Já no meio do mês de novembro, você já deve ter se perguntado se participar da Black Friday é uma boa ideia para o seu negócio. Essa data tão importante para o varejo pode também ser bem aproveitada por negócios no ramo de alimentação. Muitos restaurantes, contudo, não sabem se realmente vale a pena investir em promoções desse tipo.
Algo que pode desencorajar os donos de restaurante são as baixas margens de lucro e o medo de acabarem com um prejuízo. Contudo um bom planejamento das ações e o uso das estratégias certas pode trazer muitos benefícios para o restaurante.
Você verá aqui alguns motivos para participar da Black Friday, tendo objetivos definidos e sabendo o que esperar.
Atrair novos clientes
A Black Friday é uma excelente oportunidade para atrair clientes que por algum motivo ainda não compraram de você. Você pode aproveitar tanto para mostrar sua marca para clientes em potencial quanto para trabalhar a fidelização deles.
O ponto principal é pensar em tirar o máximo possível dessa data, explorando todos os elementos que possam atuar no crescimento da sua marca. A sua prioridade deve ser pensar em estratégias que visam a um relacionamento duradouro com o cliente e não apenas a vendas imediatas.
Visibilidade da marca
Aproveite, então, para fazer a sua marca ser vista por mais consumidores em potencial. Não importam apenas os clientes que realmente vão comprar agora. Também preste atenção àqueles que podem começar a considerar a compra no seu restaurante.
Colocar-se diante dos consumidores a partir de uma primeira boa oportunidade já gera alguma simpatia pela ideia de comprar de você. Claro que é necessário pensar em gerar um retorno imediato para a sua ação, mas também é relevante que você não desperdice esses clientes em potencial.
Promover seu cardápio
Se você ainda não sabe o que oferecer de condição especial para seus clientes, é uma excelente ideia pensar em oportunidades que consigam ajudar a sua marca além das vendas a mais. Uma forma de fazer isso é aproveitando as promoções para deixar pratos específicos em evidência.
Assim você tem espaço para promover um produto que quer vender mais, por exemplo. Seja um produto bem rentável que não faz tanto sucesso ou algo que está no seu estoque há algum tempo. A ideia é colocar o foco nesses produtos para vender mais e até mesmo aproximá-los dos clientes.
Melhorar as vendas
Também o volume de vendas em geral deve ser levado em conta. Aproveitando que esse é um momento em que as marcas costumam vender bastante, pense no todo também. Isso significa pensar em estratégias de vendas que também visem a aumentar as vendas no geral.
Mas não é apenas vender mais, de qualquer forma. A ideia é simplesmente incentivar os clientes a comprar , sem necessariamente promover um produto específico.
Nada te impede, contudo, de promover uma produto específico e ainda manter uma promoção válida para todo o seu cardápio. Pense em condições que sejam interessantes para seu público e que tenham um objetivo claro.
Conclusão
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente como as promoções poderão gerar um retorno efetivo para o seu negócio. Não adianta querer estar dentro de um movimento do mercado sem entender o valor dele para o seu restaurante.
Participar do Black Friday é uma forma de melhorar seus resultados de maneira efetiva, mas não apenas isso. É uma oportunidade de otimizar seus resultado a longo prazo também, como uma porta de entrada para um crescimento contínuo.