Você sabia que investir na recorrência de clientes antigos sai muito mais barato do que captar clientes novos o tempo todo? Segundo Philip Kotler, famoso consultor de marketing, conseguir clientes novos custa de 5 a 7 vezes mais do que reativar clientes antigos. São diversos os fatores que entram nessa conta e que devem ser considerados na estratégia do seu restaurante
Essa é uma questão influenciada por diversas ações feitas pelo restaurante. Vamos, então, mostrar alguns aspectos que te ajudarão a entender essa questão. Calcular os valores envolvidos no trabalho com os clientes é importante para entender como proceder nas ações do seu restaurante. Desse modo você pode compreender o peso de cada estratégia para o seu negócio e avaliar o que fazer em seguida.
Preços pagos por clientes antigos x novos
Para manter a recorrência de clientes antigos, é essencial lembrar de ter estratégias para incentivar a volta deles. Não basta ter vendido uma vez e esperar que o cliente volte. A taxa de recorrência será muito mais expressiva se houver um trabalho ativo para isso.
Da mesma forma que você precisa convencer um cliente novo a ir até o seu restaurante, você precisa mostrar ao cliente antigo por que ele deve voltar. Com o aumento da concorrência, é de se esperar que haja uma tendência dos clientes em querer conhecer negócios novos sempre.
Por isso você deve fornecer incentivos para que voltem a comprar sempre de você. Um bom exemplo são os programas de fidelidade que já geraram exemplos de sucesso. A chance de os clientes comprarem sempre no mesmo lugar para ter algum benefício no futuro é muito grande. No longo prazo essa relação é boa tanto para cliente quanto para restaurante.
Divulgar para clientes novos também é importante, afinal não adianta ter uma clientela estagnada. Mas o valor monetário de ações destinadas a esse público é muito mais elevado. É necessário levar em conta o pagamento de publicidade em diversos espaços, o preço do trabalho destinado a isso e a taxa de conversão que nunca é tão elevada quanto a que resulta da divulgação entre clientes. Se você depender majoritariamente de clientes novos, terá que investir sempre e muito na captação deles.
Os valores dos pedidos
Clientes novos geralmente não gastam um valor tão alto no primeiro pedido no restaurante. Quando não conhecem o produto que estão prestes a comprar, há certa hesitação. Essa situação, contudo, é um tanto diferente quando o cliente novo chegou através de uma indicação, pois assim ele já tem uma boa expectativa. Isso mostra o efeito de um bom relacionamento com o cliente.
Clientes antigos, por sua vez, possuem uma tendência maior em gastar valores mais elevados de uma vez só. Como já conhecem o produto e voltam sabendo o que esperar do seu serviço, gastam mais e sem medo, mesmo sem conhecer o prato que estão pedindo.
Nesse sentido, é bastante interessante criar uma estrutura capaz de manter os clientes antigos constantemente por perto. Quando você conquista uma clientela fiel, você vai também adquirir clientes novos sem tanto esforço. É aquela ideia de que quanto mais cliente fiéis, mais clientes futuros, como consequência do bom trabalho com a recorrência.
Conclusão
Esquecer de manter o bom relacionamento com clientes é um erro comum que traz consequências negativa. Tão fundamental quanto ter clientes novos é ter clientes recorrentes, capazes atuarem como promotores da sua marca. Por isso é fundamental prestar atenção nessa relação e trabalhar ativamente nela.
Um trabalho feito a longo prazo vai trazer benefícios duradouros. Através de um relacionamento com clientes que ficarão por perto por mais tempo e que vão confiar cada vez mais em você.