Trabalhar com automações no seu sistema de delivery pode ser uma excelente forma de fidelizar os clientes. Essa é uma tarefa que exige muita atenção e a implementação de diversas técnicas. E sabendo da preferência dos clientes pelas compras online, fica fácil entender como a fidelização pela internet é bastante eficiente.
Mas não adianta ter ferramentas automatizadas, sem saber como utilizá-las. Para saber como utilizá-las, é importante entender como as automações podem funcionar no seu processo de vendas. É justamente isso que vamos explicar aqui!
Mostrar que você pensa no cliente
Ter um sistema de delivery capaz de ver cada cliente como único é uma boa forma se colocar mais perto dele. Essa é uma maneira de mostrar como você se importa com as preferências de cada um deles.
Um aspecto positivo das automações é justamente o fato de apresentarem oportunidades específicas para o seu público. Com a ajuda de features como acompanhamento estatístico de pedidos do cliente, você consegue criar promoções que agradem o cliente.
Além disso, é uma boa pensar em como seu cliente vai receber as promoções. Pense na forma como ele vai reagir ao receber um cupom de desconto, por exemplo. Isso é fundamental para que você saiba quando é o melhor momento de oferecer uma oportunidade especial e como. Isso tem a ver com conhecer o cliente e apostar nas ações que prometem ser mais efetivas.
Comunicação eficiente
Se você tem a possibilidade de criar uma linguagem própria para a sua marca, use-a ao falar com os clientes. Escrever mensagens que conversem bem com o seu público é fundamental.
Por essa necessidade, as automações mostram-se valiosas por possibilitarem o envio periódico das mensagens, sem que seja necessário estruturá-las individualmente. Um exemplo são as promoções de aniversário, que geram boas vendas e podem ser enviadas automaticamente através das informações no cadastro do cliente.
Também veja essa como uma oportunidade de criar uma proximidade com o cliente. Então crie mensagens, como nas notificações de push, que façam o cliente querer comprar, mas sem parecer que você o está pressionando. Chegue até o cliente a partir de uma contextualização, como o aniversário dele, por exemplo. Desse modo ele vai ver como você quer lhe oferecer uma boa oportunidade.
Também é essencial saber dosar a quantidade de mensagens enviadas para os clientes. Se você mandar mensagens demais, o cliente pode acabar achando inconveniente. Então é importante que você saiba qual é a periodicidade ideal para o disparo de mensagens.
Mais oportunidades para os clientes
Uma plataforma que te dá uma comunicação direta com o cliente de modo automatizado possibilita uma regularidade no seu contato com ele. Isso faz com que você possa oferecer boas oportunidades, tudo com mais proximidade, fazendo-o querer voltar mais vezes.
Poder oferecer mais oportunidades aos clientes é uma forma de expandir as possibilidades do seu restaurante. Tendo um canal direto de relacionamento com o cliente, sem ter que se preocupar em manter a comunicação manual e individualmente, tudo fica mais fácil. Assim, a automatização é uma forma de sempre enviar boas oportunidades aos clientes, sem se preocupar o tempo todo com a manutenção da comunicação.
Também vale lembrar que as ações de promoção ou oferecimento de cupons de desconto serão mais efetivas se você as comunicar diretamente com o cliente. Ao fazer uma abordagem direta, você vai ter resultados mais efetivos, já que assim os clientes sentem que a oportunidade foi pensada especialmente para eles.
Conclusão
As automações são excelentes para manter a efetividade do relacionamento com os clientes, mantendo a comunicação rápida e consistente. Sabendo usar a comunicação certa, o cliente se sente próximo de você e se interessa pelo seu contato.
Quanto mais perto dos clientes você consegue se colocar, maiores serão as chances de eles verem valor real nas suas promoções. Isso é excelente, por ser uma forma de manter os cliente por perto, principalmente quando há a possibilidade da automatização, para tornar o trabalho todo mais simples.
Por isso a plataforma do Delivery Direto automatiza a comunicação com o cliente. Assim o dono de restaurante consegue manter controle também sobre as ações de fidelização da marca, sem ter que gastar mais tempo para isso.