Como e quando fazer divulgação na Black Friday?

Divulgar a sua marca é uma ação fundamental para vender sempre. E no caso de ações sazonais, não é diferente. Mesmo que haja uma expectativa prévia dos consumidores, a necessidade de deixá-los por dentro das condições que você vai oferecer continua existindo. Por isso é tão importante investir numa boa divulgação na Black Friday.

Contudo, essa maneira de divulgar não é idêntica àquela que você já está acostumado. A ideia aqui é criar uma estratégia para chamar a atenção dos clientes de uma maneira diferente. Essa é a necessidade de entender também novas formas de mostrar para eles as vantagens em aproveitar essa data o mais rápido possível.

No caso da divulgação, um prazo mais longo faz os clientes irem se preparando para tirar o melhor proveito da data. Por isso, queremos te mostrar como e por que começar a investir numa divulgação eficiente o quanto antes. 

Quando é a hora de começar?

A questão é que não há um momento específico em que se deve começar com a divulgação de uma promoção. Tudo vai depender da estratégia que você pretende usar nesse processo. O que mais importa é você sentir a demanda do mercado e a presença dos clientes. Quanto mais animados eles se mostrarem para aproveitar boas chances futuras de compra, mais valerá uma divulgação antecipada.

O fundamental é criar uma harmonia entre a forma como seus clientes verão a sua divulgação e o quanto você vai investir na periodicidade com a qual eles voltarão a ter esse contato. Isso quer dizer que você precisa considerar a necessidade de lembrar seu  cliente por algum período se optar por uma divulgação antecipada.

De maneira geral, isso significa que quanto antes sua divulgação começar, maior será a necessidade de continuar lembrando seus clientes da promoção futura. Essa ação, contudo, pode ser a forma mais eficiente de transformar a sua estratégia para gerar mais expectativa no cliente. 

Por que adaptar as estratégias?

Nesse momento você deverá focar num público segmentado, que esteja mais propício a comprar num momento específico. Assim, vale mais a pena criar ações pontuais, que foquem no momento pelo qual aquele cliente espera. Assim, portanto, você faz com que ele se integre no clima de promoções.

Por isso, é interessante ir “preparando” seus clientes para que eles já comecem a se planejar para o dia de compras. Leve em conta que seu cliente não vai ter só uma promoção sendo ofertada no mesmo dia. Pense em mostrar como as suas condições especiais são as mais valiosas que ele vai encontrar.

Adaptar suas ações para o momento específico será um passo relevante para aumentar a preferência dos clientes pelas suas promoções em relação às dos concorrentes. Esse será um fator importante para que as suas vendas possam ser planejadas e para que você tenha tempo para avaliar o quanto deve investir em divulgação na Black Friday especificamente, sem deixar as vendas convencionais de lado.

Quais meios usar?

São diversas as possibilidades para alcançar os seus clientes de maneira interessante. Você pode optar por canais diversos, que estejam ligados de diversas maneiras ao dia a dia deles. Justamente isso é muito importante: tenha relevância no cotidiano dos seus clientes.

Quanto mais você se preocupa em mostrar sua ação, melhor será a resposta do seu público. Estando presente em diversos canais de comunicação, toda a sua estratégia de divulgação ganha um alcance maior e se fortalece. Uma ação importante é entender como se comportar em cada canal para ter a melhor resposta possível dos clientes.

Além disso, você consegue criar estratégias em diversos formatos para chegar aos seus clientes. Isso é interessante para atrair perfis variados de consumidores, sem tornar a divulgação geral demais. Avalie o que o usuário de cada canal prefere e/ou espera e trabalhe os recursos que vão te ajudar a chegar num objetivo pré-definido. 

Recursos 

A ideia é fazer com que seus clientes queiram comprar também movidos pela sensação de aproveitar as promoções por todos os lados. Por isso você deve usar artifícios para manter (e criar) essa urgência de comprar o mais rápido possível. Uma ideia é aproveitar os recursos que te coloquem perto deles por um período mais prolongado.

Você deve tirar o maior proveito possível do dia de promoções em si. Contudo isso não te impede de aproveitar o tempo até lá para otimizar suas vendas. Uma das possibilidades, por exemplo, é fazer a chamada Black Week, com promoções durante toda a semana. Para aumentar as vendas todos os dias, uma ideia é fazer promoções de um dia, enfatizando a data limite para os clientes. 

Em conjunto com ações como essa, você pode aproveitar uma promoção fixa e “potencializá-la” durante o período. Dessa maneira, mesmo que você não queira chamar tanta atenção para a promoção especial, continua participando da data, mostrando uma vantagem de compra para os clientes. Além disso, eles conhecem seu produto e ficam mais próximos da sua marca.

Conclusão

Assim como na preparação, a divulgação na Black Friday requer muito planejamento. Sobretudo no caso da divulgação antecipada, é importante prestar atenção nos objetivos das ações. Isso será fundamental para que você saiba exatamente como conduzir cada caso. 

O mais importante é todas as suas ações façam sentido para os seus objetivos. Ou seja, cada etapa deve contribuir de maneira lógica para o público que você quer atingir e para o efeito que quer causar. Lembre-se que não basta fazer uma divulgação genérica.

Tire um tempinho para planejar sua divulgação com calma, levando cada detalhe em conta. Não espere demais para começar a colocar a sua estratégia em ação. Independentemente do tempo de antecedência com o qual você pretende fazer a sua divulgação, é importante que o planejamento seja feito com uma folga de tempo. 

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