Como fazer e-mail marketing no seu restaurante?

Nos últimos anos, cada vez mais clientes têm se interessado por conteúdos de e-mail marketing. Também muitas empresas começaram a investir nessa estratégia para melhorar a conexão com os clientes.

A publicidade por meio de e-mail ainda pode ser um pouco mal vista por alguns, mas essa situação está mudando cada vez mais. O mais indicado quando se fala de e-mail marketing é a publicação de conteúdos que sejam relevantes para os clientes, para tenham valor mais elevado. E no caso dos restaurantes, as mensagens enviadas possuem um conteúdo mais específico.

Para que essa estratégia seja mais efetiva, não basta enviar propagandas excessivas – sem um planejamento – para seus clientes. Vamos, então, dar algumas sugestões de conteúdos que você pode incluir na sua lista de e-mails para que sua mensagem gere mais vendas e valor para os clientes.  

Tenha uma lista de e-mails

Antes de qualquer coisa, você precisa ter uma lista de e-mails. Mas sob hipótese alguma compre essa lista. Sua estratégia só terá o efeito desejado se você obter os endereços de e-mails  de modo orgânico.

Quando o destinatário não quer receber os e-mail ou não autorizou que você os enviasse, seu trabalho será perdido. Isso porque quem receber o e-mail a contragosto vai ficar irritado e apenas apagará a sua mensagem.

Nós já mostramos aqui algumas formas de conseguir e-mail para compôr sua lista. Dicas como essa serão muito úteis para que você possa aproveitar o e-mail marketing da melhor forma possível.

Tenha um bom título

Essa é a primeira impressão do cliente ao ver seu e-mail. O título pode definir se seu cliente vai abrir o e-mail ou não. Por isso, preste muita atenção nele!

O seu destinatário provavelmente recebe dezenas de e-mails todos os dias, então ele com certeza faz uma seleção do que vai receber sua atenção ou não. Se você não trabalhar para o seu e-mail se destacar entre os outros, você estará apenas perdendo tempo.

É fundamental saber como seus clientes pensam quando checam a caixa de e-mails. Faça títulos atrativos e que sirvam ao objetivo que você tem com aquele e-mail. E tenha, é claro, um conteúdo atrativo, que combine com a promessa do título.

Enviar cupons de desconto

Os cupons de desconto são ótimos para chamar a atenção dos clientes. Se você criar um título atrativo para o seu e-mail, que mostre um desconto, os clientes certamente têm mais chance de abrir.

Mas atenção: não use palavras como “desconto” ou “promoção”. Essas palavras podem fazer seu e-mail ir direto para a caixa de spam ou gerar alguma desconfiança no destinatário. Então seja criativo!

Aproveite para gerar a urgência de compra do cliente. Você pode fazer isso colocando data de validade para o cupom e mostrando como aquela oportunidade é imperdível. O que vai afetar a decisão do cliente, além do cupom em si, é a sua abordagem.

Promoções exclusivas para o e-mail

Para aumentar a retenção dos clientes na lista de e-mail, é uma boa apostar em promoções que acontecem apenas por esse canal. Isso fará com que os clientes vejam uma vantagem em receber os seus e-mails.

Essa estratégia também cria um contato mais íntimo entre o cliente e o seu restaurante. Vendo os e-mails como uma fonte de boas oportunidades, ele sentirá que recebe um tratamento especial de você. Sem falar que assim os resultados para a suas vendas serão mais imediatos, já que haverá uma expectativa do cliente em receber suas mensagens.

Promova um prato novo

Muita gente acha que fazer e-mail marketing se limita à divulgação de promoções, mas você pode ir muito além. Uma boa oportunidade é mostrar para os seus clientes como o seu negócio está inovando. E por que não fazer com que ele se sinta parte disso?

Quando você lança um produto novo, umas das partes mais importantes é a divulgação. E você ainda pode aproveitar o e-mail marketing para fazer divulgações em primeira mão. Assim você mostra como os clientes que recebem seus e-mails são especiais. E por que não aproveitar para fornecer um cupom especial para quem viu o e-mail?

E-mails com temas específicos do seu ramo

Algo que não é muito comum, mas que vale a pena ser testado ao fazer e-mail marketing é a produção de conteúdos mais específicos. Essa é uma opção mais elaborada, mas que contribui para a criação da autoridade da sua marca.

Mostrando para os clientes o porquê do seu restaurante ser a melhor opção para tal prato ou como você garante os melhores ingredientes, você consegue se posicionar como o melhor entre os concorrentes.

Esse tipo de conteúdo não é para todos os públicos, mas avalie se vale a pena testar essa estratégia no seu e-mail marketing. Existem muitos clientes que gostam de entender melhor a origem e todo o processo de produção daquilo o que consomem. Por isso, essa é uma opção viável, que pode ser considerada.

 

O e-mail marketing é uma estratégia muito efetiva para aumentar as suas vendas. Essas possibilidades de conteúdo podem ser muito bem utilizadas quando você incorpora a personalidade da sua marca.

Também vale lembrar que é muito importante saber ser criativo com as sua ações na hora de fazer e-mail marketing. Algumas ações podem ser muito positivas para a promoção do seu restaurante e para uma conversão maior do público. O e-mail marketing, além disso, é uma estratégia que não exige um investimento muito alto e tem um bom poder de alcance.

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