Cada vez mais clientes querem comprar através do app de um restaurante. Na maioria dos casos eles associam o aplicativo próprio a boas oportunidades de compra e a uma maior praticidade. O restaurante, por sua vez, precisa pensar que de alguma maneira será necessário criar uma ponte com o cliente.
Assim, é melhor que ela seja feita não por um intermediário que vai impedir o contato imediato com o cliente, mas sim de uma maneira mais direta. Tendo o seu cliente um contato direto com seu restaurante, maiores são as chances de que ele queira continuar comprando com recorrência. Principalmente quando ele consegue enxergar valor em fazer uma compra diretamente pelo aplicativo próprio.
Vamos, então te dar alguns motivos que indicam que a plataforma própria não é apenas uma moda e que no futuro será algo obrigatório para os restaurantes de todos o país.
Benefícios para os clientes
Comprando através da plataforma própria, seu cliente pode comprar com mais rapidez, usando os diversos benefícios oferecidos pelo aplicativo próprio. Promoções e cupons de desconto, por exemplo, fazem seu cliente poder comprar mais e com mais frequência. O fator da recorrência é fundamental para que qualquer restaurante tenha sucesso.
Por isso, não pagar comissão por pedido se mostra muito valioso para o restaurante. Tendo economia com a plataforma de pedidos, você pode lhe oferecer benefícios com mais frequência.
Benefícios para o restaurante
Os clientes fiéis são responsáveis por grande parte das vendas de um negócio. Você já ouviu falar que 80% do seu lucro vem de 20% do seu trabalho? De modo análogo, a fatia majoritária do seu lucro vem daqueles clientes mais fiéis, que representam uma parcela menor da clientela.
Mostrando para os clientes essas vantagens em forma de promoções exclusivas e cupons de desconto, a confiança deles em você vai aumentar. Se eles tiverem a chance de consumir os produtos de que mais gostam com condições vantajosas, vão optar por comprar de você com uma frequência maior.
Assim, além de ganhar com o aumento das vendas, você consegue aumentar a recorrência dos clientes e garantir vendas por mais tempo. Você vai precisar continuar fazendo o trabalho de divulgação das suas ações – e é importante entender qual é o tempo que o cliente fica com você -, mas a manutenção de seus clientes antigos é 3 vezes mais barato e mais eficiente do que adquirir clientes novos. Por isso é fundamental se preocupar com os clientes que já te trazem vendas.
Ainda mais comodidade com o aplicativo próprio
Tanto para o cliente quanto para o restaurante, a comodidade é fator importante. Seus clientes não querem ter que passar por um processo longo de compra. Quanto mais rápido tiverem o produto em casa, mais satisfeitos ficarão.
Isso é bom também para o restaurante, já que quanto mais instantânea a compra, maiores são as chances de ser mais volumosa. Assim, o cliente compra mais e fica feliz por não fazer esforço para ter o produto.
Outro aspecto relevante é a praticidade administrativa que a plataforma própria dá para os donos de restaurante. Isso quer dizer que você consegue ter maior controle sobre os resultados das suas ações e vendas. Com o controle feito diretamente na página administrativa da plataforma própria, você pode otimizar os dados e entender melhor o perfil dos seus clientes.
Conclusão
Ter mais clientes recorrentes dá ao restaurante um fôlego para continuar saudável. Então é importante que você consiga manter uma base de clientes cada vez maior. E isso só pode acontecer com a ajuda da fidelização. Dependendo apenas de clientes novos, você continua tendo custos mais altos e um retorno mais baixo.
A relação próxima com o cliente também pelo meio online é uma forma de tê-lo sempre por perto. Assim você pode estar em contato com ele mesmo quando ele não for até o seu restaurante. Essa é uma excelente forma de garantir que ele veja a sua marca frequentemente, e quando esse contato inclui boas oportunidades, os efeitos são muito positivos.
Seu restaurante só tem a ganhar com um aplicativo próprio. Seja pela praticidade das ferramentas administrativas ou pela facilidade em criar as melhores condições para os clientes.