Se você se interessa em criar promoções no seu restaurante, já deve ter passado pelo momento de não conseguir se decidir sobre qual das modalidades de promoção é a melhor para o seu público. Mas você já chegou a pensar na possibilidade de adotar mais de uma ao mesmo tempo?
Ao contrário do que muitos pensam, as promoções não são prejudiciais para os lucros do restaurante. A ideia é que tendo mais oportunidades para dar boas condições aos clientes, você consegue aumentar a frequência das visitas deles. Assim, a diminuição da margem de lucro é compensada (e superada) por um maior volume de compras.
O mais indicado é que você consiga fazer uma combinação entre as modalidades adotadas, para que cada uma mostre sua intencionalidade. Assim, não fica uma impressão de que as promoções estão apenas tentando atrair mais clientes. Isso pode afetar a confiança deles ao longo do tempo.
Planejamento de fidelização
Se seus clientes sabem que têm a oportunidade de ganhar ao longo do tempo, vão querer comprar sempre. E mais: a tendência é que dêem preferência ao seu negócio em relação a outros estabelecimentos, justamente pela expectativa de ganhar o prêmio mais rápido.
Isso certamente exigirá um controle que pode ser complexo demais quando não aliado a uma sistema de automatização. Devido à necessidade de manter o acompanhamento do avanço do cliente em relação às exigências da promoção.
Um dos tipos mais clássicos de programas de fidelidade são aqueles em que o cliente compra várias vezes para ganhar prêmios. Por isso eles incentivam os clientes a voltar com frequência. Afinal, eles vão preferir comprar mais vezes da mesma marca, para ganhar algo no futuro.
Aproveitamento de momentos específicos
De modo complementar, os clientes vão querer aproveitar as condições temporárias para ganhar um prêmio especial. Você cria uma dupla oportunidade de venda, que vai se fortalecendo também ao longo do tempo.
Além disso, você poderá acompanhar o desempenho de cada promoção temporária, de modo a conseguir avaliar se vale a pena manter alguma delas rodando por mais tempo. Isso te dará mais controle em relação às ações interessantes para o seu público. Com esse acompanhamento, será mais fácil entender os modelos a serem seguidos em ações futuras.
O mais interessante de ter condições temporárias é justamente a urgência gerada por ela. Se um prêmio for oferecido somente até uma data pré-determinada, os clientes sabem que provavelmente não terão outra chance de ganhar esse prêmio especificamente. Também por isso é tão interessante que haja uma rotatividade dos prêmios oferecidos.
Gerenciamento de diversas modalidades de promoção
A plataforma própria pode ser muito útil para a organização e gerenciamento das promoções. Principalmente em relação a cupons de desconto e programas de fidelidade. Se você precisa chamar a atenção do cliente, pode usar as notificações por push, SMS ou e-mail marketing.
Você pode dividir as modalidades de promoção entre temporárias, de longa duração ou permanentes. Essa é uma estratégia para variar as promoções curtas, dando continuidade a programas mais longos ao mesmo tempo. Com a mescla entre oportunidades de maior e menor duração, você trabalha a fidelidade dos clientes, ao mesmo tempo em que cria a sensação de urgência para as oportunidades mais imediatas.
A ideia de usar um sistema automatizado para fazer o controle das suas ações está justamente em não misturar as promoções que precisam de controle, além de dar mais autonomia para os clientes. Portanto você melhora a organização das diversas modalidades de promoção tanto para você quanto para os clientes.
Conclusão
Pode-se dizer, portanto, que seus clientes e seu restaurante têm muito a ganhar com a aplicação de mais de um tipo de promoção ao mesmo tempo. Seus clientes terão muitas vantagens e você vai vender cada vez mais. Assim seu restaurante poderá oferecer boas opções para diferentes tipos de clientes.
Além disso, é possível manter uma certo crescimento estável com os programas de fidelidade. Ao mesmo tempo, há o espaço para criar iniciativas pontuais para dar um gás nas suas vendas em momentos específicos.
Essa estratégia é capaz de potencializar a fidelização dos seus clientes ao mesmo tempo em que cria condições chamativas para os clientes que querem permanecer comprando de você por muito tempo, bem como para os que apenas querem condições pontuais.
Gostei muito de conhecer
Muito obrigada, Marli! Continue nos acompanhando para não perder nenhum conteúdo! 🙂