O Início
Jeys de Oliveira, fundador do Wasabi Sushi Food, restaurante com duas unidades localizadas em Goiânia, já trabalhava com a culinária japonesa há 16 anos. “Comecei em 2005, atuei em diversas áreas, desde cozinha a auxiliar de gerência. E assim fui aprendendo sobre o ramo e toda a parte operacional. Acabei me apaixonando pela culinária japonesa.”
Oliveira sempre teve vontade de empreender, e mesmo com “poucos recursos” decidiu procurar um local para alugar e abrir seu próprio negócio. “Encontrei um ponto que gostei bastante e o aluguel era exatamente o valor que eu tinha guardado. Fui na raça, peguei cartão de crédito emprestado com a família e comprei os equipamentos que pude. Abrimos o Wasabi Sushi Food em março de 2015, tudo bem simples.”
Os primeiros meses, segundo o empreendedor, “não foram fáceis, o movimento era fraco e o valor das vendas só dava para reinvestimento”. Mesmo após uma tentativa “falha” de atrair clientes em uma mega promoção, Jeys não desistiu. “Fizemos uma promoção de rodízio no instagram e veio tanta gente que não demos conta de atender todo mundo. Não estava preparado para aquela demanda, teve muita reclamação, crítica, muita mesmo, fiquei decepcionado, vi que não entendia tão bem da logística de atendimento. Resolvi fazer a promoção novamente, mas dessa vez mais preparados, com mais funcionários para atender e foi um sucesso.”
O Delivery
A operação de delivery do Wasabi Sushi Food se iniciou no final de 2015, poucos meses após a inauguração da casa. “Era por telefone quando começamos, uma ou duas entregas por dia. No final de 2017 também fomos para um marketplace, mas não reprecifiquei meus produtos e com as comissões altas que eles cobram por venda acabei tendo muito prejuízo. Juntando isso com o fato de não conseguirmos mais dar conta de atender os pedidos por telefone, fui atrás de um app próprio.”
Jeys relata que chegou ao Delivery Direto por meio de pesquisas “Vi alguns depoimentos e restaurantes que já eram clientes do Delivery Direto, baixei o app deles, simulei pedidos para olhar como era e gostei bastante da interface, muito intuitiva. Foi então que fechei com vocês.”
O Delivery Direto
O app próprio do Wasabi Sushi Food foi inaugurado em 25/09/2019. “A primeira coisa que eu fiz foi oferecer um cupom de R$20,00 para quem comprasse pelo app. Logo na primeira semana já batemos de 20 a 40 pedidos por dia de clientes que fizeram a migração. Vendemos muito bem”, conta o empreendedor.
“Hoje estamos com 7 mil clientes no app e 70% do faturamento vem dele. Os clientes que pedem por telefone sempre incentivamos a pedir pelo app, mostrando as vantagens de pedir por lá como o programa de fidelidade, os cupons de desconto. No instagram direcionamos para o app também e nos pedidos por marketplaces enviamos cupons para migrar para a plataforma. Também fizemos lives incentivando o uso do app através de cupons surpresas liberados nessas lives e realizamos sorteios para quem comprasse direto de nós. Nossos clientes hoje são bem recorrentes. Temos cliente com 150 pedidos, outros que pedem 3x por semana. Crescemos demais, se olhar a linha de pedidos de delivery de 2019 a 2021 aumentou muito. Hoje eu não fico sem meu aplicativo próprio do Delivery Direto.” O restaurante já atingiu 81,9% de recorrência de pedidos e quase R$100 mil de economia em comissões de marketplaces.
As ferramentas da plataforma que o goianiense mais utiliza são: “O que eu mais utilizo é o programa de fidelidade, está sempre ativo e o pessoal gosta bastante, a cada R$800 o cliente ganha 20% no próximo pedido. Cupons de desconto que você mesmo pode criar também uso muito, sempre fazemos alguma promoção. A pesquisa de satisfação eu gosto bastante de olhar, muitos clientes respondem e acaba servindo para eu ver aquilo que precisamos melhorar. Essas ferramentas são muito importante porque ajudam a captar novos clientes e fidelizá-los”
Delivery como tendência
O fundador do Wasabi Sushi Food finaliza com sua visão sobre o futuro do delivery:
“Eu acredito que hoje o delivery é tão importante quanto o salão. No nosso restaurante ele é responsável por metade das vendas, mesmo com a reabertura dos restaurantes continua sendo. É uma tendência que veio para ficar, o mercado só vai aumentar, muitas pessoas que não pediam delivery antes da pandemia passaram a pedir e a gostar da experiência. É muito agradável você receber uma refeição na sua casa e poder desfrutar daquele momento com sua família e toda a tranquilidade de cada lar. O delivery vai crescer ainda mais e pra quem está iniciando na gastronomia eu digo que o delivery é o caminho certo, uma oportunidade de negócio excelente. Comece com seu app próprio, ganhando os clientes para você e fidelizando eles. Vocês terão muito resultado. Eu fiz, deu certo e estou aqui para provar.”
Parabéns pela dedicação , quando se faz com amor , colhe grandes resultados .
Verdade Alex! 🙂