Os clientes são a parte mais importante de qualquer negócio, e por isso é fundamental que você os agradeça sempre. Essa é uma parte do atendimento que muitas pessoas deixam de lado, seja pela falta de conhecimento ou tempo. Mas é necessário manter sempre certa atenção nesse aspecto, que pode também funcionar como estratégia para o restaurante.
Se você acha que agradecer os clientes é só o típico “obrigado pela preferência”, este post é para você! Vamos explicar como o agradecimento apropriado ao cliente faz toda a diferença e mostrar algumas formas de aplicá-lo no dia a dia.
Por que agradecer os clientes?
O agradecimento aos clientes vai muito além de uma ação automática. Você já deve saber como o cliente de hoje é muito diferente do cliente com o qual o mercado se acostumou há alguns anos. Ele notará se o a atenção do restaurante é puramente de compra e venda. Para comportamentos de compra novos são necessárias estratégias adequadas.
Aqui vão, então, alguns motivos pelos quais você deve incluir formas de agradecer os clientes na sua estratégia o quanto antes.
Manutenção de um bom relacionamento
Os clientes querem sentir que são valorizados e esperam uma demonstração disso. Quando o restaurante mostra ativamente para os clientes como se importa com a presença de cada um, eles saberão que há um esforço e ficarão felizes em retribuir.
Assim, o cliente tem uma chance potencial para se tornar um defensor da marca. Ele terá boas chances de levar muitas pessoas novas para o seu restaurante. A mesma atenção customizada que fala com ele é a que incentivará novas pessoas a entrarem em contato com você.
Aumentar a recorrência
Desse mesmo modo, quando a relação com clientes novos e antigos se fortalece, maiores são as chances de eles quererem voltar para o restaurante com frequência. O cliente sabe que voltando para o seu negócio vai encontrar oportunidades benéficas como consumidor.
Assim, ele certamente vai preferir ir o seu negócio a qualquer outro que não tenha esse diferencial. Justamente pelo tom de agradecimento das suas ações, ele vai sentir que está comprando de um negócio no qual confia e com o qual tem um bom relacionamento. A sensação será realmente de troca; o cliente terá satisfação em consumir de quem sabe como tratá-lo bem.
Como agradecer os clientes?
Crie programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são uma das principais iniciativas para quem quer garantir a recorrência dos clientes. Ele pode ter o diferencial de ser apresentado como uma forma de agradecimento pela volta do cliente. E são poucas as empresas que usam essa ideia em suas estratégias.
Se a aderência dos cliente a esses programas não está sendo tão boa quanto o esperado, pode ser que o problema esteja justamente na abordagem. O primeiro contato do cliente com o programa é a apresentação feita pelo restaurante, ou seja, é a primeira impressão que o cliente tem do programa.
Escute o que o cliente tem a dizer
O mínimo a se fazer para mostrar a valorização de ter o cliente por perto é escutar o que ele tem a dizer. Dar voz a ele e mostrar a importância da opinião dele é o que vai fazê-lo acreditar de verdade no seu negócio.
Já imaginou um cliente que está disposto a sugerir e elogiar, mas não recebe nenhuma resposta que mostre que está sendo ouvido? Uma situação como essa lhe dará uma sensação de falta de interesse. E ele certamente não terá muita vontade de continuar comprando de quem não se importa com o que ele tem a dizer. Afinal ele não quer apoiar um negócio que não pensa em melhorias destinadas a ele.
Lembre-se de que a opinião do cliente é muito importante para orientar o trabalho de qualquer negócio. Por isso é essencial que você saiba valorizar essa comunicação de verdade, sabendo tratá-la da forma mais inteligente possível. Não apenas mostre para os clientes que você gosta de ouvi-los e responda de modo adequado. Também os incentive a ter a iniciativa de conversar com você frequentemente.
Surpreenda-os com brindes
Receber presentes sem estar esperando é uma coisa de que todo mundo gosta. Por que você não aproveita, então, para fazer uma surpresa aos clientes? Os brindes mais simples, por não estarem sendo esperados, terão um efeito muito bom. Tenha certeza de que eles não esquecerão da surpresa e manterão isso em mente na próxima vez que quiserem comer fora.
Também vale investir nos cupons de desconto, que são uma forma de oferecer um benefício em troca de recorrência. Eles visam a uma compra futura, mas não têm o compromisso de um programa de fidelidade. Mas lembre-se de dar o tom do agradecimento quando for oferecer um cupom surpresa. Os clientes devem vê-lo como um presente em troca de uma compra.
Conclusão
Agradecer os clientes de forma planejada é uma estratégia que funciona tanto no curto quanto no longo prazo. Ela pode ser aplicada tanto para clientes novos quanto para os antigos e funciona bem para todos. Com paciência e atenção a cada cliente, seu restaurante tem mais potencial para gerar novas oportunidades de venda e de fidelização.
Você tem o costume de agradecer seus clientes de alguma dessas maneiras? Conte nos comentários se você acha que essa é uma boa forma de criar um bom relacionamento com os clientes ou dê dicas de outras estratégias de que você gosta.