.
Imagine você, como cliente, entrando num restaurante com muito barulho vindo da cozinha, em que as mesas estão todas cheias de lascas, além de ser tão escuro que mal dê para ver o que você está consumindo. Desagradável, não é?
Uma boa decoração passa uma boa impressão ao cliente e o estimula a ficar mais tempo no local ou voltar mais vezes.
Atente-se também às cores usadas em sua decoração. Cores como vermelho e amarelo (muito usadas em fast foods) atraem, mas depois de um tempo dão a sensação de irritação, o que faz com que o cliente não fique muito tempo no local. Já cores como azul, verde, lilás dão uma sensação mais aconchegante, são cores muito usadas em cafés. Um ambiente com estas cores retém por maior tempo o cliente no estabelecimento.
7 – Tenha um bom cardápio
O cardápio é uma ferramenta estratégica poderosa para impulsionar suas vendas e precisa ser usada da forma correta.
Atente-se à ordem dos produtos oferecidos, destaque seus pratos mais vendidos ou os que você deseja impulsionar a venda e atualize sempre que for mudar uma informação importante nele, como preço ou algum produto com boa saída.
Aqui você pode ver um artigo completíssimo para utilizar bem o seu cardápio.
8 – Escolha bem os seus fornecedores
A escolha dos seus fornecedores irá afetar diretamente o caminho do seu restaurante de sucesso. Por isso, é importante dar muita atenção quando for escolhê-los. O custo não é o único item a ser avaliado. É importante que você tenha em mente as suas necessidades e escolha o que melhor as atende.
Tenha sempre uma carta na mão, caso haja algum problema com algum de seus fornecedores.
Se quiser se aprofundar no assunto, consulte este guia.
9 – Escute e recompense seus clientes
O cliente tem alguma reclamação? Escute-a, avalie e aja, seja para pedir desculpas, seja para agradecer, ou melhorar algo em seu restaurante.
Procure também, fazer promoções e recompensar seus clientes mais recorrentes periodicamente. Isso vai fazer com que ele seja fidelizado e compre mais vezes em seu restaurante.
Não sabe como fazer um programa de fidelidade? Além de levar seu serviço delivery para o mundo digital, o Delivery Direto tem um módulo onde você pode criar e gerenciar um programa de fidelidade com autonomia, facilidade e eficácia.
Entenda melhor lendo este artigo.
10 – Higiene e segurança
Esse ponto é um dos pontos mais básicos para que seu restaurante tenha sucesso. Tome muito cuidado com a higiene dos alimentos e limpeza do restaurante. Ninguém gosta de comer em uma mesa engordurada ou encontrar um fio de cabelo no prato.
Para evitar esse tipo de incidente, siga à risca as normas de higiene sanitária.
Outro ponto importante é a segurança que há em seu restaurante, desde a segurança sanitária dos alimentos que você oferece, segurança dos funcionários (EPIs) até a segurança com os dados pessoais e integridade física de seus clientes e funcionários.
É importante que o cliente se sinta confortável e seguro para consumir em seu restaurante.
11 – Digitalize seu negócio
Por último, mas não menos importante. Digitalize-se!
Estar presente no ambiente virtual vai abrir muitas portas e ajudar muito na retenção de novos clientes. Se você ainda não tem, crie um site, página no Facebook e Instagram.
Procure também digitalizar os seus serviços, como o de delivery. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas têm optado por comprar pela internet. No caso dos restaurantes, essa compra tem sido feita por meio de aplicativos, seja em um app próprio do restaurante ou em programas de marketplace.
Você pode utilizar a plataforma do Delivery Direto que permite que seus clientes façam os pedidos de forma rápida e intuitiva e oferece ao restaurante algumas opções para fazer programas de fidelidade, captação de e-mails e muito mais!
Quem é que não sonha em ver seu negócio alcançar o sucesso pleno? Seguindo essas dicas, você chegará cada vez mais perto de ter o tão sonhado sucesso duradouro!