Como calcular o Tempo de Vida do Cliente (e melhorá-lo)?

São diversas as variáveis que devem ser calculadas na administração de um restaurante e o Tempo de Vida do Cliente (Customer Lifetime Value – CLV) é uma delas. Essa é uma taxa que ajudará na estimativa do valor monetário gerado por um cliente, pela avaliação do do relacionamento com ele no decorrer do tempo.

Isso quer dizer que calculando essa taxa você pode saber qual é o valor de cada cliente para o seu restaurantes. Desse modo você consegue estabelecer de modo mais preciso se seus serviços devem melhorar para aumentar a retenção dos clientes. Afinal, a fidelização de clientes mostra-se sempre a alternativa mais barata e eficiente.

Vamos, portanto, mostrar como é feito o cálculo do do Tempo de Vida do Cliente (CLV) e em seguida mostraremos algumas coisas que podem ser feitas para melhorar essa taxa. Sempre é possível fazer melhorias no atendimento do seu restaurante e isso terá um efeito direto na efetividade do seu atendimento. No futuro isso vai gerar uma boa economia para o seu negócio.

Como calcular o Tempo de Vida Cliente (CLV)

O cálculo a ser feito não é muito complicado, mas certamente é bastante eficiente:

CLV = Gastos médios mensais / Taxa Mensal de Abandono

Para ajudar na sua tarefa, deixamos aqui também a continha usada para chegar à taxa mensal de abandono dos seus clientes (também conhecido como churn):

Taxa de Abandono de Clientes = (quantidade de clientes no início do mês – quantidade de clientes no final do mês) / quantidade de clientes no começo do mês

Tendo o resultado desse cálculo, a ideia é apostar em estratégias para aumentar o tempo de vida do seu cliente. Assim, você está garantindo que o cliente mantenha um relacionamento mais longo com o seu negócio.  Quanto maior o tempo de vida dele, maior será a expectativa de fidelidade para cada cliente novo que chega no seu restaurante.

Se você não tem uma taxa de vida do cliente  muito elevada e quer melhorá-la, há algumas estratégias muito eficiente que podem ser bastante eficientes para te ajudar. São algumas coisas bastante simples e estratégicas que podem ter um efeito muito bom no seu negócio.

A importância de focar na recorrência dos clientes

Uma estrutura de divulgação baseada na recorrência dos clientes é essencial para o sucesso de uma marca. O próprio cálculo do tempo de vida do cliente pressupõe uma preocupação com essa questão. E se você quer melhorar a fidelização dos clientes, não é necessário ter estratégias muito complicadas e caras.

Basta que você saiba fazer a sua divulgação de modo bem planejado, para as pessoas certas. Se engana quem acha que não é importante investir em quem já é  cliente. Mas da mesma forma que ele virou cliente, pode deixar de ser. Por isso é tão importante que seu cliente seja constantemente lembrado de comprar de você.

Alguns artifícios simples, como notificações por push, e-mail marketing e SMS já são muito eficientes e podem ser bastante poderosos para manter os clientes sempre por perto. Algumas coisas, contudo, devem ser consideradas na hora de falar com seus clientes.

Como eles já conhecem seu negócio, esperam mais do que a chance de ter uma boa experiência. Eles gostam de receber algo em troca da fidelidade, e é aí que entram os cupons de desconto e programas de fidelidade. Lembre-se que não precisa ser nada muito elaborado; apenas algo suficientemente vantajoso para eles.  

Construir um relacionamento forte com o cliente

Essa série de estratégias voltadas para a fidelidade do cliente é uma ótima chance de fortalecer o relacionamento com eles. E isso certamente terá grande impacto no tempo de vida do cliente.

Quanto mais o cliente confiar no restaurante, mais frequente e duradouro ele desejará que seja o contato entre eles. Essa relação é bastante natural, já que muitas pessoas se sentem mais confortáveis tendo um local do qual possam comprar sempre, sem medo. Mas para que ela dê certo, é necessário que consumidor tenha confiança na marca da qual está comprando.

O bom relacionamento com o consumidor fortalece também o restaurante com um todo. Ser uma marca da qual os clientes falam vai ter muitas consequências boa para você. Desse modo seu restaurante estará mais propenso a ser indicado entre muitas pessoas e ficar cada vez mais conhecido. O marketing boca a boca é o seu melhor aliado e com ele você tem uma fonte múltipla de clientes.

Peça feedback dos clientes

Parte muito importante de tudo isso que já foi dito são as impressões e opiniões dos clientes. Quando eles fazem uma sugestão que contribua para melhorar os serviços do seu negócio, você deve mostrar que essa sugestão é bem vinda. Ou em casos de reclamação, o mínimo é que esse problema seja resolvido o mais rápido possível.  

Ainda que seja necessário despender algum tempo para responder todas as interações dos clientes, essa ação é de extrema importância para o crescimento do seu negócio. Quando é possível ter a visão do consumidor diante do serviço que se oferece, os ganhos são muito para a melhoria do negócio.

Então não apenas valorize cada feedback dos clientes, mas incentive-os.  Peça que todos avaliem o produto e o atendimento após a compra. Essa atividade não será um incômodo para os seus clientes. Muitas vezes eles não fazem a avaliação por não se lembrarem ou não saberem como. Então facilite esse processo, que será bom não apenas para o seu restaurante, mas também para eles.

 

O tempo de vida do cliente é um dado muito útil para trabalhar a fidelização dos seus clientes. E mais do que isso, é uma ferramenta que vai te ajudar a ter um controle mais próximo de diversas estratégias de divulgação.

Você já conhecia o CLV? Conte nos comentário se você já usa esse dado ou se pretende começar a usá-lo.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *