Você já deve conhecer a expressão “indicação boca a boca”, que atualmente recebe o nome mais técnico de marketing de indicação. Muita gente diz, com razão, que esse é o melhor tipo de propaganda. E, de fato, não existe nada tão eficaz quanto a indicação de um amigo para qualquer tipo de negócio.
Porém muitas vezes o investimento nesse tipo de divulgação não é levado a sério. É bastante comum que as pessoas acreditem na eficácia da indicação de clientes, mas não pensem em investir nas estratégias que vão torná-la numa real ferramenta de marketing.
Por isso chamamos essa técnica de marketing de indicação; ela merece atenção como qualquer estratégia de divulgação.
Uma ajudinha sua pode ser muito bem vinda para incentivar seus clientes nas indicações deles. Então não fique parado esperando que seu cliente ache uma oportunidade para levar alguém até você! Para te ajudar, vamos mostrar por que você deve investir na divulgação de clientes o quanto antes.
O marketing de indicação faz parte do mundo moderno
O surgimento da internet mudou muitas coisas em relação ao consumo. Principalmente a visão dos clientes sobre a relação “palavra das empresas x palavra dos outros clientes”.
O consumidor moderno não confia tanto assim naquilo que a empresa diz sobre seu próprio produto. Ele leva muito mais em conta o que os clientes têm a dizer sobre suas experiências com aquele negócio. Esse é um fator que faz as publicidades pagas terem quase metade da efetividade da publicidade boca a boca.
Com o alto nível de informações recebidas diariamente com a conectividade de hoje em dia, as pessoas acabam confiando muito mais em pessoas conhecidas. 84% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais. Eles as consideram uma fonte muito mais relevante e confiável.
A indicação é mais objetiva do que a propaganda
O consumidor moderno quer saber de funcionalidade e precisa entender os aspectos objetivos antes de escolher entre um produto ou outro. É justamente isso o que uma indicação de amigo vai fazer: chamar atenção para os pontos práticos que o agradaram, ao invés de criar uma imagem idealizada.
No caso do cliente do seu restaurante, por exemplo, ele possivelmente vai chamar atenção para a sua comida ou para o seu atendimento. Isso vai criar expectativas positivas e que poderão ser atingidas efetivamente. Seu novo cliente não sentirá que comprou apenas uma ideia, mas sim um bom serviço.
Por isso sempre se fala na importância de se destacar no mercado. Dê artifícios para que o cliente dê mais valor ao seu negócio! Para que um consumidor se mova para indicar um negócio, ele precisa realmente acreditar muito no seu trabalho e isso só aumenta o valor de uma indicação.
Investimento controlável
O ideal é ter acesso a um programa de indicação de clientes que, como o disponibilizado pelo Delivery Direto, te dá a possibilidade de gerenciar os indicadores e os indicados. Assim o seu investimento vai ser muito mais mensurável, de um modo mais simples.
Com outros tipos de estratégias de marketing é muito complicado ter uma ideia direta do que está funcionando ou não. Você não tem acesso fácil a números que te digam exatamente se o seu investimento está se pagando.
O controle quantificável sobre um programa de indicação de clientes torna possível entender se há indicações o suficiente e se os indicados estão realmente chegando até você da forma esperada. Dessa maneira, você consegue balancear até que ponto vale aumentar suas apostas nessa publicidade e se ela está sendo suficientemente benéfica.
Clientes mais fiéis
Você já chegou a pensar que clientes que chegam a um negócio através de indicação direta podem ser tão leais quanto quem o indicou? É isso o que mostram estudos da Escola de Wharton, na Universidade da Pensilvânia.
Segundo a pesquisa, um cliente indicado tem 18% mais chance de ser um cliente fiel. Além disso, qualquer pessoa cria ligação mais forte com uma marca quando sabe que seus amigos estão relacionados a ela.
Chega-se, portanto, à conclusão de que o investimento no marketing de indicação é uma ação mais controlável e duradoura em relação às publicidades tradicionais. Os ganhos são de longo prazo, e você pode cancelar o investimento se perceber que não está sendo tão rentável assim.
Você já tinha pensado em trabalhar ativamente na taxa de indicações do seu restaurante? Conte nos comentários as técnicas que você já usou ou usa!