Como criar uma marca para seu restaurante?

Algo que pode fortalecer muito a posição de um restaurante no mercado é a criação de uma marca bem estruturada. Isso inclui tanto a comida e o atendimento quanto todos os elementos envolvidos na experiência dos clientes.

É importante que exista um conjunto entre tudo o que compõe o seu restaurante. Assim tudo faz sentido, e os seus clientes podem se identificar mais com o seu negócio. Criar uma marca é parte de ter público, atendimento e produto que fazem sentido juntos.

Vamos dar aqui algumas dicas para que você não esqueça de nada para criar a marca do seu restaurante com sucesso. Alguns detalhes sempre podem passar despercebidos, e com essas dicas você terá um ponto de partida.

Quem é seu público

O primeiro passo é entender quem é o seu público e tentar identificar o que ele espera da sua marca. Isso vai ser fundamental para entender o que eles querem e o que você deve oferecer.

Aqui entra o atendimento dos funcionários e a forma como eles são e querem ser recebidos. Tudo o que diz respeito à forma como os seus clientes se sentem ao comprar de você deve ser levado em consideração.

Se seu público é mais jovem, ele deve ser tratado de um jeito muito diferente do que um público que exige mais formalidade, por exemplo. Por isso seus funcionários devem ser treinados para tratar os funcionários da forma como eles esperam.

Ambiente

Ter um ambiente adequado ajuda a deixar os clientes mais confortáveis no restaurante. E não é só para quem tem salão que isso conta. Também para quem quer ter um delivery de sucesso, um bom ambiente online de compra é muito importante.

O espaço de compra terá seu papel na hora de incentivar o cliente a comprar mais ou não. Com uma ambientação adequada para os seus clientes, eles vão se sentir mais confiantes para comprar e para fazer pedidos mais volumosos.

Num aplicativo de delivery, você pode usar os recursos de venda para fazer upsell e vender mais. Além disso, você sempre vai poder usar as imagens e o layout do app ou site para criar um relacionamento com os clientes.

Comunicação

Encontrar uma forma de se comunicar com os clientes é importante para perceber o que vai funcionar melhor no marketing do restaurante. Seus clientes vão perceber se você está usando o tom certo para fazer a sua divulgação.

Procure entender o que chama a atenção dos seus clientes quando eles recebem anúncios. Também acostume os clientes a interagirem com regularidade nas suas páginas e seja certeiro em relação a quem você quer atingir com as suas ações. Seus clientes precisam se identificar com elas para que o efeito desejado seja alcançado.

A organização do seu cardápio também precisa ser bem pensada para passar uma sensação boa para o cliente. Você já deve ter reparado que o design de um cardápio pode passar a mensagem de um restaurante como tradicional, moderno, refinado, etc.

Não só o tipo de comida vendida vai ajudar a definir o perfil dos clientes. Também os elementos de design da sua marca são responsáveis por dar o tom certo ao seu restaurante. O cardápio é o que o cliente verá na hora de decidir a compra, e quanto mais gostar do que vê, mais inclinado estará a comprar.

O conjunto da marca

É importante que você tenha cuidado para que os seus clientes vejam uma unidade em todos os cantos do restaurante. Não só na loja física, mas também na loja online, ele precisa se identificar e saber o que esperar da sua marca.

Ter um restaurante como uma marca inclui ter elementos únicos, que façam os clientes te associarem a determinado produto, ambiente ou local. Os pequenos detalhes, dos quais seu cliente vai gostar sem perceber, fazem a marca do seu restaurante ganhar força.

Imagine, por exemplo, uma pizzaria que só trabalha com delivery. Ela tem muitos concorrentes que vendem produtos parecidos. O diferencial dela estará numa forma especial de conversar com os clientes e fazer o delivery em si. Assim, a embalagem, os programas de fidelidade, a plataforma de venda, etc. serão muito importantes.

Pensar em todos esses elementos para ter um restaurante melhor estruturado e mais forte deve ser uma prioridade. Você não precisa ter uma marca super famosa para fidelizar os clientes e ter uma identidade só sua.

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