Como anda o Instagram do seu restaurante? Abandonado, ou ainda não tem? Chegou a hora de mudar isso!
Seu cliente pode estar no Instagram por horas e horas, todos os dias, vendo fotos postadas por lá. Então essa é uma rede social muito importante para manter a proximidade ao seu público e você deve se manter ativo nela.
O Instagram já tem mais de 1 bilhão de usuários, sendo 65 milhões de brasileiros, mostrando que uma parcela considerável de consumidores brasileiros está na rede social.
Se você já usa o Instagram há algum tempo, certamente deve ter notado o quanto as pessoas adoram postar foto de comida. Essa é a rede em que as pessoas gostam de expor o que elas fazem de mais interessante e, com certeza, comer é uma delas.
Se seu cliente posta no Instagram uma foto de um prato de seu restaurante bem apresentado a ponto de despertar desejo de consumo de outras pessoas, os amigos dele, com certeza, vão querer descobrir qual foi o restaurante para também saborear o prato.
E o que seu restaurante ganha com isso? Propaganda e visibilidade sem que você precise fazer grandes investimentos.
Seguindo as dicas abaixo, você certamente vai melhorar a presença do Instagram para seu restaurante, e isso lhe renderá muitos frutos.
Muito cuidado ao fazer a Bio
O primeiro passo é criar uma Bio interessante. O Instagram permite que você crie uma descrição para sua conta com até 150 caracteres, ou seja, é preciso ser direto e compacto.
Dicas: você pode colocar ao invés do nome do restaurante, uma palavra chave sobre ele, uma vez que o seu nome já estará escrito no perfil. Assim você ganha mais caracteres e elimina a duplicação de informações. Na descrição, procure colocar o tipo de alimentos que vende ou compartilhar algum ideal, algo que já prenda a atenção do cliente.
Procure também colocar o link do seu site ou de alguma página que você acredite ser relevante para o seu público, já que o Instagram não permite colocar links nas postagens. É ali que você vai chamá-los para a compra efetivamente. Se necessário, use um encurtador de link, não deixe um link quilométrico.
É importante observar também se a foto que você usará no perfil se adapta bem ao formato redondo, para que seu logo ou qualquer outra imagem que você queira usar não fique cortada.
Ih, mas eu não sei fotografar…
Há algumas marcas que optam por contratar fotógrafos profissionais e investem pesado no Instagram, mas para começar não é necessário que você seja um profissional da fotografia para fazer postagens. Tome alguns cuidados para não deixar a sua página desinteressante.
Contudo, não é necessário ser um super fotógrafo profissional para criar boas imagens que chamam a atenção na rede social. Isso, contudo, não quer dizer que qualquer foto vai ser boa o suficiente para atrair um público significativo.
Mas você com certeza tem a capacidade de aprender a tirar boas fotos para criar uma página bem atraente para seus clientes em potencial!
1. Preste atenção na iluminação
Essa talvez seja a dica mais conhecida de todas, mas ela entra na nossa lista justamente por ser também uma das mais importantes para quem quer ter sucesso com boas fotos.
A chave para o Instagram é a atenção com a estética. Sem um cuidado especial com a qualidade das fotos, é muito difícil alguma página ter sucesso. E um dos aspectos que mais fazem diferença numa foto é justamente a luz.
Uma boa estratégia é usar a luz solar para tirar as suas fotos. Quando possível, essa é a forma mais barata e eficiente de ter fotos bonitas e harmoniosas. Vale a pena, contudo, investir em alguma ferramenta de iluminação artificial, para situações em que não seja possível usar a luz natural.
O nome mais conhecido para as caixa de luz usadas em fotos ou vídeos é softbox. Mas você pode facilmente usar duas luminárias, tomando cuidado para que a foto não fique estourada. E ainda é bom prestar atenção na cor da lâmpada usada: lâmpadas brancas são as mais indicadas, por criarem uma iluminação mais neutras.
2. Pense no todo
Apesar de o Instagram ser constituído por diversas fotos individuais, também há os feeds de cada usuário. Ali ficam expostas todas as fotos dele, de modo que é muito mais agradável quando há uma unidade entre as fotos. Não é necessário que seja usada uma unidade absoluta, mas é sempre bom tentar manter algum padrão entre as fotos postadas. A ideia é criar uma identidade para a marca através das imagens.
Sempre mantenha a unidade do seu feed em mente. As fotos de comida são um conteúdo comum no Instagram, mas é sempre possível inovar. Brinque com o visual dos pratos servidos no seu restaurante e crie uma página interessante e inovadora. Você precisa, então, usar o caráter visual do Instagram para captar clientes novos e continuar o relacionamento com os antigos.
3. Não use zoom
Você já sofreu para tirar alguma foto pela alteração da qualidade devido ao zoom da câmera? Pode até ser que hoje em dia ele não afete tanto assim a nitidez da imagem, mas ainda é possível dizer que fotos sem zoom mantém uma melhor qualidade em relação às com zoom.
O mais interessante é que você se aproxime o máximo possível do objeto a ser fotografado. Desse modo, não será melhorada apenas a qualidade da sua foto, mas também as possibilidades de trabalho com ela. Movendo-se ao redor do objeto e prestando mais atenção nele, você tem mais chances de encontrar algum ângulo interessante do que após um clique rápido sem muito cuidado.
4. Cuidado com o cenário
Tão importante quanto a comida em si é o cenário apresentado na foto. Não adianta nada tomar todo o cuidado com a apresentação do prato, se ele estiver sobre uma mesa suja. Desse mesmo modo, você não quer mostrar um um guardanapo usado ou funcionários desanimados para seus clientes.
Além disso, você pode usar os cenários das suas fotos como uma forma de criar aquela identidade de que já falamos. Esse pode ser um artifício para criar uma conexão maior com os clientes, aproximando-os do ambiente do seu negócio. Ou você pode ter um cenário especial para suas fotos, o que já cria uma identidade ainda mais forte dentro do conjunto da rede social.
5. Diversifique os tipos de foto
Uma dica rápida e já bem conhecida: não tire foto só de comida. Aproveite o espaço do Instagram para criar um clima informal, mostrando o restaurante por dentro. Mostre os funcionários, as novidades e as conquistas do seu negócio. Essa prática vai aproximar os clientes do seu restaurante e aumentará o engajamento deles na rede social. Isso significa mais divulgação e participação ativa, o que mostra uma conexão entre restaurante e público.
Estimule que os clientes façam fotos de seu restaurante
É muito bom que cada vez mais clientes tirem e postem fotos dos pratos de seu restaurante. Para isso é fundamental, primeiramente, que o prato tenha uma boa apresentação visual, ainda mais no caso de delivery, em que usar a embalagem correta é fundamental para que o alimento chegue apresentável na casa do cliente.
Use seu ponto de venda físico para fazer propaganda do seu ambiente online. Comunique em seus planfletos ou mesmo na embalagem que você está no Instagram para que as pessoas possam taguear seu restaurante na foto, fazer check-in ou postar alguma hashtag “exclusiva” para identificar que aquela foto é de algum cliente seu.
Reposte as melhores fotos em sua conta do Instagram, pois isso estimula outros clientes a publicar mais fotos de seus pratos, além de criar proximidade com seu público.
Interagir com os usuários
Uma parte importantíssima no Instagram para seu restaurante é interagir com o público, seja curtindo ou comentando suas fotos, respondendo perguntas nas fotos ou mensagens enviadas por inbox.
Além disso, procure fazer perguntas para seu público nas postagens, estimulando a participação. Isso vai fazer com que o engajamento aumente e que sua marca seja admirada.
Atenção ao texto que você vai subir juntamente com a sua foto, pois ele deve ser condizente e chamar a atenção da sua audiência.
Conta profissional
Esse é o tipo de conta mais indicado para empresas, já que, como o nome já diz, é voltado para as necessidades empresariais.
Algumas funcionalidades são exclusivas para esse tipo de conta, como o botão para entrar em contato, informações e métricas que mostram dados demográficos e perfil comportamental da audiência.
Pouco a pouco, novas funcionalidades vêm sendo agregadas ao Instagram focadas para empresas.
Instagram Stories
Uma outra funcionalidade que você pode usar no Instagram para seu restaurante, é o Instagram Stories, que permite que você compartilhe vídeos curtos, que duram 24 horas online, depois somem. Você pode explorar essa funcionalidade para criar proximidade com seus usuários.
Essa forma de postagem não elimina a necessidade de postagens diárias no Instagram, mas abre uma porta para mostrar uma maior intimidade e os bastidores do seu restaurante, trazendo o seu seguidor “para dentro do restaurante”.
Mas o que postar?
Algumas categorias não podem faltar quando se trata do Instagram Stories:
- Estratégias de desconto: você pode encorajar as postagens de clientes com referências ao seu estabelecimento em troca de descontos. Essa é uma maneira indireta de divulgar, mas que beneficia ambas as partes. Oferecer cupons também pode ser uma boa ideia.
- Cenas exclusivas: a maioria dos clientes não sabe como funciona seu restaurante e a curiosidade que permeia a internet torna uma ótima opção mostrar sua cozinha, os profissionais e o preparo das comidas.
- Comentários: nessas plataformas, o cliente pode deixar comentários na sua publicação. Uma boa ideia é criar posts de avaliação ou de sugestões. Faça perguntas e aproveite para interagir com os seguidores.
Como conseguir mais seguidores?
Lembre-se que o Instagram é uma das formas mais fáceis de reforçar sua marca e lembrar seus consumidores de que você existe. Por isso é importante que você mantenha uma boa quantidade de seguidores, para sempre marcar sua presença diante deles.
Há algumas formas de potencializar a quantidade de seguidores no seu Instagram, de modo que eles se tornem cada vez próximos da sua marca.
1 – Use Hashtags em todas as fotos postadas
Uma das formas de ganhar seguidores é fazer com que suas fotos sejam encontradas de diversas maneiras. Uma dica é sempre criar hashtags usando #nomedoseuretaurante, #nomedeprato, #nomedobairro e #categoriadorestaurante.
Você também pode algumas hashtags famosas para quem gosta de comida como #foodie #foodporn #fome.
Além de suas fotos serem encontradas por pessoas que buscam por essas hashtags, você também aparecerá com mais facilidade na aba “Descoberta/Discovery” para pessoas que curtiram outras fotos com as hashtags semelhantes.
2 – Siga contas de potenciais clientes
Seguir pessoas que podem ser potenciais clientes ajuda a aumentar sua base de fãs. Para isso, veja quais as contas mais relevantes de Instagram relacionados ao seu tipo de comida e à sua localização e escolha a dedo quem seguir. Mas cuidado! Ter uma proporção muito desfavorável entre a quantidade de seguidores e de pessoas que você segue pode “pegar mal”.
3 – Divulgue seu Instagram em todos os canais
Parece óbvio, mas muitos restaurantes esquecem de divulgar sua conta de Instagram em todos os lugares possíveis:
- Caixa da pizza;
- Guardanapo do restaurante;
- Fundo do Facebook;
- Site oficial;
- Embalagem dos produtos;
- Cartaz / pôster na entrada do restaurante;
- Display de mesa e display de balcão;
- Baú das motos que fazem entrega.
4 – Ofereça promoções no Instagram
Semanalmente crie uma promoção no Instagram apenas para seguidores e estimule na mensagem que pessoas marquem amigos. Pessoas adoram “pequenos prêmios”. Algumas ferramentas como o Delivery Direto permitem que restaurantes criem cupons de desconto com código específicos para medir quantos clientes vieram deste tipo de ação.
5 – Tenha uma rotina de postagens
Como parte dos usuários do Instagram acessa a rede diariamente, é importante ter uma frequência diária de posts, que siga um padrão pré definido. O mais indicado é que você faça pelo menos uma postagem por dia.
A dica é preparar o texto e as imagens de suas postagens do Instagram num horário em que você tiver mais tempo e deixar tudo pronto para você ir postando aos poucos durante a semana. Mas muito cuidado ao postar muitas fotos na mesma hora ou dia, pois isso pode dar um efeito negativo e fazer com que você perca seguidores.
Outro ponto importante é definir a melhor hora para as postagens, ou seja, o horário em que você irá gerar um maior número de likes na sua foto. Para isso, é importante fazer diversos testes, com imagens e horários diferentes e ver como seu público reage.
Você ainda pode, juntamente a esse planejamento de horários, estudar quais são os períodos em que mais pessoas contatam serviços de delivery. Uma média entre essas duas projeções de horários pode te dar o momento ideal para postagens. Para restaurantes, horários como no fim da manhã ou da tarde, finais de semana e dias chuvosos (para delivery) podem gerar um maior engajamento, que leve à conversão.
Outra boa ideia é criar postagens temáticas que acontecem em determinado dia de semana (Ex: Quinta-feira tem o #happyhourday com foto de algum petisco).
Crie repostagens de contas de clientes que usam a hashtag e estimule isso com promoções. Quando o consumidor fala por você, a propaganda fica mais autêntica. Acompanhe a “localização” cadastrada do Instagram do seu estabelecimento para capturar essas fotos.
Dicas extras para quem trabalha com delivery
O serviço de delivery cria excelentes oportunidades para fazer com que os clientes acessem suas redes sociais. Isso ocorre, pois a entrega é uma atividade adicional ao pedido. Assim, você pode conceder descontos separadamente.
Algumas ideias que podem funcionar muito bem nessa estratégia são:
- Faça uma promoção exclusiva com o seu motoboy. Na hora da entrega ele fala que se a pessoa seguir a conta na hora, ganha um brinde. Não esqueça de “premiar” o motoboy também.
- Divulgue na embalagem do delivery a conta do Instagram.
- Faça uma promoção válida apenas para o delivery no estilo “Poste uma foto da sua comida com a hashtag #nomedomeurestaurantedelivery”, mostre a postagem para o motoboy e ganhe uma sobremesa na próxima entrega.
Conclusão
Entender os diversos aspectos envolvidos no funcionamento do Instagram do seu restaurante é fundamental para o sucesso do seu restaurante nessa rede social. Ela é baseada principalmente em imagens e numa conexão visual, mas para quem não é fotógrafo profissional é possível ter uma conta bem sucedida, prestando atenção a alguns detalhes importantes.
Caso você não queira trabalhar sozinho na produção de fotos para o perfil do seu restaurante, vale a pena contratar alguém especializado. Mas para o início da sua estratégia, tente ter um contato mais próximo com esse trabalho e entenda como funciona a rede social.
Além disso, você deve sempre lembrar de ficar perto dos seus clientes, para entender como eles se relacionam com o seu negócio. Tendo um público bem definido, você consegue manter uma identidade que tem tudo a ver com o seu negócio e que faz sentido para você.
Você já usa o Instagram? Conte nos comentários o que você acha dessa rede social e se já a usa ou quer usar para promover seu restaurante.
Sobre o Delivery Direto
O Delivery Direto desenvolve site e aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016, com mais de 5 mil clientes. Só em 2021, geramos mais de R$180 milhões de economia para os restaurantes! Temos uma proposta super completa para atender eficientemente quem vende e quem quer comprar. Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma e nossos planos.
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