Como criar um programa de fidelidade de sucesso

Como criar um programa de fidelidade de sucesso

Ter um programa de fidelidade de sucesso precisa estar nos seus objetivos. Essas estratégias são assim: realizadas por muitos, mas dominadas por poucos.

De fato, são poucos os profissionais de conseguem fazer um programa de fidelidade matador. Quem consegue pode ver o seu negócio decolar em poucos meses.

O resultado desse tipo de programa é o melhor possível: você pode fidelizar clientes que não eram recorrentes em seu estabelecimento. É por isso que ter um programa de fidelidade de sucesso parece tão tentador para a maioria dos restaurantes.

Hoje, nós vamos te ajudar. Se você ainda não sabe como criar o melhor programa de fidelidade, fique atento as nossas dicas. Assim, você também poderá ver o seu restaurante crescer!

Conheça a demanda

Muitas pessoas que decidem investir em técnicas de fidelização encontram um problema em seu restaurante: o cliente conhece o serviço, mas não volta. Você já parou para se perguntar a razão pela qual isso ocorre?

Se os consumidores não estão comprando no seu restaurante, eles devem estar em outros locais. Que locais são esses? Pode ser que, por exemplo, eles estejam optando por cozinhar em casa, por conta dos preços altos.

Talvez eles estejam consumindo no concorrente. Se isso for verdade, temos um problema. Esse é um dos piores casos que podem acontecer. Mas não se preocupe, pois a criação de um programa de fidelidade de sucesso pode reverter o quadro.

O consumidor também pode ter se esquecido do seu restaurante. Se isso ocorrer, você deve rever as suas estratégias de marketing e divulgação. O que você está fazendo não está chegando ao cliente!

Decida o tipo de recompensa

Na realidade, não é você que decide o tipo de recompensa. Para ter um programa de fidelidade de sucesso, você deve deixar o cliente decidir.

É claro que você não vai ao consumidor para questioná-lo. É interessante fazer isso por vias indiretas, a partir da determinação da demanda, das necessidades básicas do público e dos pontos em comum entre os consumidores.

O que seria mais vantajoso para o cliente: um jantar grátis após determinado número de refeições, ou um desconto nos próximos 5 almoços após completar uma quantidade de refeições? Esse é um bom ponto para explorar.

Lembre-se de pensar com a cabeça do cliente. Não adianta optar pelo programa mais barato, se ele oferece algo que não é de interesse do público. Você acabará caindo no prejuízo e não terá um programa de fidelidade de sucesso.

Defina um funcionamento

Os programas de fidelidade são muito diversos, e podem funcionar de diferentes maneiras. Você deve ter um bom plano de funcionamento antes de investir em estratégias concretas.

Estabeleça o meio de controle do seu programa. Você já deve ter visto aqueles cartões magnetizados que lojas de departamento usam, certo? Aquilo faz parte de um programa de fidelidade.

Você já deve ter tido contato com aqueles cartões de papel que recebem carimbos cada vez que você volta ao local. Essa é uma opção mais famosa para quem tem um restaurante.

Você pode até inovar e inventar um novo meio de controle. O importante é fazer algo fácil de manipular. Só assim você conseguirá garantir o funcionamento do seu programa de fidelidade de sucesso.

Escolha um nome

O nome é como o cartão de visitas do programa. Ele deve despertar a curiosidade do público e informar com qualidade os propósitos do programa. Tudo se resume à apresentação da sua nova estratégia.

Você deve fazer um programa de fidelidade separado do site do seu restaurante, para que ele possa ganhar conhecimento sozinho. Quer ver como isso funciona? Acompanhe abaixo.

Imagine a seguinte situação: você criou um programa com um nome tão interessante, que muitas pessoas estão conhecendo a estratégia sem ao menos conhecer o estabelecimento.

Se você mantiver o programa muito próximo ao restaurante, pode ser que ele não adquira essa independência. Se você colocar o programa no ar em uma plataforma separada, e fizer uma divulgação singular, ele tem mais chances de expandir o mercado.

Não se esqueça de que o nome do seu programa de fidelidade de sucesso deve ser simples. Você não precisa criar algo extenso e elaborado para atrair a atenção do público.

Principalmente na internet, o sucesso está baseado em uma sacada inteligente ou no uso de uma ou outra palavra estratégica de interesse do consumidor. Pronto! Você já tem a receita para bombar com o seu público.

Avalie os resultados

Se você quer construir um programa de fidelidade de sucesso, não pode deixar de avaliar resultados. Afinal, são eles que dirão se o seu programa está indo bem.

Tenha cuidados ao analisar o aumento de vendas. Muitas vezes, ele não está relacionado ao programa. Por isso, você deve colher números detalhados antes e depois da implantação.

Procure avaliar também as estratégias da concorrência. Você pode até ter conseguido aumentar as vendas de uma maneira satisfatória, mas nada tem sentido se você não estiver alinhado ao mercado.

Você pode questionar o seu cliente ao final das compras ou pela internet. Não faz mal perguntar se ele já conhece o programa de fidelidade e o que ele está achando dessa prática. Todos os esforços são bem-vindos para avaliar um programa de fidelidade de sucesso.

O que você achou das nossas dicas? Te ajudamos a melhorar as suas estratégias? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *