Aumentar as vendas na Black Friday de verdade?

Promover uma ação especial para os clientes sempre traz uma dúvida: será que ela realmente vai ajudar a aumentar as vendas? Isso é muito natural, afinal datas marcadas por um aumento das compras geram expectativa para quem compra e para quem vende. Aplicar estratégias bem definidas para o momento específico, portanto, será importante para te ajudar a aumentar as vendas na Black Friday.

É muito importante se atentar para o fato de que não é qualquer ação que vai funcionar para o objetivo específico dessa ocasião. Será necessário  entender o que os clientes esperam das promoções, fazê-las funcionar de verdade. Afinal, é importante saber o que vai atrair um real interesse de compra dos clientes.

Antes de tudo

O primeiro passo é fazer uma análise e comparar o que seus clientes esperam com o que você pode oferecer de promoção. O mais importante é que os dois lados saiam ganhando. Como sempre, tenha em mente a importância de um bom planejamento e não esqueça de ter uma estratégia pré-definida. 

Pense em algo que seja simples e atraente para os clientes. Opte pelas soluções que chamem atenção imediatamente e que gerem um bom resultado para você. Essa é a ideia central que formaria a opção ideal de promoção. Contudo, achar esse “combo” não é uma tarefa fácil.

Preste atenção à promoção que você está fazendo, levando sempre em conta o que será viável para o seu negócio. Em complemento a isso, portanto, não crie condições que geram desconfiança no cliente ou que não tenham nenhuma vantagem real. Afinal, o importante é que a sua marca gere mais valor para os clientes.

Como criar uma estratégia?

Uma possibilidade para pensar em bons formatos de promoção, é observar as oportunidades que você, como cliente, mais valoriza. Entenda quais formatos são interessantes para o consumidor e aproveite para chamar atenção para o uso deles pelo seu negócio.

Para que tudo funcione da maneira certa, é importante criar modelos e artifícios que continuem sendo práticos e funcionais para a sua marca. Ou seja, pense em algo que não vá atrapalhar a sua rotina de vendas, mas que ainda traga um bom retorno. Se você quiser fazer uma divulgação antecipada, por exemplo, é importante manter uma separação entre as vendas convencionais e as que resultam das promoções. 

Você precisa saber como comunicar as promoções aos clientes, de maneira a mantê-los interessados nas sua proposta. Assim, pense em todos os lados envolvidos na sua estratégia, de maneira que haja uma relação benéfica entre eles. Portanto, é importante que seu cliente veja valor numa promoção que seja benéfica também para o seu negócio, e que sua divulgação contribua para aumentar o interesse dele.   

Contato com o cliente

Ainda que muita gente fique ansiosa pelo período de descontos, há ainda quem não tenha confiança nas condições oferecidas pelas marcas. E mesmo no caso dos restaurantes, é importante que o cliente sinta confiança na promoção ofertada. 

Isso tem tudo a ver com o que já foi explicado sobre condições que mostram ter valor para o consumidor. E um dos pontos principais dessa relação é a comunicação mantida com ele ao longo do tempo. Isso com certeza terá papel importante na forma como seu cliente reagirá às suas iniciativas. 

Assim, também é importante levar em conta  o formato em que as promoções serão mostradas. A mesma condição pode ter mais de mais de uma variação, o que terá papel importante na forma como o cliente a receberá. Por exemplo: um restaurante quer oferecer 20% de desconto em todas as sobremesas. Duas possibilidades de como mostrar essa condição: fazer uma seleção destacada dentro do seu site ou liberar um cupom de desconto.

Aí entra a importância de conhecer o perfil de compra dos seus clientes. A forma de mostrar a sua promoção será importante para gerar uma conversão maior para a iniciativa. Uma boa ideia é olhar para os resultados que você já teve em iniciativas de promoção, e aplicar os conhecimentos retirados deles para ter mais assertividade.

Conclusão

Lembre-se que você vai atingir um público específico dentro da sua cartela de clientes nessa data. Suas estratégias devem ser bem pensadas e estruturadas para aumentar as vendas na Black Friday de maneira consistente. Essa, como qualquer oportunidade, é melhor aproveitada quando são usadas iniciativas específicas e com objetivos claros.

Lembre-se que suas ações devem mostrar um comprometimento com os clientes. Eles querem saber que as suas promoções de fato valem a pena. Isso será importante para dar maior credibilidade à sua marca e aumentar a confiança do cliente em você. Portanto pense em criar uma estratégia que foque nas vendas e nos meios para conquistá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *