Os clientes do seu restaurante costumam dar feedback, sugestões e contar o que foi bom ou não bom na experiência de compra deles? Se sim, isso é um ótimo sinal. Tendo que lidar com os comentários positivos e negativos, você pode tirar lições importantes dessa interação.
Saber exatamente como são os clientes do seu restaurante talvez seja uma das partes mais importantes para fazer um bom trabalho; e aproveitar o feedback dado por eles é essencial para continuar crescendo. Esse é o passo que vai te ajudar a saber que linha seguir com seu negócio. Ter um contato mais próximo com o público vai te dar melhores condições para lidar com ele e entender quais ações funcionam melhor para você.
Aqui, vamos te ajudar a ter uma ideia mais geral dos aspectos que você deve levar em conta na hora de aproveitar o feedback dos clientes. Assim você poderá unir as suas expectativa para o negócio com um plano de ações. Já que esse é um passo bastante importante para a expansão do seu restaurante, vamos passar por alguns pontos que devem ser levados em consideração.
Incentivar o feedback
Caso seus clientes não sejam muito engajados, é importante que você tome a iniciativa de buscar o feedback deles. Isso é muito importante para que você consiga entender o que eles acham do seu serviço. Portanto, crie formas de tornar a resposta dos clientes recorrente.
Uma forma eficiente de pedir a avaliação deles é através da plataforma própria de delivery. Após cada compra feita, você pode enviar um formulário de avaliação do pedido para o cliente. Essa funcionalidade é muito útil, sobretudo por pedir uma resposta espontânea e rápida. E outro ponto positivo é que as respostas dos clientes ficam visíveis somente para os administradores do app.
Você pode também recorrer à avaliação mais clássica, com urna e papeizinhos. Para o seu salão essa é uma boa opção, mas é importante que você lembre os clientes de deixarem a avaliação lá. Quanto mais respostas você tiver, melhor você vai conseguir entender o que mais agrada seu público e quais são os pontos para melhorar.
Conhecer quem gosta do seu restaurante
Entender o que agrada ou não os seus clientes é uma das formas mais eficientes de saber quais são as ações que trarão resultados positivos para a sua empresa. A melhor forma de melhorar é sabendo como chegar aos clientes da maneira certa e entendendo o que eles esperam.
Entendendo o porquê dos clientes gostarem do seu restaurante, você consegue compreender para quem vende e o que agrada seu público. Isso quer dizer que você tem artifícios para saber como atrair clientes novos e manter os antigos por perto.
Estabelecer uma comunicação que funcione com os clientes deve ser um dos seus objetivos principais na divulgação da marca. Através dela, você consegue entender em que público focar e como fazer a abordagem dele. Essas informações são valiosas para que você saiba como melhorar seu trabalho e entenda o que deve continuar fazendo.
O que vende mais
Sabendo quais são os produtos mais vendidos do seu restaurante, você consegue entender de que os clientes mais gostam. Essa é uma informação importante, porque sem ela você pode acabar tomando decisões erradas quando fizer alguma modificação no seu cardápio.
Imagine, por exemplo, que você retire um prato muito popular do seu cardápio. Essa ação certamente não agradará nem um pouco os clientes.
Imagine, agora, que você identifica algo de que os clientes gostam muito e expande a sua produção de produtos daquele tipo. Como, por exemplo, aumentar as opções sem lactose se houver muita procura dos produtos do tipo. A recepção dessas alterações será muito mais positiva, certo?
Prestar atenção na resposta dos clientes às possíveis mudanças é essencial, para que você possa continuar criando opções legais para eles. A expansão pensando no que os clientes querem é uma excelente maneira de manter uma boa conexão entre eles e seu restaurante.
Serviço que combina
Você já sabe que o serviço é a chave para um negócio de sucesso. Por isso o tipo de atendimento que você oferece aos clientes é uma parte muito importante na forma como eles te receberão – e manterão o contato. Treine seus funcionários para que façam o feedback dos clientes ser algo espontâneo.
Mostrar que você se importa com a experiência deles é uma boa para fazê-los ver como você se interessa. Isso mostra que seu restaurante quer oferecer as melhores oportunidades para o público. Deste modo, o cliente sentirá que está sendo ouvido e que é parte do negócio.
Seu atendimento certamente será levado em conta quando o cliente estiver fazendo uma avaliação. Por isso, tire todas as informações que puder do feedback dos clientes para saber o que melhorar. Você pode cometer erros sem perceber, e a participação dos clientes é fundamental por isso.
Conclusão
O feedback dos seus clientes é uma parte muito importante na hora de pensar nos próximos passos para fazer seu negócio crescer. Ele será importante para que você possa entender como acompanhar as exigências dos clientes. Lembre-se que seu restaurante só poderá continuar crescendo quando colocar o cliente em primeiro lugar.