Um dos eventos mais esperados no calendário do varejo mundial, a Black Friday é conhecida por trazer aos clientes promoções incríveis e preços mais baixos que o normal. Acontecendo sempre na última sexta-feira de novembro, ela é a ocasião perfeita para restaurantes pensarem em estratégias para conquistar mais consumidores e ainda fidelizar clientes antigos.
De acordo com um levantamento realizado pela Ebit-Nielsen, mais de 3 bilhões de reais movimentados na edição de 2019. E ainda, um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que mais de um terço (35%) dos estabelecimentos comerciais devem aderir à Black Friday.
Portanto, por que não incluir o seu restaurante? Afinal, por mais que esta data seja tradicional do comércio, nada impede que seu negócio gastronômico se junte à ela.
Entres as principais dicas para organizar a Black Friday em restaurantes, estão:
- Fazer um bom planejamento;
- Estar antenado nas últimas tendências do setor;
- Selecionar algumas promoções;
- Investir na divulgação;
- Avaliar se o evento teve um bom retorno financeiro para o negócio.
Planeje-se
O primeiro passo para se preparar para esse evento, é investir em um bom planejamento. Portanto, entenda, antes de tudo, quais são os objetivos do seu restaurante ao participar da Black Friday. Conquistar mais clientes, divulgar sua marca e aumentar o faturamento do mês, por exemplo, são algumas das opções.
O mais importante é se preparar para entregar todos os pedidos com a mesma qualidade de sempre. Logo, faça uma projeção para o movimento desse dia, e comece a providenciar o quanto antes tudo o que você vai precisar.
Alguns dos aspectos mais importantes para levar em conta no seu planejamento são:
- Quantidade de funcionários na loja e na cozinha;
- Organização para recebimento de pedidos;
- Produtos em estoque;
- Motoboys para o delivery.
Todos esses aspectos exigirão muita organização. Portanto, mantenha sempre atenção redobrada!
Já comece a negociar com os seus colaboradores e fornecedores:
- Combine os horários de trabalho durante a Black Friday e comece com possíveis treinamentos para a data.
- Negocie com seus fornecedores valores mais atrativos por compras mais volumosas. Isso te ajudará a manter os lucros.
Selecione promoções
Após investir em um planejamento estratégico para a Black Friday em restaurantes, chega o momento de definir quais são as promoções que o seu estabelecimento fará para a data. É essencial que elas estejam alinhadas com os objetivos definidos anteriormente. Além disso, também é preciso avaliar se o seu restaurante está preparado financeiramente para realizá-las, bem como saber o retorno que se espera com elas.
Pense na divulgação
Outro ponto importante na preparação para a Black Friday em restaurantes é a criação de um plano para divulgar essas ações. Afinal, para ter o retorno esperado, você precisa mostrar — à sua clientela e ao público em geral — o que sua empresa está fazendo.
Delivery
A Black Friday também é muito importante para os clientes de delivery. Em 2020 vivemos um momento difícil com a pandemia de coronavírus e fomos obrigados a nos adaptar a uma nova realidade. Uma dessas mudanças foi o hábito de comprar online por aplicativos. Isso significa que seu delivery pode bombar nessa Black Friday!
Promoções específicas para a data no delivery é um tiro certo para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Para isto, o seu restaurante deve garantir a mesma qualidade no sabor e apresentação dos pratos.
E para bombar ainda mais as vendas por delivery na Black Friday, tenha um aplicativo próprio de delivery!
Uma pesquisa realizada pelo Google com parceria o Provokers registrou que, em 2019, 38% dos consumidores brasileiros compraram apenas em lojas online. Além disso, ela constatou que, para 13% dos consumidores um dos atributos, mais importantes do que o preço na hora da compra foi a facilidade de uso do site no smartphone e um bom aplicativo.
Uma pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, constatou que os gastos com delivery em aplicativos cresceram 103% devido a pandemia. Por isso, se o seu restaurante ainda não possui um aplicativo próprio de delivery, a hora é essa!
Desse modo, estar presente no comércio eletrônico é a garantia certa de vendas nessa Black Friday.
E o Delivery Direto é a plataforma de delivery completa em que você poderá ter tanto o site quanto o aplicativo do seu restaurante totalmente personalizado.
Com o aplicativo próprio, na Black Friday, você pode:
- Personalizar cupons de desconto;
- Divulgar promoções por notificações push, sms marketing, e-mail marketing;
- Ter acesso a base de clientes para traçar estratégias de Black Friday assertivas.
Case de sucesso: Kings Kão vendeu 5x mais na Black Friday com seu app próprio
Kings Kão, localizado em Novo Hamburgo – RS, desde 1974, aproveitou a Black Friday para vender mais com seu aplicativo próprio do Delivery Direto.
Promoção e Divulgação
A promoção da vez, foi com o tradicional Xis Salada, vendido a R$10 na Black Friday.
“Fizemos a divulgação por Facebook Ads, Instagram Ads, Stories e posts na timeline, com um link para a loja no Delivery Direto”, conta Roger, responsável pela campanha.
Resultados
“Tivemos um resultado acima do esperado”. Segundo Roger, o Kings Kão vendeu 5x mais Xis Saladas com o app próprio do que a média em um dia comum.
App Próprio x Marketplaces em ações de Black Friday
De acordo com Roger, “com marketplaces, não é possível criar cupons de desconto personalizados e não temos acessos a informações importantes. Ela não nos dá dados, o cliente não é nosso, é deles. Já com um aplicativo próprio, conseguimos trabalhar com as informações da base de clientes, o cliente é nosso. Com os dados conseguimos evoluir, trabalhar a fidelização do cliente através dos cupons, notificações push, programa de fidelidade. Isso é muito bom”
Tudo pronto para bombar suas vendas na Black Friday?