Vamos supor que você já esteja com seu aplicativo prontinho para ser usado. O que fazer para migrar os clientes que já são do seu restaurante para o seu app? Nada de se desesperar ou desanimar com essa tarefa!
Nós vamos te mostrar os passos mais imediatos para trabalhar o melhor possível na migração dos clientes para a sua plataforma própria. São ações simples, mas muito eficazes para levar seu clientes dos marketplaces até o seu aplicativo.
O cliente precisa conhecer sua plataforma
O primeiro passo para a migração – e o mais urgente – é trabalhar para que os clientes conheçam a sua nova ferramenta e comecem a usá-la. Essa é uma tarefa que vai exigir algumas ações, mas que não vai tomar muito do seu tempo.
É preciso trabalhar para que o seus clientes já fidelizados saibam da existência do seu aplicativo. Não adianta nada ter uma ferramenta super funcional se ninguém sabe que pode usá-la.
Essa parte é extremamente simples: conte sobre o seu aplicativo. Coloque avisos no seu salão, entregue panfletos junto dos pedidos de delivery, enfim, divulgue aquilo em que você investiu. O que importa é que eles saibam da sua plataforma.
Mostre como o seu aplicativo é mais vantajoso
Depois que seus clientes souberem que você tem um aplicativo só seu, pode ser que ainda assim eles continuem fazendo pedidos pelo marketplace. Isso simplesmente porque não querem ter o trabalho de baixar o aplicativo. Afinal, eles não vão querer mudar o jeito de fazer o pedido até que vejam algum benefício nessa troca.
Ter um aplicativo sem mostrar para os clientes as vantagens reais de baixá-lo é como ter uma marca e não contar para ninguém. Quando você está divulgando um aplicativo próprio de delivery, falar somente sobre a praticidade pode não ser o suficiente.
Você deve oferecer algo que supere a facilidade de abrir um outro site ou aplicativo para fazer o pedido. Faça o cliente lembrar do seu restaurante toda vez que pensar em fazer o próximo pedido dele.
Cliente migrado é cliente recorrente
Se o que leva o seu cliente a querer conhecer seu aplicativo é alguma vantagem econômica aliada à praticidade, são também esses aspectos que vão incentivar a continuidade do uso do app. Ter um clientes que usam seu app uma vez só não é o mesmo que migrar os clientes efetivamente.
Assim, você precisa mostrar que ele pode ganhar muito se continuar usando só o seu aplicativo. Features como cupons de desconto e mensagens automáticas, disponibilizados pela plataforma do Delivery Direto, vão continuar atraindo os clientes para o aplicativo e irão mantê-los indo até lá recorrentemente.
Você já começou a migrar os clientes para a sua plataforma própria? Conte nos comentários quais técnicas você usa ou quer usar!